Quem está obrigado a emitir PPP?

Agora, todas as empresas devem emitir o PPP a todos os funcionários, independente do ramo de atividade da empresa e da exposição a agentes nocivos, inclusive as Microempresas e as empresas de Pequeno Porte.
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Quem é obrigado a emitir o PPP?

Sim, toda empresa está obrigada a emitir PPP e LTCAT. Muitos empresários e trabalhadores não sabem que essa é uma obrigação da empresa e deixam para buscar ou elaborar esses documentos apenas na hora de solicitar a aposentadoria. Mas, na verdade, isso pode ser prejudicial tanto para a empresa, como para o trabalhador.
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Quem está dispensado do PPP?

§ 4.º O PPP dispensa a apresentação de laudo técnico ambiental para fins de comprovação de condição especial de trabalho, desde que demonstrado que seu preenchimento foi feito por Responsável Técnico habilitado, amparado em laudo técnico pericial.
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É obrigatória a emissão de PPP?

Desde 01/01/2004, o formulário de PPP passou a ser obrigatório, porém, antes disso outros formulários como o DIRBEN 8030, DSS-8030 que comprovaram a exposição aos agentes nocivos. O PPP é essencial para a aposentadoria especial, pois ela reconhece os períodos de insalubridade.
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Quando a empresa é obrigada a entregar o PPP?

O ideal é que a empresa entregue o PPP após dar baixa na sua carteira de trabalhado. No entanto, caso isso não ocorra, você deverá pedir o documento.
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Empresa é Obrigada a emitir o PPP?

De quem é a responsabilidade de elaborar o PPP?

O PPP é elaborado pela empresa, com base, principalmente, no Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT), expedido pelo médico do trabalho ou pelo engenheiro de segurança do trabalho. Assim, seu preenchimento de forma correta é essencial.
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O que fazer se a empresa não quer fornecer o PPP?

Nas situações nas quais há negativa em relação ao pedido de fornecimento do PPP, o funcionário pode tomar algumas medidas a fim de obter o documento. A primeira orientação é fazer um registro de todas as tentativas feitas junto a empresa.
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Quando o PPP deve ser obrigatoriamente emitido?

A emissão do Perfil Profissiográfico Previdenciário (“PPP”) passou a ser obrigatória para todas as empresas (independentemente do setor ou atividade), e o documento deve ser emitido para todos os seus empregados, trabalhadores avulsos e/ou contribuintes individuais cooperados, mesmo nos casos em que o trabalho não é ...
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É obrigatório entregar o PPP na rescisão?

O empregador é obrigado a fornecer o PPP ao trabalhador no momento da rescisão do contrato de trabalho, independentemente do motivo da rescisão.
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Até quando não precisa de PPP?

PPP eletrônico a partir de 2023

Uma importante novidade é que, a partir de 01/01/2023, passou a ser obrigatória a emissão do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) em meio exclusivamente eletrônico. O PPP eletrônico deve corresponder ao histórico do trabalhador a partir de 01/01/2023.
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O que mudou no PPP 2024?

As alterações trazidas pela IN 170/2024 em relação à IN 128/2022 visam aprimorar a precisão e a responsabilidade na emissão do PPP, além de reforçar a proteção dos trabalhadores expostos a agentes nocivos. Empresas e trabalhadores devem estar atentos a essas mudanças para garantir conformidade e proteção adequada.
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Qual lei obriga o PPP?

58 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, para prever a obrigatoriedade da empresa em entregar ao trabalhador, quando da rescisão contratual, documento comprobatório do exercício de atividades sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física.
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Quem é responsável por preencher o PPP?

O responsável em emitir o PPP é o engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho. O documento deve ser requerido pela empresa e poderá ser preenchido por qualquer administrativo a pedido do trabalhador.
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É obrigatório PPP para se aposentar?

Esse documento é obrigatório para todas as empresas que possuem empregados expostos a agentes nocivos à saúde ou à integridade física, como ruído, calor, radiação, produtos químicos, entre outros. Assim, o PPP comprova a exposição do trabalhador a esses agentes nocivos e garante o direito à aposentadoria especial.
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O que substitui o PPP?

O PRIMEIRO documento que pode substituir é o LTCAT. Esse documento é o laudo técnico das condições ambientais do trabalho, constituindo-se como a forma completa do PPP. As vezes você pode ter entrado com algum processo, ou algum ex-colega de trabalho tenha, então, esse documento pode substituir o PPP.
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Qual o valor da multa do PPP?

Multas do LTCAT, PPP e eSocial em 2024 podem chegar a R$ 321 mil por funcionário.
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Quando o PPP é dispensado?

4º O PPP dispensa a apresentação de laudo técnico ambiental para fins de comprovação de condição especial de trabalho, desde que todas as informações estejam adequadamente preenchidas e amparadas em laudo técnico.”
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De quem é a obrigação de emitir o PPP?

A partir de 1º de janeiro de 2004, a empresa ou equiparada à empresa ficou obrigada a elaborar o PPP, de forma individualizada para seus empregados, trabalhadores avulsos e cooperados.
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Quanto tempo a empresa tem para emitir o PPP?

Qual o prazo que a empresa deve emitir o PPP? O prazo legal é de 30 dias, e este prazo para a empresa fornecer o PPP se inicia na data da rescisão do contrato de trabalho, nos termos do art. 68, § 8º, do Decreto 3.048/99.
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Quando a empresa não fornece o PPP, o que fazer?

Nesse sentido, caso a empresa negue o PPP, eu costumo fazer uma notificação com AR (Aviso de Recebimento). Portanto, sempre busque documentar o pedido de PPP, eis que assim será possível pedir em juízo a expedição de ofício à empresa, além de viabilizar eventual ação trabalhista de dano moral.
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Quando se tornou obrigatório o PPP?

O PPP foi instituído pelo art. 148, parágrafo 1 da Instrução Normativa INSS/DC 95/2003, obrigatório a partir de 01.01.2004.
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Quanto vale 5 anos de PPP?

Quanto tempo de PPP vale para aposentadoria? 1 ano de Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) vale como 1 ano de tempo especial para a aposentadoria.
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Quem deve solicitar o PPP?

A emissão do PPP de forma eletrônica tornou-se obrigatória para os períodos trabalhados a partir de 01/01/2023. Este pedido é realizado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS. Quem pode utilizar este serviço? Pessoas que tiveram o PPP Eletrônico emitido a partir de 01/01/2023.
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Quanto cobrar por um PPP?

A Normativa Saúde cobra o valor de R$ 35,00 para emissão do PPP.
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Como obter o PPP das empresas que não o apresentaram ou que já estão fechadas?

Por isso, veja agora 4 possibilidades de conseguir o PPP de empresa que não existe mais:
  1. Procure o seu sindicato. ...
  2. Procure os antigos sócios da empresa. ...
  3. Busque por processos de aposentadoria de ex-funcionários da empresa. ...
  4. Encontre testemunhas ou solicite uma perícia.
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