O inverno 2024 começa nesta quinta-feira (20/06), às 17h51. A data e o horário de início e fim das estações do ano são determinados pelos astrônomos e não pelos meteorologistas, a partir de um cálculo matemático.
O inverno no Brasil começa oficialmente nesta quinta-feira (20), às 17h50, de acordo com o Observatório Nacional. O início da estação pode acontecer nos dias 20 ou 21 de junho.
O solstício de inverno possibilita a noite prolongada, pois a luz do Sol terá maior incidência no Hemisfério Norte. Isto é, as estações do ano acontecem devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao seu plano de órbita e também à sua translação em torno do sol.
No Brasil, a próxima quinta-feira (20) será solstício de inverno: o dia mais curto de 2024 no Hemisfério Sul, já que a luz do Sol terá maior incidência no Hemisfério Norte. A partir de 20 de junho, o planeta começa a fazer o movimento contrário, até o início da primavera (equinócio).
Quando começa o INVERNO 2024 | Quando inicia o inverno 2024
Quando começa o inverno 24?
O inverno 2024 começa nesta quinta-feira (20/06), às 17h51. A data e o horário de início e fim das estações do ano são determinados pelos astrônomos e não pelos meteorologistas, a partir de um cálculo matemático.
, julho representa o mês mais frio do ano, quando a média mensal da temperatura mínima é de 15 ºC, enquanto o trimestre consecutivo mais frio é junho-julho-agosto.
Publicado em 18/06/2024 15h09 . Última modificação 19/06/2024 14h46 . No Hemisfério Sul, o inverno começa no dia 20 de junho de 2024, às 17h51, e termina no dia 22 de setembro, às 9h44 (horário de Brasília).
Última atualização em 20 de junho de 2024 às 10h25. Depois de meses de calor intenso, os apaixonados por frio ficam aliviados com a chegada do inverno nesta quinta-feira, 20.
Nos dias de outono e inverno, o dia perdura menos que 12 horas. A noite fica mais longa do que o dia. Há apenas dois dias no ano em que o dia e a noite tem 12 horas cada. Nestes dias ocorre um fenômeno astronômico chamado de "equinócio".
A Massa Polar Atlântica (mPa) é a responsável pelo fenômeno da friagem. Essa massa de ar provoca a queda brusca de temperatura em zonas tropicais e equatoriais do Brasil durante o inverno, principalmente nos estados da região Norte do país.
Entre 20 ou 21 de junho, o Sol chega ao extremo norte, um novo solstício. Como o leitor já deve desconfiar, o solstício de junho é de inverno e verão respectivsamente nos hemisférios sul e norte. Este é o menor dia do ano no hemisfério norte, e o maior no sul.
Neste ano de 2024, o inverno começará oficialmente no dia 20 de junho, quinta-feira, precisamente às 17h50 Hora Legal de Brasília (20h50 UTC), quando ocorre o solstício de inverno no hemisfério sul e o solstício de verão no hemisfério norte.
No trimestre de primavera, entre setembro e novembro, 1% de El Niño, 18% de neutro e 81% de La Niña. No trimestre de verão, entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, também 1% de El Niño, 18% de neutralidade e 81% de La Niña.
Para julho de 2024, a previsão da Climatempo é que chova até um pouco menos do que o normal. Isto quer dizer que muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte vão passar o mês sem ver chuva.
No médio e no longo prazo, a tendência deve se manter com temperaturas mais acima da média no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil enquanto mais ao Sul do país os dias terão marcas mais próximas da média com algumas jornadas frias e outras de mais alta temperaturas, avançando sobre agosto.
Dia 20 de junho de 2024, às 17h51. Esta é o marco exato do início oficial do inverno no Hemisfério Sul do planeta. A estação que inicia no fim da tarde desta quinta-feira vai até o dia 22 de setembro, às 9h44 (horário de Brasília).
O inverno no hemisfério sul começa nesta quinta (20) às 17h50 no horário de Brasília, que é quando ocorre o solstício de inverno no Brasil — no hemisfério norte, acontece o solstício de verão. Com a chegada da nova estação, os dias tendem a ficar mais frios.
Neste mesmo dia, ocorre o solstício... O inverno no Hemisfério Sul terá início nesta quinta-feira (20), às 17h51, horário de Brasília. Neste mesmo dia, ocorre o solstício de inverno, proporcionando a noite mais longa do ano e o dia mais curto de 2024, com o sol nascendo às 7h04 e se pondo às 17h28.
Março de 2024 foi o mês mais chuvoso da Terra desde o início dos registros! Quais as causas? Confira a previsão de mais localidades que podem lhe interessar.
A maior parte dos países em que o tempo frio perdura ao longo do ano está localizada no hemisfério norte. Alguns exemplos são: Rússia, Groenlândia, Islândia e Finlândia, todos no Círculo Polar Ártico.
O inverno começa na próxima quinta-feira (20) e deve trazer alívio para as temperaturas que têm se mantido acima da média. Uma massa de ar seco instalada sobre o Brasil deve se estender até os últimos dias do outono, segundo a Climatempo. Apesar da expectativa para a estação, dias de muito frio não devem ser o padrão.