1 Timóteo 3:12 Os diáconos devem ser maridos de uma só esposa e governar bem os filhos e a própria casa. Os diáconos devem ser maridos de uma só esposa e governar bem os filhos e a própria casa. Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.
Enquanto os sacerdotes ordenados da Igreja latina são geralmente escolhidos entre homens crentes que vivem como celibatários, ou seja, que não se casam e que têm o propósito de guardar o celibato pelo Reino dos Céus, os diáconos podem se casar. O diácono pelas leis da Igreja não pode se casar novamente se ficar viúvo.
O diácono deve ser marido de uma só mulher e governar bem a sua própria casa. Aqueles que servirem bem serão bem recompensados, tanto pelo respeito dos outros como pelo crescimento da sua própria convicção na fé em Cristo Jesus.
Neste sentido, o Concílio de Tours, de 567, chama de “diaconisas” as esposas dos diáconos, apontando sua relevância no contexto comunitário (DANTAS, João Paulo de Mendonça. “Diaconato feminino? Alguns acenos à historiografia das 'diaconisas'”. Kairós: Revista Acadêmica da Prainha.
Para ser ordenado diácono é necessário ser homem, mais de 25 anos se for solteiro ou mais de 35 anos se for casado e consentimento da esposa neste caso. Se ser ordenado se for solteiro o afeta o celibato para toda a vida, se for casado e viúva não pode voltar a casar.
DEVERES DO DIÁCONO, O SIGNIFICA DIÁCONO? | Wellinton Jesus
O que a Bíblia diz sobre diáconos?
1Timóteo 3:12-13 NTLH. O diácono deve ter somente uma esposa e ser capaz de governar bem os seus filhos e toda a sua família. Pois os diáconos que fazem um bom trabalho conquistam o respeito dos irmãos na fé e são capazes de falar com coragem sobre a sua fé em Cristo Jesus.
O termo diácono (do grego antigo διάκονος, "ministro", "servo", "ajudante") é aplicado aos clérigos de Igrejas de origem cristãs, nas suas várias denominações. A forma feminina chama-se diaconisa.
Diferente do sacerdote, não podem fazer a consagração do pão e do vinho, não absolvem os pecados nem administram a unção dos enfermos. É comum encontrar os diáconos nas comunidades bem ocupados.
Ser diácono é um chamado de Deus, é vocação. O diácono não é um funcionário, mas sim um ser chamado a servir voluntariamente naquilo que é próprio de Deus. Os apóstolos escolheram homens próprios de fé, a serviço de Deus e da Igreja para serem os primeiros diáconos.
Um presbítero deve ser irrepreensível, marido de uma só mulher e ter filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem nem de insubmissão. Por ser encarregado da obra de Deus, o bispo deve ser irrepreensível: não arrogante, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem ávido por lucro desonesto.
Idade mínima de 35 anos, para casados e solteiros. Para os casados, observar também um tempo mínimo de 5 anos de matrimônio. Iniciação cristã completa: batismo, crisma, Eucaristia. Para os casados, é indispensável o matrimônio religioso realizado de forma canônica.
O diácono recebe alguma remuneração pelo serviço? Não. Ainda que vinculado pelo sacramento da ordem ao serviço da Igreja, o trabalho do diácono é voluntário, uma doação. O diácono não deve receber qualquer valor remunerando seus atendimentos pastorais.
O padre recebeu o sacramento da ordenação. Antes de ser ordenado padre, o candidato se torna diácono e faz votos de castidade. Diácono - é um religioso que está no último dos sete anos de estudos (em média) que levam à carreira clerical da Igreja Católica.
Atualmente, o diaconato é reservado aos homens. Os diáconos são ordenados a proferir o sermão na missa, celebrar batismos, casamentos e funerais. A nova comissão internacional terá cinco mulheres, incluindo as teólogas francesa Anne-Marie Pelletier e suíça Barbara Hallensleben.
Quem pode se candidatar ao diaconato permanente? O Diretório Diocesano do Diaconato Permanente solicita ao candidato o mínimo de cinco anos de vida matrimonial e 35 anos de idade. No entanto, solteiros também podem ser diáconos permanentes.
“Sinta que ao pedir a benção você está sendo agraciado. Por isso, você não deve se sentir com vergonha. A pessoa pode vir ao diácono, ao ungido, ao pastor e pedir uma imposição de mãos, mas ela tem que estar ciente de que está pedindo uma segunda imposição de mãos pelo mesmo assunto.
À exceção da Consagração, Confissão e Unção dos Enfermos, o Diácono pode exercer as seguintes funções: distribuir comunhão, conceder bênçãos, conceder a bênção do Santíssimo, assistir e abençoar casamentos, presidir batizados, realizar exéquias, fazer homilias, celebrações da Palavra, presidir sacramentais etc.
Os diáconos são líderes clérigos que são chamados por Deus, autorizados pela igreja, e ordenados por um bispo para um ministério de vida a Palavra, Serviço, Compaixão e Justiça (¶329). Os diáconos exemplificam o discipulado cristão por serem uma ponte entre a igreja e o mundo.
Os Diaconos da igreja primitiva entendiam que deveriam servir como se fosse a ultima vez. O Presbítero é o ancião que passou pela experiência dos cinco ministérios. Você está preparado para essa conversa?
O diaconato é uma das funções eclesiásticas mais prestigiadas e difundida nas igrejas evangélicas, seja qual for à linha teológica ou a forma de liturgia adotadas. A nomenclatura varia – em algumas denominações eles são chamados de obreiros ou oficiais — assim como as atribuições e dimensões de poder.
O diácono faz a Oração de Consagração dos novos diáconos, entregando-os nas mãos de Deus. Ato seguinte, o diácono , faz a entre- ga da Bíblia a cada novo diácono.
Nesse sentido, Deus escolhe, chama, capacita e envia em missão. Assim, a escolha e o chamado são feitos. A Igreja os acolhe, eles se preparam, são ordenados pelo bispo e assumem o serviço aos pobres e à evangelização.