O quimerismo é uma condição genética rara, que determina que o indivíduo possua dois tipos distintos de DNA em seu corpo. Numa primeira perspectiva, a temática interessaria principalmente aos estudos sobre o DNA e o genoma humano, entretanto o que se verifica é que o fenômeno também tem repercussões jurídicas.
Quimera (em grego: Χίμαιρα, transl.: Chímaira) é uma figura mística caracterizada por uma aparência híbrida de dois ou mais animais e a capacidade de lançar fogo pelas narinas, sendo, portanto, uma fera ou besta mitológica.
O quimerismo pode ser identificado por meio de características como áreas do corpo com pigmentações distintas, olhos com cores diferentes e alterações na formação dos órgãos sexuais.
Há apenas 30 casos de quimerismo conhecidos no mundo. Uma irmã gêmea que só existe dentro de você. Difícil acreditar? A americana Lídia é um dos raríssimos casos de quimera, um desafio à ciência e à lógica do DNA.
Quimerismo é quando uma pessoa possui células originadas de duas fontes distintas, resultando em dois tipos diferentes de DNA no corpo humano. Com essa alteração nos genes, é possível que ocorra algumas complicações.
O quimerismo natural ocorrerá espontânea e acidentalmente, sem intervenções do ser humano na sua formação, de maneira despercebida pela quimera humana durante toda sua vida ou até que algum evento externo force a sua descoberta.
O que causa o quimerismo? Essa rara condição acontece quando dois óvulos fecundados se fundem nos quatro primeiros dias de gestação. Quando essa fusão ocorre após os quatro primeiros dias, são formados os gêmeos siameses.
O quimerismo em humanos acontece quando dois óvulos fecundados se fundem antes do quarto dia de gestação, misturando as informações genéticas sem que o indivíduo sofra grandes mutações. Se a fusão entre os óvulos ocorrer após o quarto dia, eles produzirão gêmeos xifópagos (siameses).
As imagens inusitadas, súbitas e incomuns com a formatação de reveries, pictogramas afetivos ou quimeras surgem então como um produto da despersonalização, como um fruto da atividade criativa e de ligação que vai encontrando espaço na mente do analista ante o material projetado no setting pelo analisando.
A quimera possui um simbolismo complexo e variado. Em diferentes culturas e épocas, ela pode representar diferentes conceitos e ideias. Na mitologia grega, por exemplo, a quimera é associada ao caos e à destruição. Já em outras culturas, ela pode representar a dualidade ou a união de diferentes elementos.
Quem acompanhou a reta final de Travessia, assistiu às cenas tensas em que Brisa (Lucy Alves) recebeu os resultados dos testes de DNA que fez para provar que era mãe de Tonho (Vicente Alvite). Ela ficou aflita diante dos três resultados negativos, mesmo sabendo que o menino era seu filho.
“O quimerismo é uma condição genética rara, que determina que o indivíduo possua dois tipos distintos de DNA em seu corpo”, afirma Danyelle Oliveira Toledo, neonatologista e professora de Medicina da Universidade de Franca (Unifran).
A coleta do material deve ser realizada obrigatoriamente com luvas durante todo processo de modo que não haja nenhum contato com o material. Realizar o esfregaço do swab por 90 segundos em cada lado da mucosa bucal e colocar imediatamente em um frasco seco, esteríl e vedar.
O quimerismo é uma síndrome extremamente rara, quando uma pessoa tem duas ou mais linhas celulares geneticamente diferentes, originadas de diferentes zigotos, formados peja junção dos cromossomos vindos da mãe e do pai.
Isso ocorre porque o DNA de cada ser é formado pelos genes da mãe e do pai. Somente em casos raríssimos de mutação genética seria possível admitir a diferença de um gene, mas não de dois ou mais. Daí o grau de certeza de 100% quando o resultado é negativo.
Mosaicismo: duas linhagens celulares distintas presentes em um mesmo zigoto decorrentes de processos de mutação. Quimerismo: duas linhagens genéticas diferentes derivadas da fusão de dois zigotos distintos em um mesmo embrião.
Microquimerismo é o nome dado ao fenômeno biológico referente a uma pequena população de células ou DNA presente em um indivíduo mas derivada de um outro organismo geneticamente distinto. Eventos naturais de microquimerismo estão sendo conectados a doenças autoimunes – como o caso de escleroderma e lúpus.
Os seres humanos têm entre si 99,9% do DNA idêntico. A pesquisa espanhola estudou o 0,1% de DNA que nos faz diferentes uns dos outros e descobriu que até nessa pequena parcela também existem muitas semelhanças genéticas entre as pessoas que são super parecidas.
Como o dragão, deitava chamas pela boca, para além de devorar homens e exércitos inteiros. Quimera era filha do gigante Tífon e da víbora Equidna, monstro que era metade mulher e metade serpente. Foi criada por Amisodores, rei de Cária.
Meruem foi a criatura mais poderosa da Rainha das Formigas Quimera. Ele era conhecido como o Rei das Formigas Quimera e foi o principal antagonista do arco Chimera Ants em Hunter X Hunter.
"Os órgãos são desenvolvidos a partir de duas linhagens celulares." Sendo assim, Brisa deve ter fecundado dois embriões diferentes e o útero desenvolveria gêmeos. Na evolução da gravidez, os zigotos se fundiram e geraram somente um indivíduo, Tonho. Essa alteração genética é que provoca a incompatibilidade.