Na mitologia grega, Anfitrite, uma deusa do mar, era filha de Nereu ou de Oceano, e esposa de Posêidon. Tritão, filho de Posêidon e Anfitrite, era um deus violento, comumente representado com uma concha marinha na mão.
É esposa de Posídon e deusa dos mares. A princípio, se recusou a unir-se ao deus, se escondendo nas profundezas dos oceanos, em um lugar conhecido apenas por sua mãe. Acabou cedendo às investidas de Posidão, se tornando rainha dos oceanos. É representada portando um tridente, símbolo de sua soberania sobre os mares.
Da União de Poseidon com a Medusa, nasceram o gigante Crisaor e o cavalo alado Pégaso. No entanto, com sua mulher oficial, a nereide Anfitrite, Poseidon não teve descendentes.
Poseidon foi casado com uma nereida chamada Anfitrite, e dessa união nasceram Tristão, um ser parte homem e parte peixe; e Cimopleia, uma ninfa. Os mitos ainda mencionam que Poseidon teve inúmeros filhos e filhas de envolvimentos fora de seu casamento.
Poseidon e Anfitrite: Como o Deus dos Mares Conquistou sua Esposa - Versão Animada
O que Zeus fez com Hefesto?
Outra versão aponta que foi Zeus quem lançou Hefesto do alto do Olimpo, e ele teria caído em Lemnos, um dia depois. Isso porque Zeus irritou-se porque Hefesto resgatou Hera, sua mãe, aprisionada pelo próprio marido. Essa versão traz que Hefesto ficou deformado e coxo por conta do impacto com o chão.
Hefesto era casado com Afrodite, a deusa mais bela do Olimpo, mas foi traída por ela várias vezes, sendo o caso dela com Ares o mais conhecido. Ele era um exímio escultor e artesão, produzindo vários objetos de grande utilidade em sua oficina.
Hera ficou conhecida como a deusa grega das mulheres, dos casamentos, da família e dos nascimentos. Era a rainha dos deuses, pois era casada com Zeus. Hera era uma deusa respeitada entre os gregos, e existiam estátuas, santuários e templos em sua homenagem espalhados pela Grécia.
Respiração anfíbia. Anfitrite pode respirar embaixo d'água por causa das suas guelras, mas também pode respirar sobre a superfície sem nenhuma dificuldades.
Na maioria das versões do mito, enquanto Medusa esperava um filho de Poseidon, deus dos mares, teria sido decapitada pelo herói Perseu (semi-deus), que havia recebido do rei Polidetes de Sérifo a missão de trazer sua cabeça como presente.
Medusa teria sido punida por Atena por ser muito vaidosa, o que incomodava a deusa, mas também teria sido punida por profanar o templo de Atena depois de ter mantido relações com Poseidon, o que fez com que passasse a ter as características pelas quais é conhecida.
Zeus retornou para resgatar os seus irmãos, fazendo com que seu pai os vomitasse (eles estavam em perfeito estado porque eram deuses, portanto, imortais). Assim, Zeus resgatou Poseidon, Héstia, Deméter, Hades e Hera.
Os mitos gregos também narram que Zeus casou-se duas vezes, sendo que suas duas esposas foram Métis e Hera. A mitologia narra que Hera, deusa do casamento e protetora das mulheres e do parto, era extremamente ciumenta e punia quem se envolvesse com seu marido.
Outro mito que envolve Atena menciona sua disputa com Poseidon pelo direito de ser a patrona da cidade de Atenas. Nesse pleito, ela ofereceu uma oliveira para os atenienses, enquanto Poseidon ofereceu uma fonte de água salgada e um cavalo. Os atenienses escolheram Atena como sua protetora.
Hefesto casou-se com Afrodite como parte de uma promessa de Hera após ter sido resgatada pelo filho das correntes que a aprisionavam. Outras versões apontam que o casamento se deu como forma de evitar desentendimentos entre os deuses pela deusa da beleza e do amor.
Qual foi o fim de Afrodite? Assim como sobre o nascimento, o fim de Afrodite também é cercado de histórias. Por ser uma deusa, ela não poderia morrer, mas alguns poetas afirmam que, ao ver seu amante Adônis ferido,a deusa teria corrido para socorrê-lo e teria se ferido no espinho de uma rosa.
Polifonte era uma jovem trácia que rejeitou Afrodite e foi para as montanhas fazer esportes com Ártemis. Mas Afrodite teve sua vingança: a deusa com raiva fez com que a jovem se apaixonasse por um urso.