História de Guarapuava comandada por Diogo Pinto de Azevedo Portugal, que chegou à região em 17 de junho de 1810 e fez construir o Fortim Atalaia, onde abrigou as primeiras tropas, seus familiares e povoadores que dela fizeram parte.
As primeiras famílias de Guarapuava foram formadas e influenciadas, em grande parte, por tropeiros oriundos de Minas Gerais, São Paulo e principalmente Rio Grande do Sul que usavam a cidade como rota e chegaram na região já nos primórdios de sua colonização.
A Real Expedição e Colonização dos Campos de Guarapuava ficaram de responsabilidade de Diogo Pinto de Azevedo Portugal[11] que partiu de Curitiba em agosto de 1809.
Portugueses – Motivados pela exploração cafeeira, os portugueses migravam para o Paraná, com destaque para o município de Paranaguá, que possui características culturais lusitanas. Italianos – Fundaram a colônia anarquista de Santa Cecília, atualmente a maior quantidade de descendentes de italianos reside em Curitiba.
As colônias espirituais - Raul Teixeira apresenta várias colônias espirituais (Palestra Espírita)
Qual é o bairro mais antigo de Guarapuava?
O bairro Santana teve sua origem como loteamento São Francisco, nome dado pelos mais antigos moradores Paulo Kasnocha e Rosamira Kasnocha. A maior parte das terras era de suas propriedades. A partir de 1949 começaram a chegar os primeiros moradores ao novo lugar.
Paranaguá ou Castro: qual a primeira cidade do Paraná? Paranaguá, no litoral do estado, foi fundada em 1648. A cidade é a mais antiga da região e uma das mais importantes do litoral paranaense, considerada por muito a “Cidade Mãe do Paraná”.
Esse desmembramento teve variados motivos como o apoio de paulistas à Revolução Farroupilha, uma punição pela participação paulista nas revoltas liberais de 1842 e, sendo o argumento econômico, a grande e lucrativa produção de erva-mate na região do estado.
Parte do Pantanal pertenceu ao Paraguai. Se não fosse a Guerra do Paraguai (1864-1870), embarcar para o Pantanal poderia ser uma viagem internacional. Anúncio. O território paraguaio, em sua totalidade, pertence à grande bacia formada pelos rios Paraguai e Paraná.
Guarapuava também é conhecida como 'Capital da Cerveja' pela relevância da produção de cevada e malte na região, que atende ao mercado nacional. Localizada no centro-sul do estado, a cidade fica literalmente no coração do Paraná e é uma importante rota de acesso entre Curitiba e Foz do Iguaçu.
Qual é a principal economia da cidade de Guarapuava?
A economia, por exemplo, de Guarapuava, além de ser um prolongamento da atividade de subsistência e da pecuária do Paraná, onde “a população emprega-se quasi geralmente na criação do gado vaccum e em menor escala na do lanígero e muar, constituindo com o preparo da herva mate os unicos objectos de comercio do lugar””( ...
Em 17 de julho de 1852, há 171 anos, Guarapuava estava emancipada, desmembrando-se de Castro. A Freguesia de Nossa Senhora de Belém de Guarapuava foi elevada à condição de Vila de Guarapuava, podendo eleger os seus Camaristas!
O município de Guarapuava tem 188.710 habitantes. É o que projeta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com data de referência de 1º de julho de 2024.
Quando surgiu a proposta de criação da província do Amazonas, o senador Batista de Oliveira propôs a criação simultânea da Comarca de Curitiba. A proposta de criação da província do Paraná foi aprovada em 2 de agosto de 1853, pela Lei nº 704 e sancionada pelo imperador D. Pedro II, em 29 de agosto de 1853.
Londrina passou a ser a cidade mais desenvolvida do Paraná e a 51ª. do Brasil, de acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), criado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e divulgado durante o fim de semana.
Em números absolutos, a cidade que mais cresceu foi Curitiba que, não à toa, é também a mais populosa do Estado. No Censo 2022, a população residente na Capital era de 1.773.718, passando para 1.829.225 na atual projeção do IBGE, um acréscimo de 55.507 pessoas. Atualmente, 15,5% dos paranaenses moram em Curitiba.
O território do município de Guarapuava foi desmembrado de Castro em 1896. Seu núcleo urbano teve como personagem importante em sua fase inicial o Padre Francisco das Chagas Lima, que procurou iniciar a aglomeração, baseado em alguns critérios de estética, utilizando alguns parâmetros para organização do povoado.
“É uma cidade de médio porte com um ar de interior, onde todo mundo se conhece. Não tem tantos prédios, o trânsito é um paraíso em relação às grandes cidades, você pode viver em uma casa tranquilamente e tem um custo de vida acessível. Fui muito bem recebida”, diz.
Imagine viver em um local onde a qualidade de vida é uma prioridade. Guarapuava se destaca por suas paisagens deslumbrantes, diversos parques e um clima acolhedor. A cidade proporciona um ambiente tranquilo, perfeito para quem procura equilíbrio entre vida profissional e pessoal.