Fato interessante: Sabia que cada um de nós pisca cerca de 12.000 vezes por dia e que a córnea é a única estrutura no nosso corpo que não tem vasos sanguíneos? O nosso sangue fornece oxigênio às partes do nosso corpo, mas a córnea recebe-o diretamente do ar.
Sem pensar nas extremidades, cabelos e unhas, só a córnea não tem sangue. Ela é uma membrana que fica nos olhos e ajuda a dar foco na visão, não é vascularizada, é muito fininha e sua manutenção é feita por líquidos dos olhos, como a lágrima e o humor aquoso.
O SEU TIPO SANGUÍNEO PODE AUMENTAR O RISCO DE DOENÇAS? Qual o TIPO de SANGUE MAIS PERIGOSO DE TODOS?
Qual parte do corpo na recebe sangue?
O sangue proveniente de todas as partes do corpo (cabeça, tronco, rins, fígado, pernas etc) chega ao coração pela veias cavas (superior - região da cabeça e inferior - tronco e abdômen) e entra pelo átrio direito. Depois, sai do átrio direto e vai para o ventrículo direito onde se inicia o processo de arterialização.
"Por volta dos 18 anos, a cartilagem vira osso, e a pessoa para de crescer", explicou o ortopedista Emerson Ravanello. Porém, nos adultos, há cartilagens em locais onde a flexibilidade é importante: como nariz e orelha. "Nesses locais, as cartilagens não se ossificam, elas continuam crescendo", complementou o médico.
Após a cirurgia, algumas pessoas ficam em dúvida se é possível ter uma vida normal sem o baço. E a resposta é sim, é possível viver normalmente sem ele. Porém, é necessário ter em mente que a capacidade do organismo em combater infecções, será menor.
Quem tem 61 anos ou mais e nunca doou está inapto. » tiver peso inferior a 50 quilos. » estiver com anemia no teste realizado imediatamente antes da doação. » estiver com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação.
A regeneração do corpo é uma das capacidades mais incríveis do ser humano, assim como diversas outras espécies de animais. Porém, existe uma única parte que não é capaz de se auto regenerar: os dentes.
Sabemos que para enxergarmos é preciso haver luz. E a nossa córnea é composta de proteínas e células e não contém vasos sanguíneos, ao contrário da maioria dos tecidos do corpo humano. Os vasos sanguíneos podem turvar a córnea, o que pode impedi-la de refratar a luz adequadamente e pode afetar adversamente a visão.
A perda rápida de 1 litro de sangue pode colocar o indivíduo em risco de vi- da. Quando a perda de sangue é lenta, o organismo desenvolve mecanismos de compensação, suportando melhor a situação. A hemorragia externa, por ser visualizada, é facilmente reconhecida.
Rafael Noronha Cavalcante diz que o risco é menor quando a facada atinge, por exemplo, músculos, tendões e ossos. "Mas se atingir uma grande artéria de condução, como a da perna, o paciente corre risco tanto de sangramento quanto de perda de membro", observa.
Um corte na veia femoral, que leva sangue da perna para o coração, é fatal se não estancado rapidamente. Já outras regiões do corpo, como as costas, o tórax e o abdome, não possuem muitos vasos sanguíneos em sua superfície.
Mesmo que os nervos sejam destruídos, o coração continua a bater. O volume total do coração é integrado de 30 a 35% de mitocôndrias. Essa grande quantidade de geradores de energia significa que o músculo cardíaco, em estado saudável, nunca precisa de descanso.
O osso lacrimal é o menor e mais frágil dentre os ossos da face. Ele se situa na porção anterior da parede medial da órbita, bilateralmente. O seu nome deriva do fato dele estar em íntima relação com as estruturas lacrimais.