Como Nix surgiu? Os mitos gregos divergem acerca da possível origem dessa deusa. A versão mais tradicional é a de Hesíodo, uma das maiores fontes de conhecimento que temos sobre os mitos gregos. No seu livro chamado Teogonia, Hesíodo menciona que Nix era filha do Caos, o vazio que exista antes de o Universo ser criado.
Os gregos consideravam que Nix era uma deusa que havia gerado inúmeros filhos, sendo que a maioria deles nasceu da união dela com Érebo, o deus grego das trevas e da escuridão. Alguns dos filhos atribuídos a essa deusa são: Eris: deusa da discórdia (alguns mitos afirmavam que ela, na verdade, era filha de Zeus e Hera);
Nix é uma divindade que faz parte da mitologia grega, considerada a personificação da noite. Não era uma deusa muito popular e também não possuía protagonismo nos mitos gregos, embora haja menções a ela. Nix é considerada uma deusa primordial, isto é, faz parte do primeiro grupo de deuses a surgir na cosmogonia grega.
Nix era representada como uma deusa jovem e bela, vestida com uma manta negra e estrelada. Algumas representações a demonstravam dirigindo uma biga, isto é, um carro de guerra, e outras a apresentavam como uma divindade alada, que possuía asas.
Como Nix surgiu? Os mitos gregos divergem acerca da possível origem dessa deusa. A versão mais tradicional é a de Hesíodo, uma das maiores fontes de conhecimento que temos sobre os mitos gregos. No seu livro chamado Teogonia, Hesíodo menciona que Nix era filha do Caos, o vazio que exista antes de o Universo ser criado.
Nix: A Deusa da Noite - Dicionário Mitológico - Foca na História
Quantos filhos a deusa Nix teve?
Os filhos de Nix, por fim, são poderosos e habitam o mundo inferior. Assim, detém poderes e forças. A história diz que Nix se uniu ao seu irmão gêmeo Érebo, e teve dois filhos: Éter e Hemera. Após isso, a deusa gerou outros filhos sem união com outro ser.
Poderes e habilidades. Ao ser iluminado pela luz das estrelas, e mais ainda pela luz da Lua, ou meramente sob o escuro da noite, o filho de Nix recebe um grandioso aumento de atributos, ficando mais rápido e forte, além de poder se curar de qualquer ferimento, contanto que não seja nada muito grave.
Caos (em grego: Χάος, transl.: Cháos), na mitologia grega segundo Hesíodo, é o primeiro deus primordial a surgir no universo, portanto a mais velha das formas de consciência divina.
Aparência: Seus cabelos são em contraste com a noite, chegando a ser tão negros quanto ela. São finos, o que explica o fato de seus cabelos serem sempre desarrumados. A tonalidade de sua pele é extremamente branca, chegando a ser pálida e fria como a noite. Sua pupila é negra e nunca se dilata.
Hades, que também era tio de Perséfone, avistou a deusa no monte Olimpo colhendo narcisos e, como ela era muito bela, acabou chamando a atenção dele que logo a convidou para comer do fruto.
Nice, (em grego: Νίκη; romaniz.: Níkē ou Niké; "Vitória") era uma deusa grega que personificava a vitória, força e velocidade, representada por uma mulher alada, filha de Palas e Estige. Os romanos designaram o nome de Victória para Nice. Nice também pode ser representada com asas.
Tifão podia assustar homens e deuses, mas Zeus nunca o temeu. Zeus também não temia Nix. Ele a "temia", então a respeitava, já que ela era antiga e poderosa. Da mesma forma que também respeitava Gaia (mesmo que ela fosse inimiga de Zeus), ele nunca fez nada a ela, mesmo que ela o desafiasse.
Na mitologia grega, Lissa ou Lýssa (em grego Λύσσα) era uma Deusa que personificava a ira, a raiva, a fúria desenfreada, nos animais, a loucura produzida pela raiva. Os atenienses escreviam seu nome como Lýtta (Λύττα).
Hera era uma das deusas mais importantes da religiosidade dos gregos antigos, venerada em diversos locais da Grécia. Ela era conhecida como a rainha dos deuses, pois era casada com Zeus, o deus mais poderoso do panteão grego. Era a deusa das mulheres, do casamento e protetora das mulheres grávidas.
Na mitologia grega, Ftono ou Phthónos (em grego Φθόνος, "inveja", "ciúme") é a personificação e o deus dos ciúmes e da inveja. Por muitas vezes é comparado e ligado à deusa do caos e da discórdia, Éris por sempre causar os mesmos efeitos que a deusa, usando e abusando do ciúmes e inveja para criar brigas entre todos.
Na mitologia grega, Momo (Reclamação) era uma das filhas que a deusa Nix, personificação da noite, teve sem um pai, ou com Érebo. Momo foi escolhida para julgar qual deus, dentre Zeus, Poseidon e Atena, poderia fazer algo realmente bom.
Na mitologia grega, a deusa Nyx (ou Nix) era a personificação da noite e possuía diversos poderes atribuídos a essa esfera. Alguns dos poderes de Nyx incluem a capacidade de envolver o mundo em escuridão, controlar a passagem do tempo, governar sobre os sonhos e pesadelos, e proteger a escuridão da noite.