A igreja em Tessalônica foi fundada por Paulo e seus cooperadores Timóteo e Silas, durante a chamada Segunda Viagem Missionária, em 50 d.C. Deus operou poderosamente por meio de missionários, e muitos se tornaram cristãos.
A igreja dos tessalonicenses surgiu como fruto do trabalho missionário do apóstolo Paulo em companhia de Silas e Timóteo por ocasião de sua segunda viagem missionária (At 15.36-18.23).
Os santos de Tessalônica não entendiam alguns aspectos da Segunda Vinda de Jesus Cristo. Eles temiam que os membros da Igreja em Tessalônica que haviam morrido não pudessem participar das bênçãos da Segunda Vinda.
Depois de pregarem em Filipos (ver Atos 16:12–40), Paulo e Silas seguiram para Tessalônica. Lá, Paulo e Silas trabalharam juntos, mas foram expulsos da cidade por um grupo de líderes judeus (ver Atos 17:1–9).
Nos séculos 16 e 17, houve uma Era de Ouro dos judeus em Tessalônica, que alcançaram um auge de desenvolvimento cultural e econômico. A fama dos rabinos de lá se espalhou por todo o mundo sefardita. Em 1908, os judeus da cidade eram nada menos do que 80 mil, a maioria da população.
1 TESSALONICENSES 4.13-18 - O ARREBATAMENTO DA IGREJA | ESCATOLOGIA BÍBLICA
Por que o apóstolo Paulo foi expulso de Tessalônica?
Alvoroçando as multidões: O mesmo aconteceu em Antioquia da Pisídia (Atos 13:45,50), em Icônio (Atos 14:2,5), em Listra (Atos 14:19) e em Tessalônica (Atos 17:5-8) Esta foi a quinta cidade de onde Paulo foi expulso por uma multidão enfurecida, agitada por líderes judeus invejosos.
Tradicionalmente Tessalônica foi fundada em c. 316 a.C pelo general macedônio Cassandro, que o nomeou em homenagem a sua esposa Tessalônica, filha de Filipe II da Macedônia.
Tessalônica era a cidade mais populosa e próspera na Grécia antiga, no reino da Macedônia, por dois fatores importantes: a cidade foi construída no melhor porto natural no Mar Egeu e estava localizada no principal caminho que ligava Roma à Ásia.
Qual o contexto? Paulo escreveu sua primeira carta à igreja de Tessalônica da cidade de Corinto, por volta do ano 51 d.C., apenas alguns meses depois de ter pregado em Tessalônica durante a sua segunda viagem missionária.
As duas cartas enviadas pelo apóstolo Paulo à igreja de Tessalônica localizada na cidade grega de Tessalônica, região da Macedônia, podem ser classificadas dentro dos primeiros escritos paulinos.
O chamado Massacre de Tessalónica ou Tessalônica foi um episódio de perseguição e violência contra os não-cristãos do Império Romano ocorrido no ano de 388, e que resultou na morte de 300, 500 ou 7000 pessoas, conforme as diversas versões do acontecimento.
Timóteo acompanhou Paulo na evangelização da Galácia, da Macedônia, da Acaia. Paulo o enviou de Atenas a Tessalônica para animar a comunidade perseguida e verificar em que situação se encontrava. As boas notícias trazidas por Timóteo foram a ocasião para Paulo escrever sua primeira carta aos tessalonicenses.
A Chegada de Paulo a Tessalônica Paulo, Silas e Timóteo chegaram a Tessalônica durante sua segunda viagem missionária, por volta de 50-51 d.C. Como era seu costume, Paulo começou a pregar nas sinagogas, apresentando o evangelho aos judeus locais.
Religião: Do ponto de vista religioso Tessalônica era uma típica cidade da época: divindades romanas, divindades locais, cultos mistéricos do Egito e da Ásia Menor. Portanto havia politeísmo e sincretismo. Os judeus estavam presentes, tinham sua sinagoga (1Ts 2,14-16; At 17,2) e foram ativos contra a pregação de S.
Salonica, também conhecida como Tessalónica ou Tessalônica (em grego: Θεσσαλονίκη; romaniz.: Thessaloníki; "vitória sobre os tessálios") é a segunda maior cidade da Grécia e a principal cidade da região grega da Macedônia.
Resumo. Em 380 o imperador Teodósio promulga o edito de Tessalônica no qual reconhece o cristianismo como religião oficial do Império. A esse edito seguem-se outros, sempre reforçando o primeiro, condenando o paganismo e as heresias e punindo até com a perda dos direitos civis aos que não professassem o cristianismo.
É muito provável que a comunidade, em grande parte, fosse formada por escravos, sem direitos de cidadania. Tudo leva a crer, portanto, que os membros da comunidade de Tessalônica eram pessoas empobrecidas e sofridas, vivendo na periferia, em “extrema pobreza” (2Cor 8,2).
Jasão de Tarso, também Jasom, é um dos Setenta Discípulos. Ele aparece no Novo Testamento em Atos 17, quando sua casa foi utilizada como refúgio para Paulo, Silas e Timóteo, na Tessalônica.
MODELO DE FÉ ATUANTE – O Rev. Stott declara que “os tessalonicenses eram exemplos de uma fé que envolvia a totalidade da pessoa, levando-a a um novo modo de viver”. Eles testemunhavam acerca de uma fé operosa, que produziu uma mudança radical. Abandonaram aos ídolos e serviam ao Deus vivo e verdadeiro.
Em qual viagem missionária Paulo fundou a igreja de Tessalônica?
Tessalônica Paulo pregou aqui durante a sua segunda viagem missionária. Seu grupo missionário partiu para Bereia, depois que os judeus ameaçaram a sua segurança (At. 17:1–10).