Quando Perseu separou a cabeça da Medusa de seu pescoço, duas criaturas nasceram: o cavalo alado Pégaso e o gigante dourado Crisaor. Perseu com a Cabeça da Medusa, de Benvenuto Cellini, de 1554.
Ela foi aprisionada pelo próprio pai porque ele recebeu a profecia de que o filho dela o mataria. Zeus entrou na câmara que aprisionava Dânae e a engravidou de Perseu.
Atena saiu vitoriosa e isso despertou uma fúria em seu irmão, que era um tanto quanto irracional. E para se vingar de Atena, Poseidon, sem nenhum pudor, decidiu abusar sexualmente de uma das suas devotas mais fieis, a Medusa. Após isso, rumores do fato começaram a se espalhar.
A ORIGEM DA MEDUSA, SUA MORTE E O NASCIMENTO DE SEUS FILHOS, HISTORIA DA MITOLOGIA GREGA
O que Zeus era de Medusa?
Medusa era uma górgona, um ser monstruoso que foi descrito na mitologia grega. Ela possuía duas irmãs (sendo a única que não era imortal), tinha a aparência de uma serpente e transformava em pedra todos os que a encaravam. Na mitologia, Medusa ficou marcada por ter sido morta por Perseu, herói filho de Zeus.
Antes de se transformar em monstro, Medusa vivia com suas irmãs no templo de Atena, deusa da guerra e da sabedoria. Segundo o poeta grego Hesíodo, que escreveu entre 750 e 650 a.C., ela era uma linda mulher com traços elegantes e um cabelo invejável.
Dânae havia sido aprisionada em uma câmara de bronze pelo próprio pai, Acrísio, rei de Argos. Isso aconteceu porque este havia recebido a profecia de que o filho de Dânae, seu neto, seria o responsável por sua morte. A mitologia grega narrava que Perseu foi o responsável pela morte de Medusa.
Medusa tinha um aspecto tão assustador que qualquer um que olhasse para ela se transformava em pedra. Com a ajuda da deusa Minerva, que lhe deu um escudo, e do deus Mercúrio, que lhe deu sapatos alados, Perseu entrou na gruta em que Medusa estava dormindo, cortou sua cabeça e entregou à Minerva.
Haynes - Sim. As pessoas pensam em Medusa como o monstro arquetípico, mas ela foi vítima de estupro. Ela foi primeiro estuprada por um deus masculino (Poseidon) e depois punida por uma deusa feminina (Atena) por ter sido agredida sexualmente em seu templo.
Atena e Poseidon, seu tio, chegaram a disputar o padroado de uma cidade importante, para isso estabeleceram um concurso: quem desse o melhor presente à cidade ganharia a disputa. Poseidon bateu com seu tridente e fez jorrar água do mar e também fez aparecer um cavalo.
Medusa teve uma criança com Poseidon, Chrysaor, que nasceu de seu pescoço, e outra criança, Pégaso, que nasceu de seu sangue quando Perseu decapitou (enquanto a górgona estava dormindo).
Quando o herói Perseu derrotou Medusa cortando-lhe a cabeça, uma gota do sangue dela caiu em contato com a água e ouviu-se um grande trovão. Surgiu, então, uma espuma branca sobre a água e um belo cavalo branco com asas emergiu. Foi assim que nasceu Pegasus, filho do amor impossível de Poseidon e Medusa.
Nesta versão, Medusa era uma humana, sacerdotisa de Athená que foi seduzida por Poseidon. O Deus a convenceu a deitar-se com ele dentro do Templo, o que irritou profundamente a Deusa. Ou seja, ela o fez de livre vontade. Como punição, ela foi transformada em uma Gorgona.
Os gregos consideravam Zeus o deus supremo e comandante do Universo. Era o deus dos céus, do raio e do trovão. Era considerado pai dos homens e dos deuses. Resgatou seus irmãos, devorados por seu próprio pai, Cronos.
Orfeu se casa com uma ninfa chamada Eurídice, a quem dedica grande amor. Porém, no dia das bodas, o jovem apaixonado é surpreendido por um infausto acontecimento: a ninfa morre ao receber uma picada de uma serpente no pé.
Outro mito que envolve Atena menciona sua disputa com Poseidon pelo direito de ser a patrona da cidade de Atenas. Nesse pleito, ela ofereceu uma oliveira para os atenienses, enquanto Poseidon ofereceu uma fonte de água salgada e um cavalo. Os atenienses escolheram Atena como sua protetora.
Certo dia, dentro de um dos templos de Atena – deusa da sabedoria – Medusa teria se deitado com Poseidon – deus do mar -, deixando Atena furiosa. Por conta disso, como punição, a deusa grega Atena decidiu transformar as três irmãs em seres estranhos, com pele escamosa e cobras na cabeça.
Na juventude, Apolo matou a serpente Píton, que vivia em Delfos e tomava conta do oráculo de Têmis, e tomou o oráculo para si. Segundo outros autores, a terrível serpente Píton vivia perto da Fonte Castalian, e Apolo a matou porque Píton tinha tentado violar Leto quando se encontrava grávida de Apolo e Ártemis.
As pessoas pensam na Medusa como o monstro arquetípico, mas ela foi vítima de estupro. Ela foi primeiro estuprada por um deus masculino (Poseidon) e depois punida por uma deusa feminina (Athena) por ter sido agredida sexualmente em seu templo.
Antes disso, era uma bela mulher, que foi estuprada pelo poderoso deus Poseidon no templo da deusa Atena. Mas em vez de Poseidon ser punido, Medusa foi culpada por Atena por profanar seu espaço sagrado. A deusa então a transformou na figura com a cabeça cheia de cobras e um olhar que transforma os homens em pedra.
A figura da Medusa foi adotada por muitas mulheres como um símbolo da resistência e superação do abuso sexual. Nos vídeos compartilhados no TikTok, é possível encontrar relatos de usuárias que explicam como a tatuagem representa a força daquelas que enfrentaram e sobreviveram a situações de estupro.