Oficialmente, ninguém. Mas, na prática, a rede mundial acaba ficando na mão do governo dos EUA. O país tem controle majoritário de dois recursos importantíssimos: os servidores (computadores de grande porte sem os quais a internet não funciona) e os endereços www.
Tim Berners-Lee é um cientista da computação britânico conhecido e creditado por ser o criador da Rede mundial de computadores (WWW, do inglês World Wide Web) [1]. Tim Berners-Lee nasceu em 8 de junho de 1955 e cresceu no mesmo lugar: em Londres.
A organização responsável por gerenciar nomes de domínios e endereços IP em todo mundo é o ICANN (acrônimo em inglês para Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números). É responsabilidade dessa entidade manter todos os sites registrados e funcionando na internet.
O primeiro website nasceu no dia 6 de agosto de 1991 no escritório do engenheiro inglês Tim Berners-Lee, na época funcionário do CERN, o laboratório de pesquisas atômicas da Europa. Comumente confundida com a própria internet, a web se tornou uma plataforma de comunicação tão importante quanto o rádio e a televisão.
A história da internet teve início com a Arpanet, uma rede de troca de informações que havia sido desenvolvida para conectar instalações de pesquisas e militares com o Pentágono, nos Estados Unidos, na década de 1960. O crescimento dessa rede permitiu que seu uso se estendesse para fins privados e comerciais.
QUEM CONTROLA A INTERNET NO MUNDO? COMO A INTERNET FUNCIONA?
Quem foi o criador da web?
O primeiro site do mundo está completando quase 30 anos, foi criado em 06 de agosto de 1991 por Tim Berners-Lee, físico do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), responsável por inventar a World Wide Web (WWW) em 1989 e considerado o pai da Web.
Você deve ter lido ao longo do dia que hoje a web está completando 25 anos. O dia 12 de março de 1989 foi o eleito para marcar a criação da World Wide Web por Tim Berners-Lee como uma maneira fácil de acessar os arquivos da rede do CERN.
Mas mesmo com um milhão de possibilidades de nomes de domínio disponíveis (literalmente, porque não existia nenhum site à época), Berner-Lee escolheu lançar o primeiro site do mundo em um endereço facilmente esquecível e, convenhamos, um bocado complicado de lembrar: info.cern.ch.
Onde fica a central de internet do mundo? Batizada de Googleplex, a sede da empresa, em Mountain View, Califórnia, hospeda o maior dos seus data centers, com capacidade para 3,5 petabytes.
A Web 3.0 é o nosso atual período da internet. Em comparação com as suas outras duas versões anteriores, é possível dizer que ainda vai demorar um bom tempo até alcançarmos uma próxima era, já que é muito difícil prever o que pode acontecer em termos de evolução nos próximos 10 anos.
Oficialmente, ninguém. Mas, na prática, a rede mundial acaba ficando na mão do governo dos EUA. O país tem controle majoritário de dois recursos importantíssimos: os servidores (computadores de grande porte sem os quais a internet não funciona) e os endereços www.
A Internet surgiu nos anos 60, na época da Guerra Fria, nos Estados Unidos. O Departamento de Defesa americano pretendia criar uma rede de comunicação de computadores em pontos estratégicos.
WWW é a sigla para World Wide Web ou, em português, "Rede de Alcance Mundial". Trata-se de um sistema interligado de arquivos e informações executados na internet. O modelo também é um sistema de hipermídia que é capaz de conectar todo o planeta e transmitir informações para qualquer lugar.
Considerado o pai da internet, o cientista britânico Tim Berners-Lee disse ser a favor de os governos criarem leis de proteção dos usuários no ambiente das redes.
Sua sede é em Virgínia, EUA. Também há a Internet Engineering Task Force (IETF), que é um comitê internacional responsável pelo desenvolvimento de padrões para funcionamento da Internet, como por exemplo, determinar os padrões técnicos do protocolo de Internet TCP/IP, dentre outras RFCs.
Como a internet vem para o Brasil? Isto quer dizer que lá existe um hub, um ponto de conexão de cabos submarinos que ligam o país a outras regiões do planeta, como África, Europa e América do Norte e Central. 📲 Segundo o Ministério das Comunicações, 90% do tráfego de internet do Brasil passam pelo local.
Timothy John Berners-Lee (TimBL ou TBL) é um físico britânico, cientista da computação e professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology) - criador da World Wide Web com proposta inicial para sua criação a 12 de março de 1989.
A Symbolics Computer Corporation, com sede em Massachusetts, nos Estados Unidos, entrou para a história ao ter o primeiro endereço comercial do mundo: symbolics.com, cadastrado em 15 de março de 1985.
A Internet chegou no Brasil em 1988 por iniciativa da comunidade acadêmica de São Paulo (FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Rio de Janeiro UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica).
Mas você tem alguma ideia de quantos websites existem hoje? De acordo com a Internet Live Stats, o número está perto de 1 bilhão, mas muda constantemente. Para ser mais exato, o serviço contava 936.444.500 no momento desta publicação.