Santa Gertrudes de Nivelles é a padroeira dos gatos e dos ratos, motivo pelos quais é ela representada ora com os ratos ou com os gatos ou os dois tipos de animais.
Ela recebeu esse título não porque amava esses animais, mas por causa de sua habilidade em caçar ratos, assista ao vídeo para descobrir mais detalhes dessa curiosa história.
"Glorioso São Francisco, meu amado animal de estimação e companheiro (a) [nome] ficou doente. Eu estou intercedendo em seu nome, a implorar a sua assistência para nós neste momento de necessidade. Eu humildemente peço que eu possa ser tão bom (a) e um guia para meu animal de estimação como tem sido com todos.
Peço ajuda a São Francisco, Padroeiro dos animais, que me ajude a salvá-lo (ou encontrá-lo) em qualquer lugar da terra. Em nome de São Francisco, que está presente em toda parte, guia-me com teus olhos, para que possa salvá-lo (ou encontrá-lo). Cuide para que (Nome do animal) esteja a salvo! Que assim seja, Amém.”
Gertrudes assistia impotente à derrocada inexorável de todos os seus ideais e entrava na escuridão mais negra até a desesperar da própria salvação. Tudo isso no ano de 1280, mas no dia 27 de janeiro de 1281 Jesus lhe disse: “Quero te salvar e te libertar.
Toda essa adoração com o gato do Egito começou devido à deusa Bastet. Os egípcios, a fim de adorá-la, criaram cemitérios inteiros de gatos domésticos mumificados — muitas vezes, enterrados perto de seus donos.
Na Ásia, os gatos foram venerados pelos primeiros budistas devido a sua capacidade elevada de auto-domínio e ao fato do animal apresentar capacidade de concentração semelhante à obtida por meio da meditação. Na China, estatuetas de gatos eram utilizadas para afugentar maus espíritos.
Eterno Pai, Ofereço-Vos o Preciosíssimo Sangue de Vosso Divino Filho Jesus, em união com todas as Missas que hoje são celebradas em todo o mundo; por todas as Santas almas do purgatório, pelos pecadores de todos os lugares, pelos pecadores de toda a Igreja, pelos de minha casa e de meus vizinhos. Amém.
Era mestra de uma espiritualidade fortemente ligada ao chamamento místico. Com ela, Gertrudes desenvolveu a sua espiritualidade de modo muito semelhante, recebendo, em seguida, através de suas orações contemplativas, muitas revelações de Deus.
São Guido de Azzone: São Guido é o santo padroeiro dos gatos e é conhecido por sua ligação especial com esses animais. Ele é acreditado por algumas pessoas para proteger os gatos e ajudá-los a se manterem saudáveis.
Os gatos são descendentes de caçadores solitários de presas pequenas, em contraste com os ancestrais de cães, que caçavam presas grandes em grupos. Essa diferença na ancestralidade explica por que os cães tendem a consumir grandes refeições de uma só vez, enquanto os gatos preferem várias refeições menores.
"Deus criou o gato para que o homem tivesse o prazer de acariciar o tigre" A frase - de autor desconhecido - é bonita mas na verdade Deus criou o gato pelo gato, não pra nos servir. Mas somos eternamente gratos por esta criação perfeita.
Como saber se o gato está sentindo energias negativas? Além de senti-las, os gatos absorvem energias negativas e as filtram, principalmente se o propósito é proteger seu dono. Nesse caso, eles costumam ficar ainda mais próximos do seu tutor, para garantir que a carga negativa não afete ou prejudique seu bem-estar.