Aserá é identificada como rainha consorte do deus sumério Anu e do deus ugarítico El, as mais antigas divindades de seus respectivos panteões, bem como era consorte de Javé, Deus de Israel e Judá. Seu papel de consorte lhe rendeu um alto posto no panteão dos deuses ugaríticos.
Mulher de Deus é aquela que por sua súplica, oração e fé alcança a graça de gerar filhos para obediência, filhos que são escolhidos e separados para uma grande obra, assim como foi Sara que gerou Isaque, Rebeca que gerou Jacó, Raquel que gerou José, Ana que gerou Samuel, Rute que gerou Obede, Eunice que gerou Timóteo, ...
“Ela foi uma poderosa divindade, a mulher do Deus chefe El”. À BBC News Brasil, por e-mail, a pesquisadora definiu Asherah como “o antigo nome hebraico de uma importante deusa adorada em várias culturas levantinas [Levante é uma ampla área do Oriente Médio] no segundo e primeiro milênios a.C.”.
Nos textos ugaríticos, Asherah (ou seja, Atirat ou 'Elat) é a mãe dos Deuses, simbolizando a Deusa do amor, do sexo e da fertilidade. Também foram escavados vários pingentes ugaríticos que retratam uma Deusa, provavelmente Atirat/ 'Elat.
Lilith foi uma deusa originária da mitologia mesopotâmica associada a doenças e mortes. Diversos povos mesopotâmicos acreditavam nela. Sua lenda influenciou a cultura judaico-cristão, principalmente no início da Idade Média. Nas versões judaicas e cristãs da Alta Idade Média, ela foi a primeira mulher criada por Deus.
Aserá é identificada como rainha consorte do deus sumério Anu e do deus ugarítico El, as mais antigas divindades de seus respectivos panteões, bem como era consorte de Javé, Deus de Israel e Judá. Seu papel de consorte lhe rendeu um alto posto no panteão dos deuses ugaríticos.
Como Jesus Cristo passou a ser representado como um europeu branco. Pode ser até que haja discordâncias sobre Maria Madaleta ter sido esposa ou não de Jesus, mas é unânime que ela foi, ao menos, uma grande companheira do profeta.
Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Com efeito, não recebestes um espírito de escravos, para recair no temor, mas recebestes um espírito de filhos adotivos, pelo qual clamamos: Abba! Pai! O próprio Espírito se une ao nosso espírito para testemunhar que somos filhos de Deus.
Companheira. Antes do monoteísmo imperar, textos antigos indicam que Deus tinha uma esposa. Asherah (ou Aserá), parceira de Javé, era apresentada como uma divindade que se sentava ao lado do marido e tinha uma estátua em sua homenagem em um templo em Jerusalém.
Ele fez isso por motivos políticos, para formar alianças com os reis vizinhos, e também por paixão carnal. Ele chegou a ter 700 esposas e 300 concubinas. Deus deixará de abençoar um cristão que não paga dízimo?
A ideia de Asherah como mulher de Deus se confirma por achados arqueológicos que vão além de sua representação imagética. Conforme conta McClellan — e também mostra Stavrakopoulou no documentário —, antigas inscrições hebraicas foram descobertas em escavações com textos que mencionam Javé “e a sua Asherah”.
Segundo o professor André Chevitarese - do Instituto de História da UFRJ e da Unicamp -, não há evidência sobre a vida conjugal de Jesus, nem mesmo a Bíblia faz qualquer menção.
Mariæ], entendemos que os irmãos do Senhor são primos do Salvador, filhos de Maria, tia de Cristo, a qual é chamada mãe de Tiago Menor, de José e de Judas, que em outro evangelho são chamados irmãos do Senhor. Ora, que os primos sejam chamados irmãos, toda a Escritura o demonstra'.
Quem foi a esposa escolhida por deus para Salomão?
Naamá foi a esposa do rei Salomão e mãe de seu herdeiro, Roboão. Ela era uma amonita e foi a única esposa de Salomão a ser mencionada pelo nome na Bíblia Hebraica.
Nas Escrituras Sagradas, há muitas histórias registradas sobre mulheres, dentre as quais podem-se destacar Maria, Eva, Sara, Rebeca, Lia (ou Leia), Raquel, Miriã, Raabe, Débora, Jael, Noemi, Rute, Ana (mãe de Samuel), Abigail, Hulda, Ester, Judite, Ana (a profetisa), Isabel, Maria Madalena, Febe, Priscila, dentre ...
Mas por que dizemos que Nossa Senhora é Rainha do Céu e da Terra? Vamos entender isso juntos! Além disso, Jesus é o Rei do Universo, e sendo assim, Sua Mãe, pura e imaculada, também é Rainha.
Definição. Baal (também conhecido como Ba'al) é um deus cananeu-fenício da fertilidade e do clima, especificamente das tempestades. No entanto, o nome também era usado como um título, significando “Senhor”, e era aplicado a várias divindades diferentes em todo o antigo oriente Próximo.