*Roupas escuras, curtas, decotadas, justas, vestidos, shorts e bermudas curtos não cabem a um dia de louvação ao sagrado nem para homens e nem para as mulheres. * Por fim, é importante lembrar que o ambiente de Terreiro não deve nunca ser palco para vaidades.
A razão, quase sempre, é a crença de que a cor preta atraia ou mantenha energias negativas. Assim, muitas casas oferecem um jaleco ou mesmo um pano branco quando a pessoa vai, por exemplo, com uma camisa preta (o que é quase sempre constrangedor, razão pela qual não recomendo tal prática).
*Roupas escuras, curtas, decotadas, justas, vestidos, shorts e bermudas curtos não cabem a um dia de louvação ao sagrado nem para homens e nem para as mulheres. * Por fim, é importante lembrar que o ambiente de Terreiro não deve nunca ser palco para vaidades.
Roupas escuras, curtas, decotadas, justas, shorts e bermudas não cabem a um dia de louvação ao sagrado nem para homens e nem para as mulheres, temos que colocar na nossa mente que estamos lá não para mostrar vaidades da terra e sim para cuidar do nosso sagrado.
Porque não se pode usar preto na sexta-feira na Umbanda?
O preto transmite introspecção, favorece a autoanálise e sugere o silêncio, por isso é usado por pessoas que acabaram de perder um ente querido como sinal de luto. Utilize esta cor para ter dinheiro e sabedoria.
Elementos Naturais: Muitas práticas e rituais na Umbanda estão intimamente ligados aos elementos naturais, como a terra, que também é representada pela cor preta. Assim, o uso da cor preta na Umbanda tem um significado multifacetado, integrando aspectos de proteção, respeito, neutralidade e conexão espiritual.
Na área de assistência, escolha um lugar para sentar e lembre que um terreiro não é local para conversas, futilidades, fofocas, vendas, vícios ou brincadeiras. Por isso, permaneça em silêncio, desligue seu celular e se deixe envolver com as vibrações positivas do local.
O terreiro é um espaço de oração e de caridade e, diferente do que muitas pessoas imaginam, é seguro, organizado e harmonioso como qualquer outro templo religioso. 3) Não beba e se mantenha conectado com a espiritualidade.
Se você quiser pisar pela primeira vez num terreiro, é preciso ter, antes de tudo, coragem. Coragem para desconstruir preconceitos. Coragem de se relacionar com o diferente e desconhecido. Coragem para não ser refém dos medos que a nossa cultura incutiu em sua consciência.
assim é afastado de seu poder religioso e político no intramuros dos terreiros, pois “uma mulher menstruada não pode entrar na casa de santo, não pode tocar em instrumentos ou objetos sagrados e nem em seus pais de santo”2.
Dentro do terreiro bater a cabeça no congar saudando Oxalá, todos os Orixás, seu Sete Flechas e todos os guias da casa. Pedir a benção ao Pai Espiritual. Assumir sua posição de trabalho e organizar os seus pertences. Manter-se em silêncio, mesmo que os trabalhos não tenham começado.
Em homenagem a Oxalá, sexta é dia de branco, dia de reverenciar o Grande Pai, de se vestir de altivez. A roupa branca é uma insígnia, traduz a honra de pertencer ao candomblé e o orgulho de celebrar o maior entre todos os orixás.
No Brasil, cada dia da semana é dedicado aos rituais e celebrações de um Orixá, dentro do candomblé. Desse modo, a sexta-feira é consagrada Dia de Oxalá, o Senhor da criação e considerado pai de todos os Orixás. Sua cor é branco, e usá-la às sextas-feiras é poderoso para atrair proteção e boas energias.
Sair de um terreiro de Umbanda não vai te trazer nada de mal... do jeito que entrou saia, converse, exponha, e fique sempre a vontade pra ficar ou pra sair... axé...
➡️A Gira não tem horário de término definido, termina quando todos os que pegaram senha tenham sido atendidos. ➡️ Pedimos, por gentileza, que sejam objetivos durante a consulta espiritual e utilizem de bom senso para não prejudicar os atendimentos de outras pessoas e também ao médium.
Ao chegar no terreiro, todas as vezes, você deverá fazer saudações às firmezas e lembra-se de que esta num lugar sagrado. Ao entrar, saudar a casa de Exu “SARAVA EXU, SUA LICENÇA”.
Pode? Não tem problema. E tem uma outra situação que é a seguinte, às vezes você não é umbandista, frequentadora, mesmo assídua, mas você vai no. Terreiro, de vez em quando e por acaso.