Quem é responsável por abrir CAT?

QUEM DEVE ABRIR A CAT ? A empresa é obrigada a abrir a CAT no período de 24 horas após o acidente, quando for acidente típico ou de trajeto. Caso ela se recuse a emitir a CAT, a mesma poderá ser feita pelo Sindicato, pelo médico, pelo próprio segurado ou seu dependente ou por uma autoridade pública.
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Quem é responsável pela abertura da CAT?

Quem é responsável pela abertura da CAT? A responsabilidade pela abertura da CAT cabe principalmente à empresa, que deve comunicar o ocorrido à Previdência Social.
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Quem é responsável em preencher a CAT?

Deverá ser preenchido por profissional médico. No caso de acidente com morte, o preenchimento é dispensável, devendo ser apresentada a certidão de óbito e, quando houver, o laudo de necropsia. Campo 54. Unidade de atendimento médico – informar o nome do local onde foi prestado o atendimento médico.
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Quem é responsável por emitir a CAT?

Quem emite a CAT? A empresa tem obrigação de emitir a CAT em caso de ocorrência de acidente de trabalho ou suspeita médica de doença do trabalho. Assim, deverá ser preenchida pelo setor de Recursos Humanos da empresa.
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De quem é a responsabilidade da CAT?

Há Obrigação em Emitir a CAT Mesmo não Gerando Afastamento

Ocorrendo o acidente de trabalho, independentemente de afastamento ou não, é obrigatória a emissão da CAT por parte do empregador, sob pena de multa pelo Ministério do Trabalho que será cobrada, nos termos do art. 336 do Decreto 3.048/99, na forma do art.
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CAT - Entenda o que é e como funciona a comunicação do acidente de trabalho | É seu por Direito

Quem recebe a multa por não abrir CAT?

A empresa pode ser autuada e receber multas administrativas por não cumprir o prazo legal para emissão e envio da CAT. O valor da multa pode variar de acordo com a gravidade do atraso e o número de infrações anteriores.
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Quanto tempo a empresa tem para fazer o CAT?

O prazo para emissão da CAT é até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência, porém, em caso de óbito, a comunicação ao INSS deve ser imediata. A emissão da CAT é obrigatória nos casos de acidente de trabalho, ainda que o trabalhador não tenha sido afastado da sua atividade laboral.
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O que acontece se a empresa não fizer a CAT?

Não existe nenhum impedimento para a abertura da CAT fora do prazo. Mas, se a CAT não for aberta dentro do prazo legal, a empresa deverá pagar uma multa, e o valor poderá variar entre o limite mínimo e máximo do salário de contribuição.
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Como abrir uma CAT passo a passo?

Passo a passo detalhado para o preenchimento no site ou aplicativo do INSS:
  1. Acessar o site ou aplicativo do INSS.
  2. Selecionar a opção "CAT".
  3. Escolher o tipo de CAT (inicial, reabertura ou óbito).
  4. Informar os dados do empregador e do acidentado.
  5. Descrever o acidente ou doença ocupacional.
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Quem fiscaliza o CAT?

Por outro lado, na hipótese de o responsável pela emissão da CAT ser reincidente no atraso ou não envio do documento, a multa será aumentada em duas vezes. O setor de benefícios do INSS é responsável pela comunicação do atraso da CAT ao setor de fiscalização, para fins de aplicação e cobrança da multa imposta pela lei.
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Quem é o emitente do CAT?

Emitente – informar no campo demarcado o dígito que especifica o responsável pela emissão da CAT, sendo: (1) empregador; (2) sindicato; (3) médico assistente; (4) segurado ou seus dependentes; (5) autoridade pública (subitem 1.6.1 da Parte III).
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Quem faz a comunicação de acidente de trabalho?

De maneira ampla, a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é o documento emitido, obrigatoriamente, pelo empregador para comunicar à Previdência Social os acidentes de trabalho acontecidos – mesmo quando não há o afastamento das atividades do servidor ou docente.
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Onde a CAT deve ser emitida?

Podendo ser emitida até mesmo online, a CAT chega no banco de dados do INSS em poucos segundos após ser expedida. Somente a partir desse procedimento, o trabalhador acidentado, ou vítima de alguma doença ocupacional, poderá receber o amparo da Previdência.
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Quem é o responsável pela emissão do CAT?

Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .
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O que o trabalhador ganha com a CAT?

A CAT serve para comunicar e constatar a ocorrência de um acidente de trabalho ou de uma doença ocupacional. .
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Tem como abrir CAT sem o Cid?

Sim. De acordo com o Manual do eSocial, a informação do código da Classificação Internacional de Doenças - CID é obrigatória na CAT, por se tratar de evento de notificação compulsória, conforme prevê o Art. 22 da Lei nº 8.213, de 1991 e no Art.
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Quem é responsável pela emissão da CAT?

QUEM DEVE ABRIR A CAT ? A empresa é obrigada a abrir a CAT no período de 24 horas após o acidente, quando for acidente típico ou de trajeto. Caso ela se recuse a emitir a CAT, a mesma poderá ser feita pelo Sindicato, pelo médico, pelo próprio segurado ou seu dependente ou por uma autoridade pública.
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Como abrir CAT em 2024?

Para abrir a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), tenha os seguintes documentos:
  1. RG, CPF e outros documentos pessoais do acidentado;
  2. CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) do acidentado;
  3. CNPJ e demais documentos do empregador;
  4. Atestado médico.
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Como faço para abrir o CAT?

Trabalho, Emprego e Previdência
  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva “comunicação de acidente”er; Clique em “Consultar CAT” e depois em “Baixar PDF”. ...
  2. Receber resposta. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Aplicativo móvel : Baixe o Meu INSS.
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Porque as empresas não gostam de abrir o CAT?

Nem todas empresas gostam de emitir CAT'S, pois quanto mais CATs a empresa emitir mais terá possibilidade de pagar imposto maior em cima do que a Previdência cobra no Seguro de Acidente de Trabalho. Esse é um dos efeitos colaterais do FAP (Fator Acidentário Previdenciário).
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Quanto tempo a empresa tem para abrir o CAT?

O CAT precisa ser emitido de forma imediata após o ocorrido no ambiente de trabalho. O prazo é de 01 dia útil após a ocorrência. Já em caso de doença ocupacional, a emissão do documento deve ser feita depois do diagnóstico da doença do colaborador. Não cumprir com os prazos pode acarretar em problemas legais.
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Quantos dias a empresa tem para fazer o CAT?

O prazo também varia de acordo com o tipo de documento. Em geral, ele deve ser emitido imediatamente após o acidente de trabalho ou acidente de trânsito, com prazo máximo de 01 dia útil após a ocorrência. Já nos casos de doença ocupacional, o CAT deve ser emitido logo após o diagnóstico da doença.
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Qual o valor da multa por não abrir CAT?

Aquelas empresas que não emitirem a CAT no prazo estabelecido estarão sujeitas a uma multa que varia de R$ 545,00 (quinhentos e quarenta e cinco reais) a R$ 3.689,66 (três mil seiscentos e oitenta e nove reais e sessenta e seis centavos), e que será sucessivamente aumentada em caso de reincidência.
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O que fazer se a empresa se negar a emitir o CAT?

O que fazer quando a empresa se nega a preencher a CAT?
  1. Faça você mesmo. Na falta de comunicação por parte da empresa, a lei previdenciária possibilita que o próprio segurado ou os seus dependentes faça isso. ...
  2. Procure um médico. ...
  3. Busque ajuda do sindicato.
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Pode abrir CAT atrasada?

Pode abrir CAT fora do prazo? Sim! a CAT deve ser aberto imediatamente, inclusive fora do prazo de um dia útil após o evento lesivo (acidente de trabalho, a doença ocupacional eo acidente de trajeto).
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