Qual crítica é feita ao trabalho de Emilia Ferreiro?
Com base nesses pressupostos, Emilia Ferreiro critica a alfabetização tradicional, porque julga a prontidão das crianças para o aprendizado da leitura e da escrita por meio de avaliações de percepção (capacidade de discriminar sons e sinais, por exemplo) e de motricidade (coordenação, orientação espacial etc.).Qual é a principal crítica de Emilia Ferreiro à alfabetização tradicional?
Dentro dos métodos tradicionais de ensino, outra questão a ser criticada por Ferreiro é o fato de muitos professores não considerarem os erros que seus alunos cometem durante o processo de alfabetização.Qual foi a maior contribuição no processo de alfabetização de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky?
Com Emília Ferreiro, Ana Teberosky foi autora do livro Psicogênese da língua escrita, obra que transformou a forma de compreender a alfabetização das crianças. Elas defenderam que a aquisição da escrita é um processo de construção baseado na forma como os estudantes pensam e entendem o universo letrado.O que Emilia Ferreiro fala sobre alfabetização e letramento?
1.2 – O processo de alfabetização segundo Emilia FerreiroPara diversos professores que lidam com a alfabetização, o termo letramento é mais imponente e veio substituir a alfabetização, criando, assim, uma espécie de inovação no processo de aprendizagem da leitura e da escrita da criança.
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Qual a teoria de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky?
Conforme a teoria da psicogênese da escrita, elaborada por Ferreiro e Teberosky, os aprendizes passam por quatro períodos nos quais têm diferentes hipóteses ou explicações para como a escrita alfabética funciona: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.O que a teoria de Emilia Ferreiro defende?
Emília afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.Qual a principal contribuição trazida por Emilia Ferreiro para a alfabetização?
As pesquisas de Emilia, em parceria com Ana Teberosky, apontaram que as crianças passam por fases (pré-silábica, silábica, silábico-alfabética, alfabética) nas quais desenvolvem algumas hipóteses sobre como a língua escrita funciona.O que é alfabetização para Ana Teberosky?
A alfabetização é o processo pelo qual a criança passa a se integrar ao ambiente escolar através da aquisição da leitura e da escrita. A partir desse entendimento é possível afirmar que esse processo se constitui em um recurso pedagógico utilizado para motivar a criança a ler e a escrever.Qual a abordagem que chegou ao Brasil pelos estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky?
Ana Teberosky foi parceira de pesquisa de Emilia Ferreiro, e as psicólogas realizaram o estudo “Psicogênese da língua escrita”, na qual buscaram compreender os procedimentos mentais pelos quais as crianças passam tentando compreender as regras de produção escrita.Quais são as principais ideias de Emilia Ferreiro?
Quais são suas ideias? Assim como Jean Piaget, Emília também acredita que as crianças possuem um papel ativo e essencial em seu aprendizado, construindo o próprio conhecimento. Ambos propõe que escolas não devem focar exatamente no conteúdo, mas sim no sujeito que o aprende.Quais as principais contribuições da Psicogênese da Língua Escrita para o processo de alfabetização?
A principal contribuição da psicogênese é essa – de conseguirmos ler como o sujeito pensa que se estrutura o sistema alfabético – e, dentro dessa leitura, ver as várias interpretações que esses alunos dão; além disso, é preciso que o professor saiba ressignificar a teoria de Ferreiro.Como ocorre o processo de alfabetização de acordo com Emilia Ferreiro e os níveis de desenvolvimento da escrita?
De acordo com Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1989), a criança passa por um processo de aquisição de escrita baseado em cinco níveis de hipóteses: pré-silábica, intermediário, hipótese silábica, hipótese silábico-alfabética e hipótese alfabética.Quais as comparações feitas por Emilia Ferreiro sobre a cartilha?
Emília Ferreiro fez algumas comparações sobre a cartilha de Comenius. Ela argumentou que, embora a cartilha tenha sido um método amplamente utilizado, ela não permite que a criança participe ativamente do processo educativo.Qual a importância de Emilia Ferreiro?
Emilia inverteu a lógica tradicional de educadores que se preocupavam com a aprendizagem apenas quando o aluno parecia não aprender, transferindo o foco da alfabetização para o sujeito que aprende. Suas conclusões inspiraram políticas públicas educacionais em diversos estados brasileiros, a partir dos anos 1980.Quais são as 4 fases da alfabetização?
Ferreiro e Teberosky definiram em quatro níveis de aprendizagem, são eles: pré-silábico; silábico; silábico alfabético; alfabético até o alcance no nível ortográfico. A partir de uma pesquisa desenvolvida no decorrer de dois anos e de um trabalho experimental com crianças entre quatro e seis anos de idade.Quais são os 4 níveis de escrita?
- Conforme Ferreiro, a escrita das crianças segue uma linha de evolução na qual podemos considerar três grandes períodos, esclarecendo que o interior de cada um deles comporta subdivisões. ...
- - Nível pré-silábico. ...
- - Nível silábico. ...
- - Passagem do nível silábico para o alfabético. ...
- - Nível alfabético.