Por conta do grande número de postagens, o que fazia com que os post se perdessem rapidamente pelo feed, o Facebook inaugurou os algoritmos nas redes sociais. Ele começou a desenvolver algoritmos com o propósito de deixar o conteúdo mais relevante para cada indivíduo.
Augusta Ada Byron, Condessa de Lovelace, foi uma das responsáveis pelo computador que temos hoje. Nascida no dia 10 de dezembro de 1815, ela é criadora do primeiro algoritmo do mundo. Sua contribuição para a máquina analítica do matemático Charles Babbage mudou o rumo do que foi criado nas décadas seguintes.
Ada Lovelace e sua obra, que deu origem ao algoritmo de computadores modernos. No século XIX, em 1842, Ada Lovelace desenhou o primeiro algoritmo usado por uma máquina analítica, uma calculadora. O feito possibilitou que, hoje, diversas tarefas sejam realizadas em um computador ao mesmo tempo.
Augusta Ada Byron King, atualmente conhecida como Ada Lovelace, nasceu em 10 de Dezembro de 1815, em Londres na Inglaterra. Ada foi uma matemática e escritora, responsável por escrever aquele que veio a ser conhecido como o primeiro algoritmo de computador da história.
No Facebook , o algoritmo usa do perfil de cada pessoa para decidir o que será mostrado para ela. Pode ser, portanto, que você nunca mais veja publicações de um colega com quem não interage há muito tempo, já que o sistema entende que você não tem interesse naquele conteúdo. Já no Instagram , nada é ocultado.
O QUE SÃO E COMO FUNCIONAM OS ALGORITMOS NAS REDES SOCIAIS
Qual rede social tem o melhor algoritmo?
Atualmente, o Instagram é a rede social mais relevante para a estratégia de marketing da maioria dos negócios. É por isso que é tão importante entender como o seu algoritmo funciona.
Mas afinal, quem comanda os algoritmos? Por um lado, os algoritmos são projetados e desenvolvidos por equipes de engenheiros de software e cientistas de dados. Eles são os responsáveis por conceber e implementar as regras e as fórmulas que direcionam o funcionamento dos algoritmos.
A primeira linguagem de programação foi criada por Ada Lovelace em 1843. Ela usou papel para escrever o primeiro algoritmo para um computador, pois não havia computadores na época. Desde então, muitas linguagens de programação foram desenvolvidas e usadas para diferentes propósitos.
A palavra “algoritmo” só surgiu na Idade Média. Ela vem do nome do persa Muḥammad ibn Musa al-Khwarizmi, que foi astrônomo na Casa de Sabedoria do Califado Abássida, em Bagdá. Graças a sua vasta obra, o sistema de numeração indo-arábico, que usamos até hoje, se difundiu no Oriente Médio e no Ocidente.
Para se ter uma ideia, o termo algoritmo é uma palavra latinizada que se derivou do nome do matemático árabe Al-Khowarizmi, no século IX. Os algoritmos surgiram, no passado, diante da necessidade de fazer cálculos sem a ajuda de recursos, como o ábaco ou os dedos, por exemplo.
As notas de Lovelace foram classificadas alfabeticamente de A a G, e em uma dessas notas em especial, a nota G, é conhecida como o primeiro programa (algoritmo) de computador do mundo. Era um algoritmo que computava os números de Bernoulli, e isso rendeu a ela o título de primeira programadora da história.
Os algoritmos das redes sociais identificam quais publicações devem ser entregues para mais ou menos pessoas. Eles decidem como ranquear os resultados de um feed, a partir do grau de relevância daquele conteúdo para cada usuário.
O algoritmo do instagram é um conjunto de regras que definem qual conteúdo aparecerá para os usuários na plataforma. É ele que define a ordem e para quem os conteúdos serão mostrados, tanto no feed quanto nos stories e na aba “Explorar”. Não tem como fugir dele, pois tudo o que você postar passará pelo seu crivo.
Os algoritmos são sequências de instruções ou operações para alcançar um objetivo. Ele tem a entrada (input) e saída (output) de informações mediadas por essas regras. Nas plataformas sociais, o objetivo do algoritmo é melhorar a experiência do usuário, mostrando publicações e anúncios do seu interesse.
No século XIX, com a invenção das primeiras máquinas mecânicas de computação, os algoritmos começaram a ser usados para controlar o funcionamento desses equipamentos. Já no século XX, com a evolução dos computadores e a criação de datacenters, esses conjuntos ordenados de instruções se tornaram ainda mais importantes.
Alguns exemplos de algoritmos que podemos citar são: receitas culinárias, manual de instrução de aparelhos, funções matemáticas e até mesmo páginas da Web, como esta que você está lendo. Pense na receita culinária, por exemplo.
Como nasce o primeiro algoritmo? Em 1843, Lovelace traduziu uma publicação do engenheiro e matemático Luigi Menabrea, sobre a máquina de Baddage, adicionando a ela anotações de sua autoria. É nesta publicação que se encontra o “primeiro algoritmo da história”, que computava os números de Bernoulli.
No Marketing Digital, os algoritmos têm com o objetivo entender o comportamento humano na internet, em especial, nas Redes Sociais. Mas existem também outras vantagens dos algoritmos para o Marketing, e conhecê-los pode contribuir para melhorar a Estratégia Digital das marcas.
Os algoritmos são muito usados para análises na bolsa de valores para tornar a tomada de decisões mais rápida do que se fosse executada por um ser humano. Como existem fatores importantes nesse meio e os erros devem ser evitados a todo custo, existe também a opção de realizar essas operações em modo manual.
Um algoritmo pode ser representado pelo chamado Português Estruturado, que é uma ferramenta que usa combinações de sequências, seleções e repetições. São evitados advérbios e adjetivos, formas verbais diferentes da imperativa, muita pontuação e descrição esparsa.
Os três tipos mais utilizados de algoritmos são a descrição narrativa, o fluxograma e o pseudocódigo (também conhecido como Linguagem Estruturada ou portugol).
Flávio Dino (foto) afirmou nesta terça-feira (28) que o algoritmo —sequência finita de instruções e regras pelas quais um programa executa suas funções— é "humano" e "está obrigado a prestar contas a toda a sociedade"...
Como todo padrão de decisão, algoritmos embutem – direta ou indiretamente – diferentes regras sociais e, com isso, afetam comportamentos. A alteração nas regras para tomar uma decisão muda, consequentemente, o comportamento dos indivíduos e os vínculos coletivos da sociedade.
Qual a importância dos algoritmos no mundo atual? É ele que orienta o seu computador ou qualquer outro sistema a executar uma tarefa. Por isso ele é tão importante dentro da programação. Algoritmos que não são bem feitos, ou que possuem falhas, abrem margem para que o programa ou IA se comporte de maneira ineficaz.
Como os algoritmos e as redes sociais controlam nossa vida?
As pessoas estão cada vez mais interagindo em plataformas de redes sociais, onde os algoritmos controlam o fluxo de informação que elas recebem. Eles determinam, em parte, quais mensagens, pessoas e ideias o usuário da rede social vai ver.