Quatro empresas atuavam na cabotagem de granéis sólidos: a Elcano S.A detinha 50% da frota (quatro navios) e 56% da capacidade total de transporte; a Lyra Navegação Marítima detinha 25% da frota (dois navios) e 10% da capacidade de transporte; a Hidrovias do Brasil detinha 13% da frota (um navio) e 23% da capacidade ...
Se sua empresa deseja oferecer o serviço de cabotagem ou contratar um transporte de cabotagem, pode utilizar os serviços da ANTAQ – a Agência Nacional de Transportes Aquaviários.
Como funciona o sistema de cabotagem no Brasil atualmente?
O sistema de cabotagem no Brasil funciona, principalmente, pelo mar, ou seja, as embarcações são remanejadas de porto em porto, levando as cargas que chegam nos principais portos do país para outros.
No cargo de Mestre de Cabotagem se inicia ganhando R$ 6.306,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 9.597,00. A média salarial para Mestre de Cabotagem no Brasil é de R$ 7.960,00.
O QUE É CABOTAGEM? - Transporte no Brasil (Parte 2)
Quem opera cabotagem no Brasil?
Quatro empresas atuavam na cabotagem de granéis sólidos: a Elcano S.A detinha 50% da frota (quatro navios) e 56% da capacidade total de transporte; a Lyra Navegação Marítima detinha 25% da frota (dois navios) e 10% da capacidade de transporte; a Hidrovias do Brasil detinha 13% da frota (um navio) e 23% da capacidade ...
Ensino Médio Completo. Certificado de Competência Modelo DPC 1031, para categoria Mestre de Cabotagem (MCB), estabelecida na Regra II/5 do STCW-78/95. Caderneta de Inscrição e Registro emitida pela Bandeira do FPSO, válido conforme critério estabelecido pela Marinha.
Apesar de seu potencial, a navegação de cabotagem no Brasil está muito restrita à movimentação de poucos produtos, sobretudo ao transporte de petróleo entre as plataformas marítimas e o continente – decorrência de o país ser um grande produtor de petróleo offshore.
Existem dois tipos de cabotagem: doméstica ou internacional. Entenda a diferença: Cabotagem doméstica: modalidade mais comum, ocorre entre portos de um mesmo país ou até de um mesmo estado.
Hoje temos uma frota de mais de 70 navios de bandeira brasileira, que geram impostos e empregos para o país, e a segurança de poder sempre contar com as empresas brasileiras de navegação, independentemente da variação do mercado internacional.
Recém-formados recebem carta de 2º Oficial de Náutica, após três anos de embarque recebem carta de 1º Oficial de Náutica. Para chegar a Capitão de Cabotagem, o 1ON deve passar mais dois anos embarcado e realizar um curso de especialização, novamente no CIAGA ou no CIABA.
Fundada em 1963 pelo norueguês Erling Lorentzen, a Norsul destaca-se como protagonista no crescimento da navegação brasileira, demonstrando adaptabilidade e competência diante das inúmeras mudanças econômicas e políticas ao longo dessas seis décadas.
Ao transferir parte do transporte de cargas das rodovias para o mar, o navio de cabotagem pode ajudar a reduzir o congestionamento nas estradas. Essa prática, além de melhorar a eficiência do transporte terrestre, também reduz o desgaste das estradas e os riscos de acidentes.
O modal aquaviário é definido pelo transporte de cargas através da água, como mares, lagos e rios. Em meio a isso, ainda pode ser acrescentado aqui a cabotagem, meio de locomoção de cargas pelas águas costeiras, normalmente utilizado para o transporte entre portos de um mesmo país ou viagens de curta duração/distância.
A cabotagem envolve diversos serviços logísticos e meios de transporte. Os transportes de cargas levam as mercadorias da origem até o porto e, do porto, até o destino final. Essa parte do processo é realizada por empresas de transporte rodoviário de contêineres. A partir daí, o trabalho é todo do navio!
É um modal competitivo acima de 1.2000km de distância entre origem e destino, em pontos localizados cerca de 300 quilômetros do porto, nas seguintes condições: Contribui para a diminuição dos acidentes nas rodovias.
Quais são os fatores que impedem a expansão da cabotagem no Brasil?
A ausência de uma frota regular, a falta de infraestrutura portuária, a burocracia do setor e os altos custos operacionais impedem que a navegação de cabotagem promova o modal aquaviário a um patamar mais representativo na matriz de transportes de cargas do Brasil.
A cabotagem trata do transporte marítimo de cargas pela costa de um país, sempre com a terra à vista,ou seja, as embarcações viajam rentes aos limites costeiros nacionais. Pode ser muito vantajosa para uma gestão logística eficiente, e o modelo não é uma novidade no cenário mundial.
A cabotagem internacional é um tipo de navegação entre portos de dois países distintos. Mas, ela não chega a ser considerada uma navegação de longo percurso. O transporte recebe esse nome quando a navegação acontece na área costeira, sem perder de vista a costa, mas saindo do território nacional.
Qual é a importância da navegação de cabotagem para a fundação de cidades?
A cabotagem garante um menor impacto ambiental no que diz respeito à poluição, o que representa um grande benefício para as empresas e ao planeta como um todo.
O curso é destinado para brasileiros de ambos os sexos, maiores de dezoito anos, concluintes do ensino fundamental (9º ano) e aprovado em processo seletivo. A inscrições abertas através de editais públicos do IFPB para o processo seletivo.
O Curso de Formação de Aquaviários (CFAQ) é um curso de capacitação do Ensino Profissional Marítimo (EPM) totalmente gratuito que permite que os candidatos se habilitarem para começar uma carreira na Marinha Mercante.