O mercador era o personagem social que estava no centro das relações que se travavam nos espaços comerciais dos burgos. Ele era o mediador entre os produtos que vinham de outros continentes e os compradores das feiras medievais.
Mercador é uma pessoa ou "Homem de negócios" que tratava ou comercializava com géneros negociáveis, ou seja, bens ou mercadorias. É um termo praticamente obsoleto que foi substituído pelos termos comerciante, distribuidor ou até mesmo vendedor.
Os mercadores, principais responsáveis pelas atividades comerciais, deslocavam-se de uma região para outra negociando suas mercadorias. Foram eles que exerceram inicialmente as atividades bancárias, transformando-se em ricos e poderosos homens.
Para solucionar esse conflito, surgiram as corporações, que nada mais eram do que associações de mercadores, que tinham como objetivo garantir liberdade para as cidades em que viviam, de modo que houvesse crescimento contínuo desses locais.
Os mercadores tinham como função principal viajar para regiões muito diversas e trazer desses lugares o que fosse mais necessário e mais interessante. Assim, cada mercador precisava desenvolver uma série de habilidades e servir-se de todas elas.
O mercador era o personagem social que estava no centro das relações que se travavam nos espaços comerciais dos burgos. Ele era o mediador entre os produtos que vinham de outros continentes e os compradores das feiras medievais.
Como ficou conhecida a classe de mercadores a vida de lucros e de poder?
Resumo sobre Burguesia
- Classe social que domina os meios de produção; - A burguesia está diretamente ligada a criação do capitalismo; - Suegiu no final da Idade Média e começo da Idade Moderna; - Teve este nome porque correspondia às pessoas que moravam no 'burgo' (cidade medievais habitadas por mercadores);
A sociedade medieval representava a si mesma como dividida em três ordens: os oratores, os bellatores e os laboratores. A razão da divisão trifuncional é motivo de estudo entre os pesquisadores, muitos querem saber o motivo da separação da sociedade em três divisões.
Sob a proteção dos condes que concediam escoltas armadas aos mercadores, estes trocavam tecidos, peles, sedas, especiarias e produtos exóticos trazidos de Bizâncio. Atraía compradores e distribuidores de diversas regiões da Europa.
Dos burgos surgiram os burgueses (a nova classe social, chamada burguesia), importantes comerciantes que foram fundamentais para o desenvolvimento da mentalidade capitalista.
Ao descobrirem a América, os europeus perceberam que poderiam explorar novas terras e recursos naturais do continente. Eles passaram a comercializar produtos como ouro, prata, tabaco, algodão, madeira e açúcar.
Originalmente, o termo burguesia está associado ao vocábulo “burgos”, como eram chamadas as pequenas cidades que surgiram com o renascimento da atividade comercial no fim da Idade Média. Dessa forma, a palavra burguesia surge para denominar a classe social comerciante que ascendia com o enfraquecimento do feudalismo.
Pode-se afirmar que os mercadores medievais são a origem da burguesia?
Resposta: Pode se afirma que os mercadores medievais são a origem da burguesiaO renascimento urbano europeu teve início no século XI. A partir do crescimento comercial surgiu a burguesia, formada por comerciantes que desenvolveram o capitalismo.
O burgo era um modelo de pequena cidade, cidadela, que começou a aparecer na Europa na transição da Idade Média para a Idade Moderna, isto é, entre os séculos XIV e XV.
A palavra “guilda” surge durante a Idade Média para identificar associações que agregavam pessoas que possuíam interesses comuns (comerciantes, artistas, artesãos, etc.) com o propósito de oferecer assistência e segurança aos seus membros e serve muito bem também para a estrutura que utilizamos por aqui.
Elas eram responsáveis por controlar o comércio de determinadas regiões, estabelecer tarifas e proteger os mercadores associados. Por outro lado, as "guildas" eram associações de artesãos e comerciantes que tinham como objetivo regulamentar a produção e venda de determinados produtos ou serviços.
Qual foi o papel das guildas na economia medieval?
Guildas de comerciantes e artesãos foram formadas na Europa medieval para que seus membros pudessem se beneficiar da ajuda mútua, os padrões de produção pudessem ser mantidos e a concorrência fosse reduzida. Além disso, com membros agindo coletivamente eles poderiam alcançar uma certa influência política.
Qual foi a principal rota comercial feita pelos europeus?
Com o crescimento das rotas marítimas, foram estabelecidos dois grandes eixos comerciais na Europa: o eixo do mediterrâneo, dominado pelas cidades italianas de Veneza e Gênova, e o eixo nórdico, conhecido como Liga Hanseática.
Por que as freiras foram importantes para a população que vivia na Idade Média?
As freiras ou monjas assumiam votos de castidade, renunciavam aos bens materiais, devotavam-se às orações, aos estudos religiosos e auxiliavam nas necessidades mais importantes da comunidade.
A cidade medieval – também conhecida como burgo – até o século XI era, de certa forma, uma extensão do mundo senhorial. Por se localizarem em terras que eram dominadas por um senhor, as cidades estavam sujeitas a seu poder.