Outra crença popular afirma que, como as meninas produzem mais hormônios, suas mães vão sofrer com mais enjoos matinais. Porém, na verdade, esse é um sintoma que pode variar de mulher para mulher e até mesmo de gestação para gestação.
“Sintomas como a presença de enjoos, os desejos maternos, a frequência cardíaca fetal e, principalmente, o formato da barriga, não têm ligação com o sexo do bebê e isso pode variar em todas as gestações”, explicou o médico. Portanto, não há sintomas que indiquem se o bebê é menino ou menina.
Com quantas semanas é possível saber se é menino ou menina? Isso depende do método de avaliação escolhido. No caso da sexagem fetal, o exame pode ser realizado a partir da 8ª semana de gestação. Já o ultrassom só é capaz de identificar o sexo do bebê, em média, a partir da 12ª semana.
Sintomas de gravidez: Diferenças entre menino e menina
Qual a gravidez que dá mais sono?
Geralmente, a fase da gravidez que dá mais sono é entre o primeiro e o terceiro trimestres. Durante o primeiro trimestre, o corpo da mulher passa por alterações físicas e hormonais, especialmente o aumento da progesterona, logo no início da gravidez, para que o feto se desenvolva com saúde.
Se o casal tiver relação no dia da ovulação ou até um dia depois, a maior chance é a de que venha a ser um menino. Se tiver relação antes da ovulação, a maior chance é a de nascer menina. Justifica-se pela suposição de que os espermatozóides Y, sendo mais leves e mais rápidos que os X, e atingiriam o óvulo antes.
Se oscilar para a frente e para trás, é um menino. Os enjoos matinais significam que será uma menina. Diz-se que aquelas que não têm estes enjoos terão um menino.
Não há provas científicas sobre quem mexe mais cedo na barriga da mãe, meninos ou meninas. Na verdade, cada bebê é diferente e seu desenvolvimento é único. Não existe uma regra geral que possa definir o sexo do bebê com base nos seus movimentos fetais.
Como saber se é menino ou menina pelos batimentos cardíacos?
Diziam os antigos: se a frequência cardíaca do seu bebê for maior que 140 batimentos por minuto, o bebê é feminino. Freqüência cardíaca abaixo de 140 bpm significa que é um menino. É difícil resistir a um teste tão fácil.
O melhor é confirmar o sexo do bebê por exames - como sexagem fetal ou ultrassom -, que dirão com precisão se você terá uma menina ou um menino. De toda forma, não deixe de fazer o nosso teste, que está ao final da página, e conte para gente se o resultado deu certo!
Quantas semanas dá pra ver a genitália do bebê está formado?
A ultrassom pode ser feita, com maior precisão para identificar o sexo, a partir de 13 semanas, que é quando se visualiza melhor. Na 13 semana a genitália do bebê já está formada e é quando é possivel visualizar se será um menino ou a menina.
A fadiga, mesmo a fadiga extrema, é um sinal precoce de gravidez que quase todas as mulheres experimentam no primeiro trimestre. Também é muito normal no terceiro trimestre, afetando cerca de 60% de todas as mulheres grávidas.
Quem mexe mais rápido na barriga da mãe menino ou menina?
Mexer mais cedo na barriga não indica se o bebê é menino ou menina. Não há evidências de que o momento em que os movimentos fetais são notados tenha alguma relação com o sexo do bebê, que somente pode ser identificado com precisão por meio de exames.
Além disso, a concentração de HCG é maior em gravidez de menina que de menino, o que explica mais enjoos e náuseas em gravidez de meninas (confira AQUI estudo). Contudo, aquele “nojo” de certos alimentos no primeiro trimestre de gestação, isso independe do sexo do bebê (confira AQUI estudo).
Quais as diferenças no corpo da gestante? Na segunda gestação a barriga cresce mais rápido, a ponto de com 10 semanas a gestante parecer estar com 4 meses de gestação. Isso é comum porque a musculatura abdominal está mais relaxada após a primeira gravidez.
No entanto, alguns meses pontuais já tiveram mais nascimentos de meninas. Entre setembro e dezembro de 2019, por exemplo, nasceram mais bebês do sexo feminino durante os quatro meses seguidos.
Analisando as estatísticas, as chances de se ter um menino ou uma menina são quase as mesmas e não há evidência médica sugerindo que podemos influenciar nisso.
Se a concepção ocorrer durante a Lua crescente, o casal terá uma menina. Já se for na fase de Lua minguante, será um menino. Além disso, acredita-se que nascem mais meninas na transição da Lua minguante para nova e mais meninos na virada da crescente para a cheia.
Geralmente, os primeiros movimentos, conhecidos como "chutes" ou "chutinhos", são sentidos entre a 18ª e a 25ª semana de gravidez. O momento exato pode variar de mulher para mulher e de gestação para gestação.
Tem como confundir menino com menina no ultrassom?
O seu obstetra pode ver o tubérculo genital fetal, que não é exatamente o genital do bebê. A chance de erro do primeiro ultrassom na hora de identificar o sexo do bebê é de 20%, porque vai depender muito da posição do bebe.
O batimento cardíaco infantil considerado normal varia de acordo com a idade de 100 a 205 bpm, para um bebê recém nascido, até 60 a 100 bpm, para um adolescente aos 13 anos de idade acordado e em repouso.
Geralmente, a partir da sexta semana de gravidez, por meio de um exame chamado ultrassonografia obstétrica (realizada pela via transvaginal), é possível escutar o som mágico do coraçãozinho batendo.