O Boi Caprichoso, baseada em algumas versões da tradição oral, dizem que o boi foi fundado por João Roque, Félix e Raimundo Cid, em 20 de outubro de 1913. Os três fundadores seriam irmãos, nascidos em Crato-CE, que se mudaram para Parintins devido ao Ciclo da Borracha.
Era 1913 quando a Parintins antiga viu nascer nos terreiros úmidos do “Reduto do Esconde”, pelas bandas do Urubuzal, o Boi Caprichoso. Nascido das mãos calejadas de Seu Roque Cid e seus irmãos, Antônio Cid, Beatriz Cid e Pedro Cid, naturais de Crato, no Ceará.
O Boi Caprichoso nasceu na parte central da cidade, região conhecida como “francesa” e “urubuzal”. O Boi Garantido se fez em um bairro mais afastado, na “baixa da xanda”, hoje conhecida como “baixa do São José”.
O primeiro nome recebido por Parintins, já na categoria de Freguesia, foi Nossa Senhora do Carmo de Tupinambarana, em 1833. O nome da Freguesia só foi alterado em 1880, quando a sede passou a chamar-se "Parintins", em homenagem aos povos indígenas Parintintins, um dos inúmeros que habitavam a região.
A expressão 'Málúù Dúdú' pode ser interpretada como uma invocação de força e poder, e o refrão 'girou' sugere a dança e o movimento contínuo do boi na roda de festa. A 'ponta do chifre' é descrita como uma 'lança que avança contra o racismo e a intolerância', simbolizando a luta contra a opressão.
Em 1965 aconteceu o primeiro Festival Folclórico de Parintins, criado por um grupo de amigos ligados à Juventude Alegre Católica (JAC), entre os quais Xisto Pereira, Jansen Rodrigues Godinho, Lucinor Barros e Raimundo Muniz, então presidente da entidade, além do padre Augusto, com o objetivo de arrecadar fundos para a ...
Ao longo de sua rica história, desde a década de 1960, o evento conquistou o status de patrimônio cultural brasileiro, preservando as tradições da região amazônica. Os resultados ao longo dos anos mostram uma alternância de vitórias, com o Boi Garantido conquistando mais títulos do que o Boi Caprichoso.
Qual o motivo da rivalidade entre os dois bois de Parintins?
BOI CAPRICHOSO
A grande rivalidade entre os bois, fazem com que os fatos contados pelos familiares levem a crer que um é mais antigo que o outro, defendendo fielmente os fatos, somado a isso a falta de documentos que comprovem em que ano realmente foram fundados.
Caprichoso e Garantido: veja marcas que mudaram de cor por rivalidade entre os bois. A rivalidade entre Caprichoso e Garantido é grande e, com o passar dos anos, se tornou um dos maiores atrativos do Festival de Parintins. A disputa entre os bois é tão séria que divide a cidade — existem os lados vermelho e azul.
O nome, Caprichoso, teria um significado intrínseco a ele, isto é, pessoas cheias de capricho, trabalho e honestidade. O sufixo “oso”, significando provido ou cheio de glória. Quando somados, “capricho” mais “oso”, poder-se dizer que é extravagante e primoroso em sua arte.
O Caprichoso, conhecido como Touro Negro, foi fundado em 1913, pelas mãos de famílias nordestinas, Cid e Gonzaga. A brincadeira que nasceu nos quintais das casas de madeira, ecoava versos de saudação e enaltecimento, nas vozes dos fundadores e logo se transformaram em desafios fortes para o contrário.
O boi-bumbá foi incorporado à cultura amazonense no início do século XX, quando a população começou a confeccionar bois de panos enfeitados para brincar e desfilar na cidade. Foi nessa época, mais especificamente em 1913, que teriam surgido os bois Garantido e Caprichoso, atrações principais do Festival de Parintins.
Na obra, Dutra sustenta que o boi foi fundado por João Roque, Félix e Raimundo Cid, em 20 de outubro de 1913. Segundo esta versão, o boi recebeu esse nome devido à sugestão do advogado José Furtado Belém, que conhecida um outro boi, de nome Caprichoso, que existia na Praça 14 de Janeiro.
Com o resultado, o Caprichoso alcançou 26 vitórias, ainda atrás do Garantido, que tem 32 títulos conquistados. Os desfiles do festival aconteceram durante três noites, entre a sexta (28) e o domingo (30), no tradicional Bumbódromo, no Centro Cultural e Desportivo Amazonino Mendes, conforme mostrou o site F5.
NESTE PÉ, O POVOADO URUCURITUBA FOI VENDIDO AO CIDADÃO DOMINGOS SOARES, QUE DOTADO DE BOA VONTADE E PRESTÍGIO, CONSEGUIU A CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO E A ELEVAÇÃO DA FREGUESIA À VILA, COM O NOME DE URUCURITUBA, POR LEI ESTADUAL N° 118 DE 27 DE ABRIL DE 1896, COM TERRITÓRIO DESMEMBRADO DOS DE SILVES E URUCARÁ.
Os Parintintin, nome possivelmente dado pelos Munduruku, são os que habitam mais ao norte. Entre as singularidades dos Kagwahiva em relação aos outros Tupi-Guarani, destaca-se a organização social em metades exogâmicas com nomes de pássaros.