Foi quando estourou a Revolução Farroupilha. Os cavalos precisavam ser treinados e estar prontos para a guerra no menor tempo possível. Para isso, utilizava-se de métodos mais agressivos, que submetiam o cavalo à vontade do treinador rapidamente. É a técnica hoje conhecida por doma tradicional.
Considerado o maior treinador do mundo, Monty Roberts é conhecido como "Encantador de Cavalos". Ele criou o método Doma Gentil para domesticação de equinos, que usa a sensibilidade e conexão para se comunicar com os animais e gerar uma relação de confiança, sem qualquer violência.
Doma é o processo pelo qual o cavalo passa antes de aceitar ser montado pelo cavaleiro. Existe a doma de baixo, que consiste em aceitar a colocação do cabresto e respeitá-lo, permitir que se erga os membros e que se faça a higiene normal como rasquear e escovar o pelo.
Que são conhecidas como a doma tradicional e a doma racional. O primeiro tipo de doma exige a velha agressividade, força e, muitas vezes, o uso da violência para poder domar o animal. O segundo é uma forma mais racional de dominar o cavalo, usando racionalidade no lugar da violência.
1 Ato ou efeito de subjugar algo indócil. 2 Processo longo e metódico de amansar um animal que, ao fim de vários meses, o torna adaptado às funções para as quais foi preparado; domação.
A doma de equídeos, consiste em uma série de técnicas ordenadas, que permite a comunicação entre o homem e o cavalo. Historicamente e culturalmente, sempre se teve a ideia de que a doma é um processo de dominação e submissão do animal as vontades do homem (FERREIRA et al., 2013; RURAL NEWS, 2020).
A doma racional também recebe o nome de doma gentil ou natural e é uma técnica para adestramento de equinos, sem uso de violência, respeitando as leis que proíbem maus tratos aos animais. Como mencionado, a doma racional existe para que o animal seja condicionado a obedecer a seu criador, mas sem uso de violência.
O processo de doma/adestramento de um cavalo requer tempo, dedicação e conhecimento. É baseado neste tripé que o trabalho desenvolvido produzirá bons resultados. Ao completar três anos de vida (36 meses) um Marchador está, de fato, pronto para iniciar o processo de doma.
Monty levou as dicas a sério. Desde então, escreveu a biografia O Homem que Ouve Cavalos, relançada agora por aqui pela Bertrand Brasil, e visitou 41 países em 33 anos.
Entre as diversas raças e subespécies de cavalos selvagens, o tarpã (Equus ferus ferus) se destaca como uma das mais desafiadoras para domesticar. Conhecido como cavalo selvagem euroasiático, o equino é uma subespécie extinta que habitava as vastas planícies e florestas da Eurásia.
Doma (em japonês: 童 磨, Dōma ) é um grande antagonista na série de mangá/anime Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba. Ele é um ôni poderoso sob o comando de Muzan Kibutsuji e a Lua Superior Dois (anteriormente Lua Superior Seis) das Doze Kizuki.
Com carga horária de 40 horas/aula a capacitação prepara trabalhadores que atuam diariamente com cavalos. Os alunos aprendem mais sobre o comportamento do animal, o perfil do domador, equipamentos utilizados, além de várias técnicas de manejo.
2. A doma tradicional deixa traumas no animal. Jamais pratique a doma tradicional, pois ela coloca em risco a integridade física e a saúde do domador, que pode machucar- se mesmo sem cair do animal. A doma racional reduz os riscos de acidentes com o equídeo e com o domador, pois se forma um elo de confiança entre eles.
A iniciação de potros pode ser realizada a partir de 3 anos, e o processo leva no mínimo três meses. Analisamos e buscamos compreender cada um dos cavalos em ao menos três âmbitos. Primeiramente, do ponto de vista físico: conformação, desenvolvimento muscular, esquelético e capacidade aeróbica.
"A doma tradicional estabelece o uso da força, se trava uma luta entre o homem e o cavalo, enquanto que na doma racional, há um amansamento, uma relação de troca entre o animal e seu dono, criando uma confiança e um aprendizado que faz o animal ceder", explica Tales.
Isso quer dizer que na lista de animais domésticos entram cavalos, ovelhas, gados, cães, patos, galinhas, gatos, porcos, hamsters, abelhas e outros. Alguns bichos também estão em processo de domesticação, como no caso das cobras e sapos.
A doma índia é uma técnica que consiste na confiança e na comunicação com o cavalo, onde homem e animal conseguem ser um só, estabelecendo uma conexão, que resulta em uma relação harmoniosa entre dois seres totalmente diferentes.
A doma racional, que leva em consideração, sobretudo, o bem estar, é bastante conhecida em equídeos, mas uma jovem zootecnista paraense vem se dedicando, desde 2007, a um trabalho diferente: a doma de muares, popularmente conhecidos como burros e mulas. Roberta Pereira, 28 anos, nasceu em Redenção (PA).
Parágrafo único – A profissão de Domador de Cavalos caracteriza-se pelo exercício de domesticação de eqüinos, visando a ter animais para esporte, lazer, serviços, reprodução e atividades terapêuticas, utilizando-se de técnicas modernas e adequadas a cada caso.