Malandros, também chamados Pernambucanos, são uma linha de trabalho de entidades de Umbanda, cujo maior representante é Zé Pelintra. Zé Pretinho, um representante da falange dos Malandros. Malandro da Lapa. Tem raízes no estado de Pernambuco.
Mulher de temperamento forte, conhecida pela malandragem e pela vida noturna na Lapa. Poderíamos estar falando tanto de Maria Navalha (Olivia Araujo), personagem de Fuzuê, quanto de outra homônima, mais antiga e bem mais sagrada.
A navalha que ela utiliza é o símbolo da malandragem, pois além de identificar os malandros, serve para cortar, separar e aparar o mal que está dentro e fora dos seres. 🎵♦️♠️Isso não é mulher. É uma tentação. Isso não é mulher.
Muitas vezes, eles não usam esse poder persuasivo, mas quando decidem usá-lo, podem causar grandes estragos. Quais são os nomes masculinos dos Malandros? Nomes masculinos: Zé Pilintra, Zé da Luz, Zé Malandro, Camisa Preta, Zé do Coco, Sete Navalhas, entre outros.
Malandros são GUIAS DE TRABALHO como todos os outros, como Caboclos, como Pretos-Velhos, como Baianos e assim como esses guias, os Malandros possuem regência e amparo diretamente de Orixás, ou seja, eles “baixam” nos terreiros para trabalhar!
AS MALANDRAS - Quem são? Forma de atuação, elementos de trabalho e mais
Quem é o chefe dos malandros?
Malandros, também chamados Pernambucanos, são uma linha de trabalho de entidades de Umbanda, cujo maior representante é Zé Pelintra. Zé Pretinho, um representante da falange dos Malandros.
Seu coração foi libertado", disse a mãe-de-santo, se curvando. Pombagira Cigana das Sete Facadas retribuiu o cumprimento e, gargalhando, se pôs a dançar no centro do salão.
Com um teor alcoólico de 6,6% ABV, a Maria Navalha é uma cerveja que equilibra a potência com a elegância, permitindo que você desfrute de sua riqueza sem ser sobrecarregado. É uma cerveja para ser apreciada lentamente, enquanto desvenda seus segredos e nuances, acompanhada de boa companhia ou momentos de contemplação.
É viver uma experiência única e desafiadora. Significa estar conectado com a energia e os ensinamentos dessa entidade protetora, canalizando suas características de coragem, determinação e astúcia para lidar com os desafios da vida.
Ex-cantora da Lapa, ficou famosa não apenas por seu talento, mas também por sua personalidade explosiva. Carismática, irônica e combativa, tem na paternidade de Luna (Giovana Cordeiro) seu grande mistério e maior ponto de virada em sua história.
Como a energia de Maria Navalha se manifesta na vida cotidiana? Pode manifestar-se através de intuições, proteção contra energias negativas e superação de desafios com sua orientação.
“São mulheres que se colocam contra uma moralidade, contra um padrão de comportamento”, é como Aniele define as malandras. Ela completa dizendo que “esse lugar social é um lugar de rebeldia e indisciplina. É uma figura bastante indisciplinada se a gente pensar nesses padrões morais”.
Ela não aceita falsidade, ela é do pavio curto, mas é sincera e tem bom coração. Um de seus animais principais é o búfalo, animal que se transfigura em suas lendas.
Conhecida por sua forte energia e poder de sedução, Maria Navalha é considerada uma protetora e uma guia espiritual nas questões do amor e do desejo. Este perfume, é ideal para ser usado em rituais de Umbanda e Candomblé, assim como para atrair amor, prosperidade e proteção espiritual.
Atua em defesa dos filhos de fé do terreiro e dos que precisam de ajuda, principalmente em situações que envolvem crianças e adolescente. Traz grande atuação com justiça e ajuda quem precisa de paz. Seus trejeitos são suaves e delicados, assim como o sorriso em seu rosto. Mas não se engane pelo seu jeito doce.
É considerado o espírito patrono dos bares, locais de jogo e sarjetas, embora não alinhado com entidades de cunho negativo, é uma espécie de transcrição arquetípica do "malandro".
Zé Pilintra foi assassinado com uma punhalada nas costas, traiçoeiramente, lógico. Tinha que ser pelas costas, porque pela frente ninguém tinha coragem de enfrentá-lo. Não se sabe ao certo quem o matou. Alguns dizem que foi uma mulher enciumada, outros dizem que foi atingido por um desafeto.
De fato, a macumba carioca é a grande responsável pela popularidade de Seu Zé Pilintra, considerado o rei da malandragem, das ruas e madrugadas. Como bom malandro, gosta de andar de bar em bar, das mesas de carteado, da boa bebida e das sombras das encruzilhadas, onde trabalham suas protegidas, as damas da noite.