A ByteDance foi fundada por Zhang Yiming, um ex-funcionário da Microsoft, e ficou conhecida pela primeira vez por seu aplicativo de notícias Jinri Toutiao ou “Manchetes de hoje”, que estreou em 2012 logo após a fundação da empresa. Toutiao criou feeds de notícias personalizados para cada usuário.
O Kwai foi criado por Hua Su (宿华) e Cheng Yixiao (程一笑). Antes de cofundar o Kwai, Hua Su trabalhou para a Google e para o Baidu como engenheiro de software. A empresa está sediada na capital chinesa, Pequim. Em 2013, o aplicativo atingiu 100 milhões de usuários diários.
O Kwai, mais conhecido na China como Kuaishou, é um aplicativo chinês de criação e compartilhamento de vídeos curtos e tendências. A marca surgiu em 2011 como uma plataforma de compartilhamento de GIFs e, em 2012, passou a ser um aplicativo de vídeos.
O TikTok oferece uma variedade mais ampla de recursos de edição de vídeo do que o Kwai. O aplicativo oferece uma variedade de ferramentas e efeitos que podem ser usados para criar vídeos criativos e profissionais. O Kwai, por outro lado, oferece recursos mais sociais do que o TikTok.
TIKTOK OU KWAI? QUAL DOS DOIS DÁ MAIS DINHEIRO? QUANTO DÁ PRA FATURAR INICIANDO?
Quem veio primeiro Kwai e TikTok?
Aplicativos de vídeos curtos apostam na aproximação com marcas e criadores no Brasil na busca por mais audiência e monetização. Com origem na China, o Kwai foi a plataforma pioneira na utilização de vídeos curtos, porém, com a popularização do formato, outras redes investiram e criaram novas verticais.
A expressão deriva do adjetivo kawaii (pronuncia-se "cauaí"), que no alfabeto kanji significa "a possibilidade do amor". Como expressão cultural, engloba modo de se vestir e uma forma de se comportar marcados pela fofura, inocência, boa educação, delicadeza, infantilidade e graciosidade.
A mente criativa por trás do TikTok é um engenheiro de software chinês com 36 anos, Zhang Yiming. O engenheiro é formado pela Nankai University em Tianjin, China.
O Kwai é um aplicativo de vídeos similar ao Snapchat e TikTok, disponível para iPhone e Android e com recursos de redes sociais. Nele é possível criar um vídeo divertido usando músicas, efeitos e filtros fornecidos pelo próprio app, e compartilhá-los na plataforma ou em outras redes.
A Kuaishou – controladora do aplicativo – não tem poupado esforços para expandir no país. De 2019 para cá, quando desembarcou em terras brasileiras, estabeleceu um plano de investimentos que aplicou R$7 bilhões no mercado nacional.
O Programa de Recompensas do Criador, antes conhecido como Programa Criativo Beta, é um programa de monetização no TikTok criado pela própria plataforma. Ele serve para remunerar criadores de conteúdo por visualizações nos vídeos. Em média, a plataforma chega a pagar US$ 0,15 a cada mil visualizações.
Também de Pequim, vem o Kwai, um app menos conhecido globalmente, mas queridinho dos brasileiros, com mais de 60 milhões de usuários do país conectados diariamente e que, em média, consomem mais de uma hora de vídeos todos os dias.
Fundado na China em 2011, aplicativo surgiu como plataforma de compartilhamento de GIFs. É bem provável que nos últimos meses você tenha se deparado com campanhas publicitárias de um aplicativo que promete dar dinheiro para o usuário que assistir seus vídeos curtos: o Kwai.
A justificativa dos apoiadores do projeto, e do próprio governo, é que a relação da China com a empresa ByteDance poderia criar ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos, em função da coleta de dados dos usuários da plataforma.
Popularidade. Douyin tem 600 milhões de usuários por dia. Como o TikTok, é um aplicativo de vídeo curto. Lançado em 2016, o Douyin foi o principal gerador de dinheiro da ByteDance anos antes do TikTok, arrecadando receita por meio de gorjetas no aplicativo e transmissão ao vivo.
O Musical.ly, um app e rede social musical mudou de nome em 2018 e passou a se chamar TikTok. A mudança se deu por causa da aquisição da desenvolvedora por outra empresa, que fundiu o aplicativo de dublagens a outro similar que se chamava: TikTok.
A kawaii culture, ou cultura fofa, é um movimento cultural que nasceu no Japão em 1960. A ideia desse movimento era ter um modo de vida mais meigo, que fugia dos padrões japoneses na época.