Quando se desenvolve um procedimento de controle de qualidade, em radiologia diagnóstica, a determinação da tensão de pico (kVp) aplicada ao tubo de raios X tem papel fundamental na avaliação da calibração e do desempenho do sistema.
A quilovoltagem (Kvp) é responsável pela aceleração dos elétrons em direção ao cátodo. A miliamperagem (mA) é responsável pelo número de elétrons liberados pelo filamento em direção ao cátodo.
O kV (quilovoltagem) é o que mais afeta a qualidade e em menor grau, na quantidade de radiação. Na imagem, é responsável pela escala de contraste (a diferença entre tons de cinza). O mA (miliamperagem), é responsável pela corrente do tubo, ou seja, pela quantidade de radiação.
Key Visual, também chamado por KV, é um design usado como referência para toda uma campanha de comunicação. Seu propósito é apresentar quais ideias, fontes e paleta de cores serão aplicadas no projeto.
A espessura da região anatômica do paciente que será radiografada deve ser medida no espessômetro, a constante do equipamento depende de alguns fatores do equipamento que está sendo utilizado, algumas referências apresentam o valor da constante entre 20 a 30.
COMO UTILIZAR *Kv, mA e mAs* ?? (FATORES RADIOGRAFICOS)
O que controla o kVp selecionado durante o exame na imagem resultante?
Kilovoltagem (kV): controla a energia do feixe de radiação. Miliamperagem (mA): controla a duração da exposição de radiação. Tempo de exposição (ms): controla a quantidade de raios-x produzidos.
Os parâmetros. kV: Determina a |força| da radiação que atinge o anteparo radio sensível, impactando diretamente no contraste da imagem. Uma exposição feita com kV elevado enegrece a imagem; o excesso do valor neste parâmetro queima a imagem e já a ausência deixa a imagem branca.
O KV é um coeficiente que aparece em vários componentes do nosso catálogo. Especialmente nos componentes que “interferem” na passagem da água. Essa interferência se traduz em perda de carga e é fundamental conhecê-la para calcular correctamente a curva de uma instalação.
Esse "transporte" de carga é conhecido como corrente elétrica. A tensão é normalmente expressa em unidades como o quilovolt, que equivale a mil volts (símbolo kV).
O kV é a voltagem aplicada ao tubo de raios-X. Ele controla a penetração dos raios-X nos tecidos do animal. Ajustar o kV permite a variação na intensidade dos raios-X, afetando diretamente a aparência das imagens radiográficas.
Aumentando a tensão (ou kV) entre o catodo e o anodo, cresce a energia dos elétrons. Esses elétrons acelerados têm mais energia e, portanto, podem gerar raios X também de maior energia e, conseqüentemente, mais penetrantes.
O kV nada mais é do que a voltagem da energia presente no aparelho, esta voltagem é medida em kilovolts. A kilovolgatem é a Tensão Elétrica na produção dos Raios-X. Enquanto que o mA é a miliamperagem presente no aparelho. A miliamperagem é a Corrente Elétrica na produção dos Raios-X.
A técnica adequada para a radiografia de tórax é a de alta quilovoltagem. O Colégio Americano de Radiologia(5) propõe técnica de 120 a 150 kVp, e a Comissão das Comunidades Européias(6), a técnica de 100 a 150 kVp.
Primeiro, o nível de voltagem é maior em um raio — a maioria dos choques industriais gera 20~60 kV, já um raio gera 300 kV. Segundo, a duração do raio é muito mais curta. Choques criados pelo homem duram cerca de meio segundo (500 milissegundos) em média. Um raio passa por você em apenas 3 milissegundos.
A principal diferença entre o Kv ou Cv é a unidade de medida. O Kv é medido em metros cúbicos por hora (m³/h), enquanto o Cv é medido em galões por minuto (gpm). Além disso, as fórmulas para cálculo do Kv ou Cv são diferentes porque usam unidades de medida diferentes.
Key visual (ou KV) é o nome fancy para a peça piloto das campanhas publicitárias e do marketing de conteúdo no geral. Consiste em uma arte-base que ajuda a identificar quais ideias, elementos, fontes e paleta de cores serão usados em todas as peças visuais futuras.
O valor Kv expressa a quantidade de caudal numa válvula de regulação numa determinada posição da válvula com uma perda de pressão de 1 bar. A situação especial com uma válvula totalmente aberta determina o valor de Kvs.
Um KV, a forma abreviada de KeyVisual, representa a essência de uma campanha. Ele deve ser visto como uma espécie de guia do que deve constar na criação.
Porque o chumbo é utilizado para conter a radiação?
O chumbo é geralmente um material muito utilizado na proteção radiológica. Isso se deve ao fato dele possuir um bom fator de blindagem contra os efeitos dos raios gama e raios-x, prejudiciais à saúde humana, o que o torna um excelente material para a radioproteção.
Os fatores de exposição radiográfica são um grupo de fatores que determinam as características do feixe de raios X. São eles: o miliampere, o tempo de exposição, o quilovolt e a distância foco-filme. Miliampere (mA) - É representado pela sigla “mA”.