A CBF não contabiliza duelos entre as seleções olímpicas. Isso faz com que, ao final, haja uma divergência nos números. Para ambos, foram disputadas 108 partidas: os argentinos consideram que estão à frente no histórico (42 x 40), enquanto os brasileiros dizem o contrário (43 x 39).
Com os resultados dos últimos amistosos, a Seleção Brasileira ultrapassou a Inglaterra e, agora, só está atrás de Argentina, França e Bélgica na lista de equipes internacionais. A atualização do ranking foi divulgada pela entidade nesta quinta-feira (20).
A Fifa divulgou nesta quinta-feira (15) a primeira atualização do ranking mundial de seleções masculinas de 2024. Mantendo a liderança desde o ano passado, a Argentina, atual campeã do mundo, segue no topo da lista. A Seleção Brasileira ocupa o quinto lugar.
A Argentina venceu a Colômbia neste domingo por 1 a 0, na prorrogação, gol de Lautaro Martínez, e se tornou a maior vencedora da história da Copa América, agora com 16 títulos. Os argentinos deixaram para trás o Uruguai, que tem 15. veja a lista na tabela abaixo. O Brasil vem em terceiro no ranking, com nove títulos.
Como já dissemos, uma boa parte da explicação sobre a presença do Uruguai como “rival” da Argentina e do Brasil, a despeito da distância entre os resultados agregados obtidos, pode dever-se, de forma bastante intensa, a alguns resultados marcantes em confrontos diretos decisivos.
Se a estreia em clássicos no estádio não foi boa, o segundo jogo marcou a maior goleada no confronto quando disputado no Rio. Liderados pelo santista Pepe, que marcou duas vezes, o combinado brasileiro venceu a Argentina por 5 a 1, em 1960. Chinesinho, Pelé e Delém fecharam a conta.
Segundo números oficiais da FIFA, Brasil e Argentina se enfrentaram um total de 109 vezes. A seleção brasileira leva a melhor com 42 vitórias contra os principais rivais, que venceram 40 vezes e empataram em outras 27 ocasiões.
Além destes dados, a Folha de S. Paulo, em 2019, fez uma pesquisa histórica, atualizada pela GOAL. Segundo os dados, as seleções se enfrentaram 113 vezes, nas quais o Brasil venceu 44, a Argentina 43 e 26 terminaram com o empate.
O Brasil é apontado como o segundo favorito, com 23,3% de chances de ser campeão. A maior surpresa são os Estados Unidos, com 7,1% de chances - a quarta seleção com maior probabilidade. A Copa América começa nesta quinta-feira. O jogo de abertura será entre Argentina e Canadá, às 21h (de Brasília), em Atlanta.
“A rivalidade dos brasileiros com a Argentina se dá, basicamente, como o resultado de uma característica cultural, até mesmo de costumes, por assim dizer”, conta Doratioto. A expansão dos contextos políticos nos últimos séculos transborda para os esportes, não somente o futebol.
A rivalidade entre Argentina–Brasil no futebol é uma rivalidade desportiva entre as seleções nacionais de futebol da Argentina e do Brasil. É considerado por muitos um dos maiores clássicos do mundo devido à intensa rivalidade entre ambas as equipes e seus torcedores.
Argentina amplia vantagem para o Brasil como maior campeã da Copa América; veja lista de títulos. A Argentina não só conquistou o bicampeonato da Copa América, ao vencer a Colômbia na final deste domingo (14), como também se isolou como maior campeã e abriu sete títulos de vantagem para o Brasil.
Quem tem mais Libertadores no Brasil ou Argentina?
Mas a turma brasileira na Libertadores desta temporada também supera a argentina olhando para o passado da competição mais importante do continente. São 14 títulos dos sete times do Brasil contra nove dos cinco argentinos. Em jogos, a folga também é grande: 1.062 contra 781. Assim como em participações: 111 contra 87.
Já a Argentina tem um triunfo por 6 a 1 sobre o Brasil em 1940,. em amistoso disputado na capital Buenos Aires. Fora da Argentina, a maior vitória contra a Seleção Brasileira foi de 5 a 1, também em amistoso, mas este disputado em 1939, também na casa do Vasco. Em finais, melhor também para a Seleção Brasileira.