O futebol foi inventado na Inglaterra no século XIX. A história do futebol não é tão antiga, tendo o esporte surgido como o conhecemos hoje na Inglaterra em meados do século XIX. A fundação da Football Association, em 1863, é considerada o marco que deu origem ao esporte.
O vestígio de prática similar ao futebol mais antigo do qual se tem conhecimento remonta à China de 3000 a.C. Mas os registros históricos não remetem apenas aos chineses. Existem evidências de esportes semelhantes ao futebol sendo praticado por japoneses, egípcios, além de gregos e romanos antigos.
Porém, foi na Inglaterra que o futebol realmente começou a tomar forma. Tudo começou em 1863, quando duas associações de jogos de bola (futebol association e futebol tipo rugby) se separaram, porque os partidários do "rugby" não aceitavam um jogo em que era proibido segurar a bola com as mãos.
O desporto foi criado em Florença, e por isso, chamado de calcio fiorentino. As regras só foram estabelecidas em 1580, por Giovanni di Bardi. O jogo passou a ser arbitrado por dez juízes, e a bola podia ser impulsada com os pés ou as mãos, e precisava ser introduzida numa barraca armada no fundo de cada campo.
A questão era sobre duas práticas esportivas da China e da Roma antigas que inspiraram o que conhecemos hoje como o futebol: o Harpastum e o Tsu Chu. O futebol moderno surgiu na Inglaterra. No entanto, ele é resultado de influências mais antigas que tinham jogos com bola e divisão de quadra.
Os chineses foram os primeiros a ter práticas que remetem ao futebol, como chutar bolas para dentro de baliza, no século III a.c. É dito por estudiosos que soldados praticavam um animado jogo com crânios de seus inimigos.
O futebol foi inventado na Inglaterra no século XIX. A história do futebol não é tão antiga, tendo o esporte surgido como o conhecemos hoje na Inglaterra em meados do século XIX. A fundação da Football Association, em 1863, é considerada o marco que deu origem ao esporte.
Ouça o texto abaixo! O futebol, esporte que é considerado a paixão nacional e, sem dúvidas, o mais popular do mundo, começou a ser praticado na Inglaterra, no século XVII. À época, o esporte não tinha o formato que tem hoje e tampouco era chamado de “futebol”. Isso só aconteceu décadas depois, com a criação das regras.
De acordo com algumas pesquisas, o futebol tem suas primeiras manifestações na China, por volta de 2500 a.C. De acordo com essa corrente, os soldados se divertiam com o crânio de seus inimigos decapitados em um animado jogo. Em contrapartida, outros estudiosos atribuem a invenção do futebol à civilização maia.
Em 1836, Charles Goodyear patenteou a borracha vulcanizada e, em 1855, projetou e produziu a primeira bola de futebol com esta borracha. Em 1862, H. J. Lindon desenvolveu uma bola inflável, de borracha, que se conservava dura e oval, com o formato alongado da bola usada no jogo de rugby.
Quando ganhou seu primeiro registro em nossa língua, em 1889, a palavra futebol era escrita de uma forma esquisita, foot-boll, que deixava entrever quase perfeitamente o original football, termo nascido, como o próprio jogo, na Inglaterra.
Entre 2000 e 1500 a.C., na China, foi inventado o tsu-chu como um exercício militar. Doze jogadores de cada lado tinham por objetivo chutar um crânio do adversário, mais tarde uma bola de couro, entre duas estacas de bambu. Uma variação do tsu-chu foi importada para o Japão com o nome de kemari.
Se você é brasileiro, pode conhecer a dimensão que o futebol ganha no mundo esportivo. Mas, não é só no Brasil que o esporte é tão relevante. Estimativas apontam que bilhões de pessoas ao redor do mundo praticam o futebol, tornando-o o mais popular do mundo.
Ainda que de origem britânica, o Brasil ganhou o título de “país do futebol”, isso devido à paixão que o esporte despertou no brasileiro e a facilidade com qual ele se tornou parte da cultura do nosso país.
Qual é o nome do homem que trouxe o futebol para o Brasil?
O esporte chegou ao Brasil em 1894, trazido por Charles Miller, um jovem filho de ingleses que chegou a São Paulo após realizar seus estudos na Europa. Charles trouxe consigo bolas e as regras para a prática do futebol no país.
Alguns historiadores afirmam que as primeiras manifestações esportivas aconteceram na Grécia Antiga, enquanto outros acreditam que, antes que o esporte se tornasse uma atividade comum, os guerreiros divertiam-se com a cabeça de um dos vencidos na guerra, e esse hábito grotesco evoluiu para práticas esportivas.
O futebol é um esporte cujo campo de grama apresenta 105 metros de comprimento por 68 metros de largura, uma padronização da Fifa. Duas equipes compostas por 11 jogadores disputam uma partida em que o objetivo é marcar o máximo possível de gols.
Formavam-se duas equipes com oito jogadores e o objetivo era passar a bola de pé em pé sem deixar cair no chão, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no campo. As estacas evoluíram para o que conhecemos hoje como trave, onde se marca o gol.
1864 no futebol: A primeira partida de futebol com as 14 regras do jogo é disputada (9 de janeiro). 1867 no futebol: Youdan Cup, a competição de futebol mais antiga do mundo, é realizada com 12 times em Sheffield, Inglaterra (16 de fevereiro a 5 de março; 9 de março no jogo de terceiro lugar).