Quais são as principais críticas feitas acerca da transposição dos estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky para as práticas alfabetizadoras na sala de aula?

Resposta:Uma das principais críticas em relação à transposição dos estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky para as práticas alfabetizadoras na sala de aula é a dificuldade de implementação desses métodos de forma eficaz e consistente.
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Qual crítica é feita ao trabalho de Emilia Ferreiro?

Com base nesses pressupostos, Emilia Ferreiro critica a alfabetização tradicional, porque julga a prontidão das crianças para o aprendizado da leitura e da escrita por meio de avaliações de percepção (capacidade de discriminar sons e sinais, por exemplo) e de motricidade (coordenação, orientação espacial etc.).
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Qual é a principal crítica de Emilia Ferreiro à alfabetização tradicional?

Dentro dos métodos tradicionais de ensino, outra questão a ser criticada por Ferreiro é o fato de muitos professores não considerarem os erros que seus alunos cometem durante o processo de alfabetização.
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Qual foi a maior contribuição no processo de alfabetização de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky?

Com Emília Ferreiro, Ana Teberosky foi autora do livro Psicogênese da língua escrita, obra que transformou a forma de compreender a alfabetização das crianças. Elas defenderam que a aquisição da escrita é um processo de construção baseado na forma como os estudantes pensam e entendem o universo letrado.
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O que Emilia Ferreiro fala sobre alfabetização e letramento?

1.2 – O processo de alfabetização segundo Emilia Ferreiro

Para diversos professores que lidam com a alfabetização, o termo letramento é mais imponente e veio substituir a alfabetização, criando, assim, uma espécie de inovação no processo de aprendizagem da leitura e da escrita da criança.
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Qual a teoria de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky?

Conforme a teoria da psicogênese da escrita, elaborada por Ferreiro e Teberosky, os aprendizes passam por quatro períodos nos quais têm diferentes hipóteses ou explicações para como a escrita alfabética funciona: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.
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O que a teoria de Emilia Ferreiro defende?

Emília afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.
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Qual a principal contribuição trazida por Emilia Ferreiro para a alfabetização?

As pesquisas de Emilia, em parceria com Ana Teberosky, apontaram que as crianças passam por fases (pré-silábica, silábica, silábico-alfabética, alfabética) nas quais desenvolvem algumas hipóteses sobre como a língua escrita funciona.
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O que é alfabetização para Ana Teberosky?

A alfabetização é o processo pelo qual a criança passa a se integrar ao ambiente escolar através da aquisição da leitura e da escrita. A partir desse entendimento é possível afirmar que esse processo se constitui em um recurso pedagógico utilizado para motivar a criança a ler e a escrever.
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Qual a abordagem que chegou ao Brasil pelos estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky?

Ana Teberosky foi parceira de pesquisa de Emilia Ferreiro, e as psicólogas realizaram o estudo “Psicogênese da língua escrita”, na qual buscaram compreender os procedimentos mentais pelos quais as crianças passam tentando compreender as regras de produção escrita.
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Quais são as principais ideias de Emilia Ferreiro?

Quais são suas ideias? Assim como Jean Piaget, Emília também acredita que as crianças possuem um papel ativo e essencial em seu aprendizado, construindo o próprio conhecimento. Ambos propõe que escolas não devem focar exatamente no conteúdo, mas sim no sujeito que o aprende.
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Quais as principais contribuições da Psicogênese da Língua Escrita para o processo de alfabetização?

A principal contribuição da psicogênese é essa – de conseguirmos ler como o sujeito pensa que se estrutura o sistema alfabético – e, dentro dessa leitura, ver as várias interpretações que esses alunos dão; além disso, é preciso que o professor saiba ressignificar a teoria de Ferreiro.
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Como ocorre o processo de alfabetização de acordo com Emilia Ferreiro e os níveis de desenvolvimento da escrita?

De acordo com Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1989), a criança passa por um processo de aquisição de escrita baseado em cinco níveis de hipóteses: pré-silábica, intermediário, hipótese silábica, hipótese silábico-alfabética e hipótese alfabética.
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Quais as comparações feitas por Emilia Ferreiro sobre a cartilha?

Emília Ferreiro fez algumas comparações sobre a cartilha de Comenius. Ela argumentou que, embora a cartilha tenha sido um método amplamente utilizado, ela não permite que a criança participe ativamente do processo educativo.
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Qual a importância de Emilia Ferreiro?

Emilia inverteu a lógica tradicional de educadores que se preocupavam com a aprendizagem apenas quando o aluno parecia não aprender, transferindo o foco da alfabetização para o sujeito que aprende. Suas conclusões inspiraram políticas públicas educacionais em diversos estados brasileiros, a partir dos anos 1980.
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Quais são as 4 fases da alfabetização?

Ferreiro e Teberosky definiram em quatro níveis de aprendizagem, são eles: pré-silábico; silábico; silábico alfabético; alfabético até o alcance no nível ortográfico. A partir de uma pesquisa desenvolvida no decorrer de dois anos e de um trabalho experimental com crianças entre quatro e seis anos de idade.
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Quais são os 4 níveis de escrita?

  • Conforme Ferreiro, a escrita das crianças segue uma linha de evolução na qual podemos considerar três grandes períodos, esclarecendo que o interior de cada um deles comporta subdivisões. ...
  • - Nível pré-silábico. ...
  • - Nível silábico. ...
  • - Passagem do nível silábico para o alfabético. ...
  • - Nível alfabético.
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Qual a área de atuação das estudiosas Emília Ferreiro e Ana Teberosky?

Emília Ferreiro e Ana Teberosky, duas grandes estudiosas da área, realizaram uma vasta pesquisa na qual investigaram o desenvolvimento infantil frente à linguagem e construíram uma teoria, denominada psicogênese da leitura e da escrita.
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Qual é o princípio da alfabetização?

O processo de alfabetização é baseado no entendimento do princípio alfabético, que engloba duas premissas básicas: a) palavras são compostas de letras, e b) letras representam sons. A partir dessa compreensão, ensina-se o alfabeto, o sistema de escrita e o uso de ambos como código de comunicação em todas as esferas.
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Qual crítica é feita ao trabalho de Emilia Ferreiro?

A esses e essas é que Ferreiro se dedicou de maneira especial. Seu trabalho superou em muitos aspectos o esco- lanovismo e assumiu um caráter crítico, tornou-se uma proposta crítica de educação.
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O que a teoria de Emilia Ferreiro defende?

Nele Ferreiro demonstra que existe uma nova maneira de ensinar a criança a ler e escrever, tendo em vista que o processo de aprendizagem da leitura e da escrita inicia-se muito antes do que a escola imagina, pois não é apenas através da utilização de recursos didáticos que a criança pode adquirir conhecimento ...
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O que diz Emilia Ferreiro sobre a alfabetização?

Ferreiro (1999, p. 47) afirma que “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”. Goodman (1980 Apud Ferreiro & Palácio, 1987, p.
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Quais são as principais ideias de Emilia Ferreiro?

Emília destaca a preocupação dos educadores alfabetizadores para a busca do melhor ou do mais eficaz dos métodos, levando a uma polêmica entre dois os tipos fundamentais: método sintético e método analítico. O método sintético preserva a correspondência entre o oral e o escrito, entre som e a grafia.
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Quais são as contribuições dos estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky para o entendimento da alfabetização?

Ferreiro e Teberosky sustentam que a grande maioria das crianças com seis anos de idade sabe distinguir textos de desenhos. Aquelas crianças que ainda “leem” desenhos e não letras são crianças que não têm contato com a escrita em seus diversos materiais (Multieducação).
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Quem foram Emilia Ferreiro e Ana Teberosky?

Segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky, pesquisadoras reconhecidas internacionalmente por seus trabalhos sobre alfabetização, a grande maioria das crianças, na faixa dos seis anos, faz corretamente a distinção entre texto e desenho, sabendo que o que se pode ler é aquilo que contém letras, embora algumas ainda ...
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