“Vi um anjo no bloco de mármore e simplesmente fui esculpindo até libertá-lo”. Michelangelo (1475-1564), embora pintasse magistralmente, além de compor e fazer projetos arquitetônicos, tinha como grande prazer artístico a escultura, e o mármore como paixão.
Os primeiros registros da História do uso do mármore são de quase 5 mil anos e acredita-se que tenha começado no antigo Egito, utilizando o material na construção de túmulos de faraós e de pirâmides, somente na pirâmide de Keops (147 metros de altura) foram usados 2,3 milhões de blocos de calcário.
Mármore é uma rocha metamórfica originada de calcário exposto a altas temperaturas e pressão de baixa a moderada. Por este motivo as maiores jazidas de mármore são encontradas em regiões de rocha matriz calcária e onde houve atividade vulcânica. O mármore é uma rocha explorada para uso em construção civil.
O mármore é um tipo de rocha chamado de metamórfica. Isso significa que ele é formado a partir de uma transformação física e química de uma rocha matriz. Neste contexto, a rocha originária é o calcário, que, quando exposta a altas temperaturas e pressão, transforma-se no mármore.
Extração e Fabricação de Mármore em uma Pedreira de US$ 1 bilhão
Onde é encontrado o mármore na natureza?
O mármore é uma rocha cristalina e compacta. É uma rocha metamórfica que é proveniente de calcário exposto a altas temperaturas e pressão, por isso as maiores jazidas de mármore são encontradas em regiões de rocha matriz calcária e atividade vulcânica.
O mármore é uma rocha metamórfica proveniente do calcário e dependendo da composição de seus minérios pode apresentar variadas cores como rósea, branca, esverdeada ou preta. Dentre esses minérios está a mica, o feldspato e outros.
O mármore, por ser considerado um material nobre, tende a ser mais caro. Além disso, é uma das rochas mais escassas na natureza, e a maioria das variedades utilizadas no Brasil é importada.
Por conta disso, as jazidas para a extração do mármore e do granito são encontradas em locais que têm intensa atividade tectônica. As jazidas são reservas naturais em grandes montanhas rochosas, onde as pedras são encontradas em seu estado natural.
Os resultados mostraram que o resíduo do mármore apresenta composição tipicamente de um mármore dolomítico-calcítico, e seus minerais presentes são: Calcita (CaCO3) e Dolomita (MgCa(CO3)2.
O mármore é uma pedra natural mais cara do que o granito, pois é mais frágil, suscetível a riscos, e mais difícil de polir. Por outro lado, o granito, que é considerado mais resistente e mais resistente ao uso.
Os mármores e granitos são rochas formadas dentro da terra por meio do esfriamento do magma. No interior da terra, após uma camada de manto, localiza-se uma profunda camada de rocha derretida formada através de reações dos elementos radioativos, que acaba por sofrer um processo de decomposição.
Já o mármore possui uma forma mais sólida, com uma cor predominante e alguns veios – o que contribui para o seu visual diferenciado e elegante. Ele pode ser encontrado na cor branco-acinzentado, creme, marrom, preto e até em tons de verde e rosa em peças mais raras.
Os acabamentos mais famosos são o polido, que possui aspecto liso e brilhante; resinado, que cobre os poros e confere brilho diferenciado; e o levigado, com superfície lisa e opaca. Por sua vez, o acabamento bruto conserva o estado natural da peça.
Ao longo do tempo, o ser humano utilizou o mármore para fins diversos. Alguns desses usos são bem famosos, como é o caso das esculturas entalhadas no material por artistas renascentistas.
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - CAPITAL NACIONAL DO MÁRMORE Hoje é dia de comemorar uma importante vitória para um município que é referência mundial na produção e exportação de mármore, Cachoeiro do Itapemirim e também, para o setor de Rochas Ornamentais do Espírito Santo.
O mármore é uma rocha metamórfica, ou seja, foi originada a partir do metamorfismo do calcário, que é uma rocha de origem sedimentar, composta basicamente por carbonatos de cálcio e magnésio.
Mármores baratos: 1) Mármore Branco Nacional: De todos, os mármores brancos se destacam pelo preço acessível, mas o nacional ganha por ser o mais barato.
Pighês – originária da Grécia, tem coloração branca. Carrara – com origem na Itália, esse mármore tem coloração branca com veias cinza. Branco Thassos – originário da Grécia é o mármore mais caro da lista.
O granito Preto São Gabriel é o granito preto mais comercializados para bancadas, pisos e escadas. Isso porque ele é um granito extremamente resistente a manchas e pode ser utilizado em qualquer área, internas ou externas. O custo benefício desse preto é o melhor também, porém, ele não é o preto mais uniforme.
Espírito Santo É Estado Líder Na Extração De Mármores E Granitos. Historicamente, o setor de rochas ornamentais vem sendo um dos principais movimentadores da economia do Espírito Santo. É o estado que mais faz a extração de mármores e granitos, e suas jazidas são as mais abundantes do Brasil.
É composto principalmente de calcita e/ou dolomita. Geralmente, apresenta outros minerais, como quartzo, talco, tremolita, diopsídio ou olivina, que podem ser utilizados para estimar a temperatura e pressão a que a rocha esteve submetida.