Quem tem nome sujo vai perder a carteira de habilitação?
A pessoa que está com dívida negativada não só pode emitir a CNH, mas também utilizá-la diariamente. Só o fato de estar com o nome negativado por dívida não determina a perda da CNH, já que nada disso acontece de forma automática e repentina.
Para que a medida seja aplicada, ela deve partir da determinação do juiz por meio de uma ação judicial. Portanto, somente a negativação do nome da pessoa por dívida não tem o poder de determinar a perda da CNH.
O Supremo Tribunal Federal decidiu que inadimplentes ou seja, aqueles que possuirem dívidas em atraso podem ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa como medida coercitiva pela falta do pagamento.
Assim, dívidas com alimentação estão livres da apreensão de CNH e passaporte, além de débitos de motoristas profissionais de táxi, aplicativos, ônibus, vans e caminhões.
Evidências de recursos financeiros ocultos: caso o juiz considere que há posse de recursos financeiros ocultos ou ativos em nome de terceiros durante um processo, ele pode solicitar, sim, o bloqueio da CNH.
Quem tem nome sujo pode perder CHN ou passaporte ???
Pode bloquear CPF por dívida?
O CPF apenas pode ser suspenso ou bloqueado por dívidas relacionadas à Receita Federal. De modo geral, o CPF é bloqueado porque o titular do documento apresenta alguma irregularidade cadastral pendente, ou não está cumprindo os deveres de prestação de contas à Receita Federal.
No entanto, há regras para a norma. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é constitucional a Justiça determinar a apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do passaporte de endividados inadimplentes. Além disso, essas pessoas também podem ser barradas em concursos públicos, segundo a decisão.
O Projeto de Lei 604/23, da deputada Dayany do Capitão (União-CE), proíbe o juiz de determinar a apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de pessoas inadimplentes que utilizam o veículo como instrumento de trabalho. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.
E, além disso, estar com o nome sujo causa várias consequências. Por exemplo, um indivíduo negativado passa a sofrer restrições de crédito e financiamentos negados, além de ser visto como um mau pagador pelo mercado financeiro. No entanto, essa inscrição do nome no Serasa pode ocorrer por diversas razões!
Inadimplente pode ter assegurado direito de pagar dívida antes da conversão do débito em indenização. Os inadimplentes devem ter o direito de pagar o que devem antes que a obrigação seja convertida em indenização. É o que diz projeto de lei (PL 2812/2023) aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça.
Quem tem o nome sujo pode assinar a carteira de trabalho?
A legislação trabalhista, assim como a nossa Constituição Federal, proíbem qualquer forma de discriminação na contratação de funcionários. Assim, é ilegal recusar a contratação de alguém apenas porque tem restrições financeiras, como estar com o nome sujo.
É verdade que quem tem nome sujo vai perder o Bolsa Família?
Mas afinal, quem tem nome sujo perde Bolsa Família? Não, ter dívida não faz com que a pessoa perca o Bolsa Família. O benefício só é cancelado se a pessoa não seguir as regras certinhas do programa.
Não existe um período pré-estabelecido. O juiz, é livre para formar seu convencimento, considerando as provas, o valor e a origem da dívida. No entanto, o juiz poderá adotar a restrição já prevista no artigo 261 do CTB, que prevê que a suspensão da CNH pode durar de 6 meses a 1 ano.
Quem tem o nome sujo não pode fazer concurso público?
Sim, quem tem nome sujo pode fazer concurso, mas conforme decisão da justiça, essa situação se estende também aos antecedentes criminais. Isto acontece porque a expressão “nome sujo” é frequentemente usada para se referir a pessoas que têm antecedentes criminais ou estão inadimplentes.
Quem tem nome sujo consegue tirar passaporte? Sim, quem tem o nome sujo consegue tirar o passaporte. O direito é garantido pela Constituição Federal Brasileira, portanto, o nome sujo não é motivo para restringir o seu embarque, a menos que haja uma ordem judicial.
Só o fato de estar com o nome negativado por dívida não determina a perda da CNH, já que nada disso acontece de forma automática e repentina. Para que qualquer sanção aconteça, é preciso haver uma decisão proferida por juiz em um processo judicial.
A Dívida Caduca? Depois de 5 anos o nome fica limpo no SPC/Serasa, mas a dívida não caduca. Isso significa que a dívida continua existindo e a empresa pode até cobrar o consumidor, mas não pode negativar seu nome, ou seja, terceiros não saberão que essa dívida existe.
Dívidas com bancos e cartões de crédito prescrevem após cinco anos, então podem permanecer nos cadastros de inadimplentes, como a Serasa, por esse período.
Segundo o artigo 261 do CTB, a suspensão da CNH pode durar de 6 meses a 1 ano. Em caso de reincidência nos últimos 12 meses, o período de suspensão pode aumentar para 8 meses a 2 anos. Não é mandatório, mas o juiz pode se basear nesse prazo para determinar a suspensão da CNH em casos de dívidas.
Quais tipos de dívidas podem suspender a CNH? Uma das dúvidas mais comuns é se o bloqueio de CNH por dívida é se vale para qualquer tipo de débito. Em tese, sim. No entanto, as ações judiciais mais comuns são as relacionadas com dívida civil.
Entende-se que não, inclusive há várias decisões nesse sentido, qual seja, de não o Governo e a Justiça não podem apenas punir as pessoas quando elas não possuem condições de pagar suas dívidas. Portanto, não se pode bloquear sua CNH caso não tenha a mínima condição de pagar sua dívida.
No começo deste ano o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que as pessoas que estiverem inadimplentes — ou seja, com dívidas— poderão ter seus documentos como passaporte e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendidos, além de serem impossibilitadas de participar de concursos públicos e de licitações.
Quem tem nome sujo pode entrar na Polícia Militar?
Quem está com nome sujo pode fazer concurso público? Sim, quem está com o nome sujo pode fazer concurso público. A inscrição em cadastros de inadimplentes, como SPC ou SERASA, não impede a participação em concursos públicos em geral.
Esse é um grande mito que pessoas, sem assessoria jurídica especializada em demandas internacionais, costumam cometer. Afinal, ninguém pode privar sua liberdade de ir e vir a não ser por decisão judicial. Isso quer dizer que mesmo com nome sujo e dívidas, você pode sair do Brasil sem impedimentos.