Nova pesquisa da Universidade de Brown mostra que as crianças têm grande aumento de um neurotransmissor importante enquanto aprendem. Uma criança aprende conhecimento como alfabeto, numerais e substantivos diversos em períodos de tempo curtos, normalmente de forma muito mais rápida que os adultos.
Um profissional com alta capacidade de aprendizado tem facilidade em absorver informações, assimilar conceitos complexos, aprender novas habilidades técnicas e se adaptar às mudanças. Ou seja, ele está aberto a novas experiências e disposto a investir tempo e esforço para aprimorar seus conhecimentos e habilidades.
Para algumas pessoas, autodidata é como se chama uma pessoa que aprende rápido. Este entendimento está equivocado. A rápida assimilação de informações e aquisição de conhecimento pode ser um sinal de que a pessoa é autodidata, mas nem sempre isso é verdade.
Indivíduos com QI elevado tendem a se destacar em tarefas que envolvem resolução de problemas complexos, aprendizagem rápida, pensamento crítico e criatividade.
Resumo: Crianças com altas habilidades podem apresentar sintomas característicos do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). A avaliação neuropsicológica nesses casos oferece um desafio ao clínico e o diagnóstico diferencial é ainda mais difícil em pré-escolares.
Porque algumas pessoas aprendem mais rápido que outras?
Quem já teve contato com o assunto, vai ter mais facilidade em aprender sobre ele. O processo de aprendizagem, portanto, nunca diz respeito apenas a uma facilidade inerente da pessoa. Mais que isso, pode ser condicionado por fatores externos, como experiências de vida distintas.
Além disso, elas traçam objetivos específicos de desenvolvimento pessoal, explica o autor. As pessoas que aprendem mais rápido do que as outras têm a humildade necessária para aprender o que não sabem e também para reaprender ( sob nova ótica) aquilo de que já sabem.
O learning agility – ou agilidade de aprendizagem, em português – é um termo criado por Hallenbeck para se referir à habilidade de aprender rapidamente com uma experiência e, além disso, aplicar o aprendizado na tomada de decisão.
Profissionais com Learning Agility estão mais propensos a trazer novas ideias e perspectivas para as empresas. Ter profissionais com Learning Agility em cargos de liderança pode ser um ativo valioso para melhorar a gestão e a eficiência geral da empresa.
Autodidata vem do grego autodidaktikos. Ele une as palavras “auto”, que significa “a si mesmo”, e a palavra “didaktikos”, que quer dizer “ensino”. Por isso, o nome se tornou uma maneira de descrever a pessoa que se instrui de forma independente, escolhendo e gerenciando seus próprios métodos de aprendizagem.
O termo "rapid learning" refere-se a um método de aprendizagem que envolve a rápida absorção de informações em um curto período de tempo, geralmente menos de uma hora.
Os aprendizes rápidos têm uma fome constante por conhecimento. Eles não apenas absorvem informações, mas também fazem perguntas, exploram tópicos diversos e buscam aprender algo novo todos os dias.
Trata-se da flexibilidade de abordar situações de múltiplas perspectivas e a velocidade de aprender coisas novas”, explica Tania Mara Lopes, diretora de educação e coordenadora do Programa de Learning Agility do ISAE Escola de Negócios.
Dessa forma, os resultados sugerem que, em comparação com os adultos, as crianças exibem um processamento inibitório mais dinâmico associado ao GABA, que se adapta mais rapidamente para estabilizar o aprendizado do que nos adultos.
Qual o nome da pessoa que tem dificuldade de aprender?
Dislexia. O mais conhecido entre os transtornos de aprendizagem é também um dos mais banalizados. O uso irônico e equivocado do termo “disléxico” causa certa confusão quanto ao real significado do diagnóstico.
Existe um consenso na ciência de que as pessoas aprendem mais quando estudam de forma ativa. Isso significa que uma pessoa aprende muito mais quando ensina algo para alguém, ao invés de aprender um conteúdo de forma passiva.
Ser estudioso é diferente de ser autodidata. E está tudo bem quanto aos dois temas. Pessoas estudiosas gostam de aprender independentemente da forma (sozinho, em grupo, com ou sem um mentor etc.), enquanto um autodidata tem a preferência pelo aprender sozinho.
O QI (quociente de inteligência) de um humano mediano é de 90 a 110 pontos. O de um adulto superdotado (6% da população) é de 111 a 120 pontos. De acordo com sua família, Sidis tinha um QI de 300.