Quem alega deve provar novo CPC?

Ônus da prova no Novo CPC: art. 373. O ônus da prova incumbe: I – ao autor, quanto ao fato constitutivo de seu direito; II – ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Quem alega tem que provar CPC?

Segundo o artigo 373 do CPC, cabe ao autor da ação provar os fatos dos quais originam o seu direito. Contudo, cabe ao réu comprovar que o direito do autor restou impedido de ser exercido, foi modificado ou até mesmo extinto. Por isso, é comum ouvir que, na Justiça, quem alega deve provar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quem deve provar o que alega?

A TEOR DO DISPOSTO NO ART. 333, INCISO I, DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, INCUMBE AO AUTOR A PROVA DOS FATOS CONSTITUTIVOS DO DIREITO POR ELE ALEGADO.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz o artigo 373 do CPC?

Artigo373. - O ônus da prova incumbe: I - ao autor, quanto ao fato constitutivo de seu direito; II - ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em juruadocs.com

O que diz o artigo 371 do CPC?

371. O juiz apreciará a prova constante dos autos, independentemente do sujeito que a tiver promovido, e indicará na decisão as razões da formação de seu convencimento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Provas no Processo Civil - Momento de Produção das Provas

O que diz o artigo 513 do CPC?

O cumprimento da sentença será feito segundo as regras deste Título, observando-se, no que couber e conforme a natureza da obrigação, o disposto no Livro II da Parte Especial deste Código.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz o artigo 726 do CPC?

Art. 726. Quem tiver interesse em manifestar formalmente sua vontade a outrem sobre assunto juridicamente relevante poderá notificar pessoas participantes da mesma relação jurídica para dar-lhes ciência de seu propósito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em modeloinicial.com.br

O que diz o artigo 374 do Código de Processo Civil?

Artigo 374

I - notórios; II - afirmados por uma parte e confessados pela parte contrária; III - admitidos no processo como incontroversos; IV - em cujo favor milita presunção legal de existência ou de veracidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meuvademecumonline.com.br

O que diz o artigo 335 do novo CPC?

335, caput, do Novo CPC. (1) O art. 335, Novo CPC, dispõe, então, que o prazo para oferecimento da contestação será de 15 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

O que diz o artigo 292 do CPC?

292 , inc. II , do CPC : – Em ação de rescisão contratual c.c. restituição de valores, o valor atribuído à causa não deve corresponder ao do negócio jurídico se o proveito econômico é inferior.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual artigo ônus da prova?

“O artigo 373 do Código de Processo Civil estabelece, de forma apriorística, a incumbência das partes com relação ao ônus da prova: ao autor, quanto ao fato constitutivo de seu direito (inciso I); e ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor (inciso II).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que é a prova da alegação?

"A prova da alegação incumbirá a quem a fizer; mas o juiz poderá, no curso da instrução ou antes de proferir sentença, determinar, de ofício, diligências para dirimir dúvida sobre ponto relevante".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mprj.mp.br

Quem tem que provar a culpa?

"Cabe provar a quem tem interesse em afirmar. A quem apresenta uma pretensão cumpre provar os fatos constitutivos; a quem fornece a exceção cumpre provar os fatos extintivos ou as condições impeditivas ou modificativas. A prova da alegação (onus probandi) incumbe a quem a fizer (CPP, artigo 156, caput).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

O que diz o artigo 274 do CPC?

274. Não dispondo a lei de outro modo, as intimações serão feitas às partes, aos seus representantes legais, aos advogados e aos demais sujeitos do processo pelo correio ou, se presentes em cartório, diretamente pelo escrivão ou chefe de secretaria. Parágrafo único.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.tjpr.jus.br

O que diz o artigo 473 do CPC?

473 do Código Civil, que limita o exercício do direito de resilição unilateral do contrato quando uma das partes houver feito investimentos consideráveis para a sua execução, determinado que ela somente terá efeito após o transcurso de prazo compatível com a natureza e o vulto dos investimentos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em lume.ufrgs.br

Quais fatos não precisam de prova?

Art. 374. Não dependem de prova os fatos: I – notórios; II – afirmados por uma parte e confessados pela parte contrária; III – admitidos no processo como incontroversos; IV – em cujo favor milita presunção legal de exis- tência ou de veracidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjsp.jus.br

Quando o réu alega ilegitimidade passiva?

69. Segundo o caput do art. 339 do CPC/2015, o réu deve, quando alegar sua ilegitimidade passiva, “indicar o sujeito passivo da relação jurídica discuti- da sempre que tiver conhecimento, sob pena de arcar com as despesas proces- suais e de indenizar o autor pelos prejuízos decorrentes da falta da indicação”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em emerj.tjrj.jus.br

O que significa artigo 534 do CPC?

VI - a especificação dos eventuais descontos obrigatórios realizados. § 1º Havendo pluralidade de exequentes, cada um deverá apresentar o seu próprio demonstrativo, aplicando-se à hipótese, se for o caso, o disposto nos §§ 1º e 2º do art. 113 .
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em modeloinicial.com.br

O que diz o artigo 343 do CPC?

343. Na contestação, é lícito ao réu propor reconvenção para manifestar pretensão própria, conexa com a ação principal ou com o fundamento da defesa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

O que diz o artigo 792 do CPC?

792 do CPC/2015 é expresso em asseverar que 'a alienação em fraude à execução é ineficaz em relação ao exequente'. Assim, a força da execução continuará a atingir o objeto da alienação ou oneração fraudulenta, como se estas não tivessem ocorrido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que diz o art 485 IV do CPC?

Ademais disso, conforme determina o § 4º do art 485 do Novo CPC, após o oferecimento de contestação pelo Réu, a desistência implica em obrigatoriamente sua concordância, e, caso não concorde, pois pode ter interesse no resultado da causa, o processo permanecerá em curso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

O que diz o artigo 212 do CPC?

Art. 212, do CPC: Os atos processuais serão realizados em dias úteis, das 6 (seis) às 20 (vinte) horas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjsp.jus.br

O que diz o artigo 1.015 do CPC?

O agravo previsto no art. 1015 do CPC é voltado para combater decisões interlocutórias proferidas em primeiro grau de jurisdição, e as hipóteses em que cabível o agravo para o STJ são somente as mencionadas nos arts. 1.027, § 1°, e 1042 do Código de Processo Civil.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Qual é o artigo 475-j no novo CPC?

475-J. Caso o devedor, condenado ao pagamento de quantia certa ou já fixada em liquidação, não o efetue no prazo de quinze dias, o montante da condenação será acrescido de multa no percentual de dez por cento e, a requerimento do credor e observado o disposto no art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

O que diz o art 924 do CPC?

O dispositivo estabelece que a execução se extingue quando se extingue a dívida exequenda. Em outras palavras, a execução extingue-se quando acolhido o pedido do exequente. O que pretende o exequente é a satisfação do seu crédito, que, quando ocorre, autoriza a extinção da respectiva execução (CPC, art. 924, II, CPC).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br