A colagem foi desenvolvida por Braque e Picasso em torno de 1911, no final da primeira fase do cubismo, dita "analítica". Ela é justamente considerada como um dos achados mais relevantes da arte moderna e como um elemento central do cubismo. Nessa condição, a colagem é objeto de interpretações variadas.
A origem da técnica está em disputa entre Pablo Picasso e Georges Braque. Em 1912 ambos começaram a incluir nas suas obras papéis de estofamento, pedaços de toalhas de mesa e papel de embrulho. Desde então, a técnica tem passado por vários movimentos.
Platão (428 a.C – 347 a.C) foi o primeiro a desenvolver a ideia de arte como “mimese”, que, em grego, significa cópia ou imitação. É a partir desse filósofo que, durante séculos, tivemos a definição do conceito artístico como a representação de algo tal qual nos é mostrado pela natureza.
Para falarmos de colagem, podemos começar com o cubismo, que foi o movimento que deu o pontapé inicial no que se diz respeito colagem como uma técnica artística.
Qual artista que descobriu o princípio da colagem livre?
Georges Braque, (1882-1963), é considerado um dos primeiros artistas da arte moderna a usar colagem em suas obras. A partir desse momento, a técnica é largamente empregada em diferentes escolas e movimentos artísticos, com sentidos muito variados.
A História Da Colagem, O Que É Colagem? Como Surgiu?
Quais artistas utilizam a técnica da colagem?
Há muitos nomes importantes para a colagem em todo o mundo, principalmente artistas cubistas: Georges Braque, Pablo Picasso, Juan Gris, Albert Gleizes, Louis Marcoussis, André Derain, Robert Delaunay, Sonia Delaunay-Terk, Umberto Boccioni, Gino Severini, Giacomo Balla, Luigi Russolo, Kazimir Malevich, Marcel Duchamp, ...
As atividades de colagem desempenham um papel fundamental no desenvolvimento global das crianças. Ao permitir que explorem diferentes materiais, cores, texturas e formas, essas atividades estimulam a coordenação motora fina, a criatividade, a expressão artística e as habilidades cognitivas.
Existem diferentes tipos de colagens, incluindo fotomontagens, decupagem e tecidos, e outras colagens, e cada uma é uma variação interessante da forma original.
Qual é a principal característica da técnica de colagem na arte?
Colagem é a composição feita a partir do uso de matérias de diversas texturas, ou não, superpostas ou colocadas lado a lado, na criação de um motivo ou imagem. Foi utilizada por Picasso e Georges Braque, entre outros.
Apesar de muito antiga, a ARTE surgiu como disciplina acadêmica apenas em 1844, na Universidade de Berlim. Anteriormente, o historiador alemão especialista em arte Johann Winckelmann já havia apontado a importância de um artista estudar a história de sua profissão e é, portanto, considerado o pai da História da ARTE.
As manifestações artísticas do Brasil Colônia foram influenciadas pela religiosidade da época. A história da arte no Brasil foi marcada por uma diversidade cultural influenciada pela colonização portuguesa, pela presença de povos indígenas e pela contribuição africana.
A colagem é uma atividade de grande efeito terapêutico, “ uma vez que as imagens escolhidas se remetem a outras acontecidas dando-lhe uma nova significação. E utilizado como veículo de comunicação não verbal, fazendo uso da sensação e intuição ” (CARRANO; REQUIAO,2013, p.
As atividades de colagem são uma excelente forma de estimular a criatividade, a coordenação motora e a expressão artística nas crianças. Além disso, são divertidas e proporcionam momentos de diversão enquanto desenvolvem habilidades importantes.
Colagem é derivado da palavra francesa 'coller', que significa 'colar'. Artistas de colagem criam suas obras de arte colando uma grande variedade de itens, como revistas ou recortes de jornais, fitas, fotografias, papel, partes de texto ou arte, ou até mesmo pedaços de pano em uma superfície.
A colagem foi desenvolvida por Braque e Picasso em torno de 1911, no final da primeira fase do cubismo, dita "analítica". Ela é justamente considerada como um dos achados mais relevantes da arte moderna e como um elemento central do cubismo. Nessa condição, a colagem é objeto de interpretações variadas.
Colagens são compostas de fotografias, papel, tecido e outras imagens encontradas colados juntos sobrepostos ou lado a lado para criar uma outra imagem e às vezes combinados com pintura.
A principal característica da colagem é a combinação de diferentes elementos em uma única composição. Esses elementos podem variar desde imagens e fotografias até objetos tridimensionais, como pedaços de tecido, papelão ou qualquer outro material que o artista deseje utilizar.
Qual o objetivo da arte de colagem no ambiente escolar?
Ainda, a colagem permite que as crianças em escolas vulneráveis educacionalmente tenham contato com importantes conceitos como composição, espaço, cor, texturas, textualidade (ligada à linguagem visual), entre tantos outros.
Este tipo de atividade auxilia também no desenvolvimento da coordenação motora fina, percepção visual e imaginação e, ainda promove o conhecimento e valorização da própria cultura.
A colagem (em francês, collage) consiste em uma técnica artística onde o objetivo é compor uma cena através do uso de diferentes elementos, materiais ou texturas.
O processo criativo na colagem envolve a seleção dos materiais a serem utilizados, a composição dos elementos na superfície de trabalho, a colagem propriamente dita e, por fim, a finalização da obra.
A colagem é uma atividade divertida e que geralmente desperta o interesse das crianças. Mais do que um lazer, a técnica de colagem contribui para o desenvolvimento infantil de inúmeras maneiras, estimulando a criatividade, a psicomotricidade e a expressão artística de cada um.