QUEM DEVE REALIZAR O TREINAMENTO DE NR10? O treinamento de NR10 é obrigatório para profissionais e funcionários que de alguma forma irão interagir em instalações ou serviços com eletricidade, os mais comuns são profissionais eletricistas, eletrotécnicos, eletromecânicos e engenheiros eletricistas.
A NR-10 é aplicável em todas as atividades que envolvam a geração, transmissão, distribuição e consumo, bem como as etapas de projeto, construção, montagem, operação, e manutenção das instalações elétricas e de suas proximidades.
Os assuntos de eletricidade podem ser dados por profissionais da área elétrica, mesmo que não sejam especializados em segurança (eles possuem habilitação legal para isso).
#SextouComNR – Tudo que você precisa saber sobre a NR-10 - Serviços em Eletricidade
Quem pode assinar laudo NR 10?
Quem pode assinar/emitir o laudo de elétrico da NR10? O laudo elétrico de NR10 somente pode ser emitido por um profissional legalmente habilitado, ou seja, Engenheiro Eletricista.
Por formação esses profissionais são: – Engenheiro Eletricista; – Eletrotécnico; – Eletricista: Curso de formação de mão de obra desde que o curso seja dado por instituição credenciada no MEC.
Segundo a NR 10, a responsabilidade pela autorização é do empregador, que deve garantir que todas as condições de segurança estejam atendidas antes de permitir que o trabalhador realize qualquer atividade com eletricidade.
A norma regulamentadora 35 determina que o curso NR35 somente poderá ser ministrado por instrutores com capacidade comprovada no que diz respeito às normas de segurança, proteção e ações que priorizem a integridade física dos trabalhadores que exercem funções em alturas superiores a 2 metros.
A NR 10 prevê que o treinamento Básico deve possuir, no mínimo, 40 horas de conteúdo programático. Já o de Reciclagem deve ter a carga horária e o conteúdo de acordo com a necessidade que o motivou, conforme vimos no levantamento do item anterior.
O treinamento de NR10 é obrigatório para profissionais e funcionários que de alguma forma irão interagir em instalações ou serviços com eletricidade, os mais comuns são profissionais eletricistas, eletrotécnicos, eletromecânicos e engenheiros eletricistas.
Com isso, a NR-10 foi revisada pela Portaria SSMT n° 12, de 6 de junho de 1983. A principal alteração dessa primeira revisão diz respeito à inclusão da referência às normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, supletivamente, às normas internacionais vigentes.
A Norma Regulamentadora NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança dos trabalhadores que direta, ou indiretamente, interajam em instalações elétricas ...
O instrutor de nr10 também atende a esses critérios é qualificado e habilitado. Ou seja, é necessário esse profissional habilitado com formação na área elétrica para responder pelo treinamento da NR 10. A MA consultoria é hoje uma das maiores empresas de treinamentos, presenciais e online.
O treinamento NR-10 deve ser realizado antes que o trabalhador inicie suas atividades com eletricidade. A norma estabelece uma carga horária mínima de 40 horas para o treinamento e oito horas para cursos de reciclagem.
A legislação vigente estabelece que treinamentos obrigatórios ou essenciais para o desempenho da função do empregado fazem parte do tempo de serviço. Portanto, o tempo dedicado a esses treinamentos é considerado horas efetivas de trabalho e está sujeito à remuneração normal.
O certificado e o laudo NR12 apenas podem ser emitidos por profissionais capacitados da área da engenharia. No caso de máquinas e equipamentos elétricos, instalações elétricas e qualquer outra parte que envolva eletricidade, o profissional qualificado é um engenheiro eletricista.
É uma autorização concedida pelo credor, que informa ao cartório que o devedor efetuou o pagamento da dívida, e está autorizado a cancelar o protesto mediante o pagamento das despesas cartorárias.
Essa primeira página deve ser assinada pelo(a) pesquisador(a) responsável e entregue à instituição coparticipante, junto com a segunda página já preenchida.
R$ 379,90. O Combo dos cursos NR-10 Básico + SEP é voltado aos profissionais que trabalham direta ou indiretamente com Alta Tensão, já que necessitam fazer o curso NR-10 Básico antes de fazer o de SEP. Estes cursos têm validade de 2 (dois) anos.
Como obter o Certificado NR 10? Para obter o Certificado NR10, é necessário atender aos requisitos e critérios estabelecidos pela norma e realizar um curso de capacitação em NR10 oferecido por instituições credenciadas.