Freire desenvolveu um método inovador de alfabetização, a partir de suas primeiras experiências, em 1963, quando ensinou 300 cortadores de cana a ler e a escrever em 45 dias.
Em 1963, Paulo Freire testou seu método de alfabetização de adultos na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte. Em 40 horas, alfabetizou 300 trabalhadores rurais que antes não sabiam ler nem escrever.
Quantas pessoas foram alfabetizadas por Paulo Freire?
Há 60 anos, 300 pessoas foram alfabetizadas em 40 horas na primeira experiência em larga escala do método Paulo Freire. Há sessenta anos, o educador pernambucano Paulo Freire teve a oportunidade de colocar em prática pela primeira vez em larga escala o método inovador de alfabetização que vinha desenvolvendo.
O método Paulo Freire estimula a alfabetização dos adultos mediante discussão de suas experiências de vida entre si, através de palavras presentes na realidade dos alunos, que são decodificadas para a aquisição da palavra escrita e da compreensão do mundo.
Seu método ficou conhecido nacionalmente com o trabalho realizado na cidade de Angicos (RN), em 1963, onde Freire alfabetizou 300 trabalhadores rurais em 40 dias. Por isso, foi chamado por Paulo de Tarso Santos, ministro da Educação do governo de João Goulart, para fazer uma campanha nacional de alfabetização.
Qual o nome do método de alfabetização de Paulo Freire?
O método freiriano é um marco na educação, pois revolucionou a forma de ensinar adultos, trazendo um ensino mais adaptado às suas realidades. Na época, essa metodologia de Paulo Freire foi extremamente relevante, já que cerca de 50% da população era analfabeta.
Pernambucano de Recife, Freire morreu em São Paulo em 1997, aos 76 anos. Pedagogo, devotou grande parte de sua vida à alfabetização das pessoas mais pobres. Foi perseguido pelo regime militar (1964-1985), preso e exilado. É o criador do método Paulo Freire de alfabetização, mundialmente conhecido.
Para Freire (1983) a alfabetização é um ato criador, no qual o analfabeto apreende criticamente a necessidade de aprender a ler e a escrever, preparando-se para ser o agente desta aprendizagem. E consegue fazê-lo na medida em que a alfabetização é mais que o simples domínio mecânico de técnicas para escrever e ler.
Há também centros de estudos semelhantes em outros países como África do Sul, Áustria, Alemanha, Holanda, Portugal, Inglaterra, Estados Unidos e Canadá. Pelo mundo, há diversas instituições de ensino que adotam o método do educador brasileiro.
As 40 Horas de Angicos alfabetizou cerca de 300 adultos em 40 horas, utilizando-se de práticas educacionais orientadas por Paulo Freire, estando presente nas lembranças, nos silêncios e nos esquecimentos dos participantes, que denunciaram a extinção dos vestígios, como a destruição dos espaços que foram círculos de ...
A crítica de Paulo Freire é contra qualquer religião (não só a Igreja Católica) que separa a transcendência da mundanidade, coloca Deus fora da realidade, condenando esta última a ser o resultado da vontade Dele e, por consequência, como essencialmente correta e contra a qual é pecado se insurgir (Freire, 2005, p. 55).
Quantas pessoas Paulo Freire alfabetizou em Angicos?
Há sessenta anos, 300 pessoas de um pequeno município no interior de Rio Grande do Norte foram alfabetizadas em 40 horas no primeiro experimento em grande escala do método Paulo Freire.
Atualmente, o Método Paulo Freire, como é conhecido por muitos ao redor do mundo, é utilizado na integração de refugiados na Alemanha, sendo especialmente empregado no ensino do alemão para integração de estrangeiros.
Analogamente, a alfabetização pode ser pensada como uma cons- trução, a qual, obviamente, necessita de bases para manter-se de pé: essas bases seriam os 4 Pilares Precursores da Alfabetização: princípio alfabético; vocabulário; compreensão oral e consciência fonológica.
Qual o método de alfabetização criado por Paulo Freire?
Para Freire (1987), o processo de alfabetização acontecia através do diálogo com os estudantes da EJA, onde as questões sociais eram problematizadas, daí salientava a importância do diálogo.
Paulo Freire afirma, em sua obra Pedagogia da autonomia, que ensinar exige segurança e competência profissional, assim como rigorosidade metódica, tanto no estímulo da capacidade crítica do aluno, quanto no ensino de conteúdos e atitudes éticas.
Como é alfabetizar adultos Para Paulo Freire 1989 )?
O método Paulo Freire estimula a alfabetização dos adultos mediante a discussão de suas experiências de vida entre si, através de palavras presentes na realidade dos alunos, que são decodificadas para a aquisição da palavra escrita e da compreensão do mundo.
Ferreiro (1999, p. 47) afirma que “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”.
Para Piaget (1987), a criança é vista como sujeito ativo no processo de aprendizagem, que interage com os outros e com os objetos de conhecimento, num processo permanente de estruturação/reestruturação de esquemas mentais.
Paulo Freire em uma de suas frases mais conhecidas dizia que “ninguém educa ninguém” [...]. O autor ainda enfatizava que “ninguém aprende sozinho” [...] “Aprendemos através do mundo” (2011; p. 95-101).
A fenomenologia de Paulo Freire articula-se com o existencialismo. "É também sob marcante influência do existencialismo que se pode compreender a filosofia da educação de Paulo Freire, para quem a educação é prática da liberdade e a pedagogia, processo de conscientização" (Severino, 2000, p. 303).
A carreira de Freire no Brasil foi interrompida pelo golpe militar de 31 de março de 1964. Acusado de subversão, ele passou 72 dias na prisão e, em seguida, partiu para o exílio. Ele foi preso e exilado por causa de seus métodos inovadores de educação, com foco na transformação social.