Rudolf Laban, também conhecido como Rudolf Von Laban, nasceu em 15 de dezembro de 1879, em Pressburg, Áustria-Hungria, atual Bratislava, Eslováquia. Bailarino e coreógrafo, Laban é considerado o maior teórico da dança do século XX e é conhecido como o pai da dança-teatro.
As danças-corais labanianas foram uma forma de dança coletiva que o coreógrafo propunha como meio de resgate de um sendo de comunidade e que ocupava um lugar essencial em seu projeto de difusão da linguagem da dança.
Foi criada pelo coreógrafo e educador Rudolf Laban, considerado um dos revolucionários da dança. No começo, a prática era realizada em locais comunitários. Onde pessoas se reuniam para fazê-la, reunindo o canto e a dança de maneira criativa e variada.
O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, em que as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.
O canto coral surgiu no Brasil ainda no período colonial, sob influência da corte européia. Na época, os cânticos para as missas nas igrejas já eram inspirados em músicas elaboradas para grupos vocais das congregações existentes.
Segundo definição do Dicionário Aurélio Coro ou Grupo Coral é um grupo musical composto de cantores, profissionais ou não, que são classificados conforme a tessitura de suas vozes.
Que é necessário para se criar uma coreografia de dança coral?
Para criar uma coreografia de dança coral, é necessário compreender a música, colaborar na escolha de movimentos que expressem a narrativa da música e coordenar a sincronização dos dançarinos.
A prática do canto coral inclui o estudo de ritmo, timbre e voz. A história da música e a leitura em outras línguas completam esse leque de aprendizado, já que o repertório do canto coral é bastante vasto. Diferentemente de estudar música a sós, cantar com outras pessoas desenvolve a musicalidade e estimula o convívio.
A Dança no Brasil é o resultado da fusão dos costumes indígenas, africanos e portugueses. A maneira de se movimentar dos indígenas e africanos era bem diferente daquela que os europeus conheciam. Os africanos escravizados dançavam para honrar seus orixás e aquela forma de mover o corpo escandalizava os portugueses.
As evidências mais antigas de dança remontam a pinturas rupestres encontradas em cavernas na Índia e na África, datadas de cerca de 9.000 anos atrás. Essas pinturas retratam figuras humanas em poses dançantes, sugerindo que a dança já era uma forma de expressão artística e social na antiguidade.
O samba é a primeira coisa que vem à mente quando o assunto é dança brasileira. Existem muitos significados diferentes no samba que o tornam significativo para o Brasil e sua cultura.
Foi uma das introdutoras da dança educativa moderna no País, divulgando os princípios de Dalcroze e Laban. Dedicou-se especialmente à difusão dos ensinamentos de Rudolf Laban no Brasil, oferecendo formação prática e teórica na Teoria de Movimento de Laban a educadores, psicólogos, dançarinos, coreógrafos e atores.
A Kinesfera ou Cinesfera é a possibilidades de movimentos do nosso corpo no espaço sem que haja um deslocamento. é tudo que podemos alcançar, sem nos deslocarmos, com todas as partes do corpo, perto ou longe, grande ou pequeno, com movimentos rápidos ou lentos etc. Podemos estudar a Kinesfera a partir o ICOSAEDRO.
Neste sentido, o método de Laban defende a indissociabilidade en- tre teoria e prática, ou seja, o corpo é o lugar do conhecimento; é no corpo que se dão os aprendi- zados e as percepções do mundo.
Tendo como objeto de estudo a Dança-Coral e os Coros de Movimento labanianos, o artigo parte da seguinte pergunta: as práticas de coralidade desenvolvidas por Rudolf Laban, sobretudo durante a década de 1930 na Alemanha, podem ser lidas como uma dança de massas?
Além de trabalhar atributos morais, éticos e físicos, ela também auxilia na memória, criatividade, desinibição, autoconhecimento, autoestima, comunicação, relações interpessoais, auxilia na compreensão de culturas, estimulando a espontaneidade e criatividade.
Quem comanda o coro é o regente, também chamado de maestro. Esse músico é o responsável por conduzir e acrescentar as variações musicais existentes na peça. Ele também ordena a afinação e composição das vozes.
Portanto, a maioria dos coristas desconhecem as técnicas e os cuidados que são necessários para o bom funcionamento e a preservação da voz (LOIOLA; FERREIRA, 2010). Na maioria dos corais, as vozes são dividas em quatro naipes: Soprano e contralto para as vozes femininas, e tenor e baixo para as vozes masculinas.
Canto coral é uma atividade de canto em conjunto cujo objetivo é executar as vozes em harmonia. Ou seja, a combinação das vozes gera um efeito sinestésico, um efeito que nos faz estimular outros sentidos, além da audição.
O maior evento coral do mundo O Festival da Canção e Dança em Riga, Letônia reúne milhares de coros, músicos e dançarinos Este ano o festival comemorou seu 150º aniversário. A preparação de cada festival leva cinco anos. A edição 2023 reuniu mais de 40 mil participantes de 23 países.