Walter Porstmann criou as idéias de Lichtenberg na Alemanha. Esse novo padrão era conhecido como padrão DIN 476. O sistema tornou-se amplamente utilizado durante a Segunda Guerra Mundial. O tamanho do papel ISO mais comumente usado é o papel A4.
De fato, o tamanho A4 tem esse nome porque é a quarta divisão consecutiva do tamanho A0, que se caracteriza por ter exatamente um metro quadrado de área com lados na razão de um para raiz quadrada de dois.
No ano 105 d.C, o chinês T'sai Lun, ao realizar experimentos com uma tela de pano esticada no bambu e aplicação de fibras maceradas, descobriu um suporte que absorvia melhor a tinta: o papel. A descoberta do papel revolucionou o império chinês e foi utilizado apenas pelos chineses, por quase 600 anos.
Além da história do papel de modo geral, a celulose, matéria-prima principal para produção de papel sulfite tradicional que temos hoje em dia, foi descoberta em 1838 pelo químico francês Anselme Payen (1795 – 1871).
Por volta de 3000 a.C., os egípcios inventaram o papiro. Depois vieram os pergaminhos feitos de couro curtido de bovinos, bem mais resistentes. Finalmente, o papel seria inventado na China 105 anos depois de Cristo (d.C.), por T'sai Lun.
Os egípcios descobriram o papiro, uma planta encontrada às margens do rio Nilo, cujas fibras unidas em tiras serviam de superfície resistente para a escrita hieroglífica. O papiro mais antigo que se tem notícia data de 2.200 a.C. e a palavra papiro (em latim papyrus) deu origem à palavra papel.
Papel A4. Esse é o formato mais utilizado no dia a dia das gráficas e até mesmo dentro de nossa própria casa - o tamanho da conhecida folha sulfite. As medidas do papel A4 (297x210mm) não são nem muito grandes, nem muito pequenas, o que possibilita seu uso de maneira mais cotidiana.
Em contrapartida, o papel sulfite A4 90g é mais grosso e resistente; logo, indica-se para documentos que exigem apresentação mais refinada. Geralmente, utiliza-se em papéis timbrados, propostas comerciais, contratos e também cartazes, folhetos e panfletos simples.
A folha de papel A4 tem esse nome devido a norma ISO 126 que é uma padronização que utiliza um princípio matemático que mantém a proporção nos mais diversos tamanhos, quanto os países Canadá, EUA e alguns sul americanos utilizam a folha Ofício. O A4 possui 210 mm de largura e 297mm de altura.
O termo "A4" se refere a um formato padrão internacionalmente reconhecido para papel, utilizado em escritórios e impressoras ao redor do mundo. O sistema de tamanhos de papel conhecido como "série A" foi introduzido pelo Instituto Alemão de Normalização (DIN) em 1922.
Com a invenção da imprensa, feita por Gutemberg em 1445, o processo acelerou. Contudo, o papel ainda era um produto de luxo, caro a fabricar. Foi somente em 1799 que Louis-Nicolas Robert inventou a primeira máquina de papel, com o intuito produzi-lo com mais facilidade e com custos menos elevados.
A maioria dos historiadores concorda em atribuir a Cai Luan (ou Tsai Luan) da China a primazia de ter feito papel por meio da polpação de redes de pesca e trapos, e mais tarde usando fibras vegetais.
Mas foi somente em 1856, na Inglaterra, que os inventores britânicos Edward Allen e Edward Healey finalmente criaram o papelão, numa versão menos ondulada do que conhecemos atualmente, e com a finalidade exclusiva de ser um material de forro para chapéus altos.
No Brasil, o papel começou a ser fabricado em 1809, no Rio de Janeiro. E chegou a São Paulo com o desenvolvimento industrial proporcionado pela vinda de imigrantes europeus para trabalhar na cultura do café. Em sua bagagem, eles trouxeram conhecimento sobre o processo de produção de papel.
A mais antiga forma de comunicação já encontrada são as pinturas rupestres em cavernas espalhadas pelo mundo. Elas serviam para registrar as experiências ou eventos vividos pelos primeiros humanos.
1. Egito. O país mais antigo do mundo é o Egito, uma terra que viu o nascer das primeiras civilizações humanas. A história de sua fundação remonta a 6.000 a.C., quando grupos de pessoas começaram a se estabelecer ao longo do rio Nilo.
Joseph C. Gayetty foi o primeiro em comercializar o papel higiênico em 1857. Este primeiro produto consistia em lâminas de papel umedecido com aloe vera, chamado de “papel medicinal de Gayetty”. Em 1880, os irmãos Edward e Clarence Scott começaram a comercializar o papel enrolado que conhecemos hoje.
O papel A3 é bastante empregado na impressão de cartazes, pois o seu grande formato é ideal. Ele tem o dobro de largura do papel A4 e mede 42 centímetros de largura por 29,7 centímetros de altura.
O papel 40kg é um papel maior que a cartolina muito usado em trabalhos escolares, aulas de artes e artesanatos. Perfeitos para desenhos, cartazes, murais, pinturas, colagens e recortes.
O Papel Sulfite A4 75g 500 folhas da marca Chamex foi eleito o melhor papel sulfite do mercado, pois apresenta uma ótima performance, é resistente, possui um corte perfeito e uma absorção de tinta magnífica, além do seu elevado grau de brancura devido ao seu tratamento especial.