Quais são os principais autores da psicomotricidade?
Neste sentido Dupré, foi um dos autores que influenciaram fortemente a Psicomotricidade, assim como Wallon, Piaget, Guilmain, Ajuriaguerra entre outros, que estudaram e comprovaram a relação entre o movimento e a aprendizagem.Qual a origem da psicomotricidade?
A origem do significado de PsicomotricidadeA etimologia de Psimocotricidade é a seguinte: o prefixo grego psico (psyché = alma, espírito) foi atribuído ao estudo da mente humana ao se juntar ao sufixo logo no decorrer da história. A palavra motriz, por sua vez, está relacionada a movimento.
O que diz Jean Piaget sobre a psicomotricidade?
Para Piaget e Inhelder (1948-1993), a elaboração do espaço se deve essencial- mente a coordenação dos movimentos e é no período sensório-motor que o espaço e o tempo servirão de apoio para a organização das relações espaciais dos indivíduos com as pessoas e os objetos.Quem criou a psicomotricidade relacional?
Como a psicomotricidade relacional pode ampliar o sentido da vida e até prevenir doenças. A psicomotricidade relacional, desenvolvida por André Lapierre nos anos 1960, é uma prática que busca trabalhar questões afetivas-emocionais e relacionais de crianças, jovens e adultos.O que é PSICOMOTRICIDADE? | NeuroSaber Responde
Quais são os três pilares da psicomotricidade?
A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto, o afeto. E é estruturada por três pilares: o querer fazer (emocional) – sistema límbico, o poder fazer (motor) – sistema reticular, o saber fazer (cognitivo) – córtex cerebral.Quais são os 7 elementos psicomotores?
São 7 os fatores psicomotores (tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção de corpo, estruturação espácio-temporal, motricidade grossa e fina) que vão surgindo e cujo o seu desenvolvimento global é fundamental para uma aprendizagem e ritmo de desenvolvimento típico!O que diz Vygotsky sobre a psicomotricidade?
De acordo com Vygotsky (1997), os principais objetivos da psicomotricidade são: consciência do próprio corpo; domínio do equilíbrio, controle e eficácia das coordenações globais, controle da inibição voluntária, controle da respiração, organização do esquema corporal, orientação no espacial, temporal e espaço- temporal ...Quais são as 4 fases de Piaget?
Piaget (1999) elenca quatro estágios que precedem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais.Qual a frase mais famosa de Jean Piaget?
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram.”Em que ano a psicomotricidade chegou ao Brasil?
No Brasil, a Psicomotricidade chegou no final da década de 1960 e passou a ganhar cada vez mais espaço a partir dos anos 1970. A atuação dos psicomotricistas pode se dar em diferentes linhas, como por exemplo: educativa, reeducativa, terapêutica, relacional, aquática e outras. Saiba mais a seguir.O que é psicomotricidade no TEA?
A psicomotricidade atua no TEA com estratégias lúdicas por meio do brincar focando no desenvolvimento da criança. Sua abordagem visa contribuir no desenvolvimento processo educacional, cognitivo, motor, afetivo, crescimento social e pessoal do indivíduo consequentemente qualidade de vida3 .O que Wallon diz sobre a psicomotricidade?
Wallon diz que “o movimento é a única expressgão e primeiro instrumento do psiquismo”.Qual a teoria da psicomotricidade?
A Psicomotricidade busca conhecer o corpo nas suas relações, transformando-o num instrumento de ação. Este corpo pensado como objeto, é marcado por uma mente que pensa.O que diz a BNCC sobre a psicomotricidade?
(DCNEI, 2010). Seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são inúmeras formas de aplicar a psicomotricidade dentro dos campos de experiências por meio de linhas traçadas entre o conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.O que a psicomotricidade estimula?
A psicomotricidade, como estimulação aos movimentos da criança, tem como meta: Motivar a capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior (o outro e as coisas); Cultivar a capacidade perceptiva através do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal.O que diz a teoria de Wallon?
A teoria de Wallon expressa que o desenvolvimento da criança surge da interação genética com os fatores ambientais, ou seja, no encontro das circunstâncias orgânicas (possibilidades internas) e as condições do cotidiano (adaptação do meio) em que está inserido na sociedade de determinada época (MAHONEY, 2004).Qual é a teoria de Vigotski?
De acordo com Vygotsky, a formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Mais tarde, essa teoria passou a ser conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.Qual é a teoria que Piaget defende?
Para Piaget, o aprendizado é construído pela criança durante sua relação com objetos e pessoas. Essa ideia é a base da teoria chamada construtivismo. Cada nova descoberta é assimilada e acomodada junto ao que a criança já conhecia do mundo, tornando-o cada vez mais amplo.Quais são os três pilares da teoria de Vygotsky?
São eles: a) Zona de Desenvolvimento Próximo (ZDP); b) Mediação; e, c) Linguagem.Quais são os 4 estágios de Vygotsky?
Propõe o desenvolvimento em quatro fases:
- Sensório motor (0 a 2 anos)
- Pré-operatório (2 a 6 anos)
- Operatório Concreto (7 a 12 anos)
- Operatório formal (a partir dos 12 anos)