Espaço na Explanada dos Ministérios Dentro dele, existem órgãos como o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por exemplo. O Ibama tem função de polícia ambiental.
Protetor dos animais e das matas, o Curupira também é chamado de Caiçara, Caapora, Pai do Mato, Mãe do Mato, Caipora, Anhangá... Fisicamente, o Curupira é um anão de cabelos vermelhos, com pelos e dentes verdes, muito poderoso e forte.
A conservação de florestas em áreas públicas se dá através do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), criado pela lei 9.985, de 18 de julho de 2000.
Quem cuida dos guardiões da floresta? | Ricardo Affonso Ferreira | TEDxSaoPaulo
Como se chama a pessoa que cuida da floresta?
O viveirista, dentro de suas funções, é um importante ator dentro da cadeia da restauração ecológica. É por meio dele que as sementes, no viveiro, germinam e se tornam mudas de qualidade para serem plantadas em campo.
Ministério do Meio Ambiente: ao Ministério do Meio Ambiente cabe a função de formular, planejar, coordenar, supervisionar e controlar a política nacional e as diretrizes governamentais para o meio ambiente.
Os povos indígenas são caracterizados como “Guardiões da Floresta” por conta de sua atuação enquanto delatores de atividades ilegais em seus territórios. Além de denunciar, muitos deles atuam diariamente em favor de seus direitos e dos direitos das terras em que vivem.
Todo o desmatamento na Amazônia é registrado por satélite, pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes/Inpe). São, em média, 20 mil novos focos por ano. A fiscalização é feita de forma presencial pelo Ibama, que precisa chegar ao local por terra ou pelo ar.
Habitantes tradicionais da floresta amazônica – índios, seringueiros, castanheiros etc. – que baseiam seu modo de vida na extração de produtos como a borracha, a castanha, a balata, os óleos vegetais e outros.
Eles ajudam a gerenciar parques, florestas e áreas naturais, garantindo que o uso seja sustentável. Se você deseja proteger ecossistemas e preservar o planeta para as futuras gerações, essa profissão é ideal para você.
Os técnicos da Prefeitura que avaliam as árvores são Engenheiros Agrônomos, Engenheiros Florestais e Biólogos com amplo conhecimento e capacitados para identificar a espécie, verificar o estado de saúde da árvore, avaliar se há risco de queda, se a mesma está causando danos ao patrimônio ou em situação de emergência ...
Ribeirinhos, quilombolas, indígenas, extrativistas: os chamados Povos da Floresta possuem um modo de vida, com a gestão do território e dos recursos naturais, que garantem que a biodiversidade seja conservada. E é por isso que eles são conhecidos como os defensores da Amazônia e também de outros biomas brasileiros!
Curupira.... é um anão forte de cabelos vermelhos que protege as florestas, matas e animais das agressões do homem. Diz a lenda que ele tem os pés virados para trás para enganar os caçadores. Esse personagem importante do nosso folclore inspirou a criação do Dia do Protetor das Florestas comemorado hoje.
O Ministério do Meio Ambiente tem trabalhado para reforçar o programa de ampliação e criação de unidades de conservação (UC's) nos próximos quatro anos.
Para informar sobre desmatamento, incêndio florestal, denúncia sobre maus tratos ou venda ilegal de animais e todos os demais danos ao meio ambiente que não se enquadram como acidente ambiental, ligue no Linha Verde (0800-618080) ou clique no botão abaixo.
O Ibama é uma autarquia federal, dotada de autonomia administrativa e financeira, vinculada ao MMA. O instituto tem como uma de suas principais atribuições a fiscalização, o monitoramento e o controle ambiental e o exercício do poder de polícia ambiental.
O Ministério Público Federal (MPF), por exemplo, idealizou o Amazônia Protege, que combate o desmatamento ilegal na região. Na iniciativa, o MPF tem a parceria de outros entes do Estado, como o Ibama, o ICMBio e a Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Órgãos executores – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e ICMBio – esses órgãos são vinculados ao MMA e tem a função de proteger a natureza, garantir a qualidade socioambiental e a sustentabilidade, no que se refere ao uso dos recursos naturais.