O DJ e produtor Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador do movimento Hip-Hop, estabeleceu os quatro pilares essenciais dessa cultura: rap (música), Disc jockey (animador), breakdance (dança), graffiti (arte) e, beatbox (instrumental) Outros elementos incluem o MC, a moda hip hop e as gírias.
O jamaicano Kool Herc, apelido de Clive Campbell, é considerado o pai do hip-hop. Precursor do movimento que explodiria nos anos 1990, Kool se mudou para os Estados Unidos no início da década de 1960.
Os primeiros rappers a terem sucesso foram o DJ Hum e Thayde. Depois deles vieram nomes como Racionais MCs, Planet HEmp, Pavilhão 9, Detentos do Rap, Cambio Negros, Xis & Dentinho e o Gabriel, O Pensador, que até hoje é uma referência incontestada.
O Movimento Hip Hop é, então, um movimento social que foi criado pelos grupos norte-americanos, por volta de 1968, com o objetivo de apaziguar as brigas dos jovens negros e hispânicos agrupados em gangues. Seu nome tem origem nas palavras Hip (quadril, em inglês) e Hop (saltar).
O momento fundador dessa cultura é quando os quatro elementos foram reunidos em uma única festa no Bronx, em 1973, organizada pelo DJ Kool Herc junto com sua irmã, Cindy Campbell. Lima esteve, neste ano, no mesmo local onde essa primeira festa foi organizada, em uma celebração de 50 anos de existência do hip hop.
A cultura hip hop foi iniciada nas comunidades jamaicanas, afro-latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. O DJ Afrika Bambaataa estabeleceu os pilares essenciais da cultura Hip-Hop: o rap, o DJing, breakdance e o graffiti, outros elementos incluem a moda hip hop e gírias.
O termo Hip Hop designa um conjunto cultural amplo que inclui música (rap), pintura (grafite) e dança (break). O rap, sigla derivada de "rhythm and poetry" (ritmo e poesia), é a música do Movimento e constitui o seu elemento de maior destaque.
No Brasil, chega somente em meados da década de 80, através das grandes mídias, como filmes com temática de dança, onde o Hip Hop começa a ser incorporado. Nelson Triunfo é um dos principais nomes que ajudaram a difundir o estilo, juntando muitos dançarinos no centro de São Paulo e posteriormente na Estação São Bento.
Jay-Z foi eleito o maior rapper de todos os tempos em um ranking elaborado pela Billboard e Vibe. Kendrick Lamar, Nas e Tupac também encabeçam a lista. A rapper Nicki Minaj é a única representante feminina nas dez primeiras posições. Ela ocupa o décimo lugar.
Protestos contra desigualdade social e preconceitos são algumas das características do movimento Hip-Hop. Ele teve sua origem nas favelas e é uma cultura considerada politizada. É conhecido por defender as minorias, que são excluídas da sociedade.
Nelson Gonçalves Campos Filho, mais conhecido como Nelson Triunfo, é uma peça-chave da construção do movimento da cultura de rua, do breaking e do Hip-Hop nacional como um todo.
A palavra “hip” é utilizada desde 1898 para se referir a algo atual, acontecendo no exato momento em que é falada. Já o “hop” faz referência ao movimento de dança. Além de Afrika Bambaataa, Keith “Cowboy” Wiggins e Grandmaster Flash são referenciados como os primeiros utilizadores do termo “Hip Hop”, no ano de 1978.
Os quatro elementos culturais que compõem o movimento Hip – Hop são: rap (ritmo e poesia), grafites (assinaturas), Dj's e Mc's, e Street Dance. Alguns autores dividem a dança de rua em dois tipos: o Hip – Hop (movimento cultural, de rua) e a Street Dance (dança oriunda de academias e escolas de dança).
O padrinho do Hip Hop, Afrika Bambaataa, fundador da Zulu Nation, foi o responsável pela introdução do que é considerado o quinto elemento: o conhecimento. Com o lema de “paz, amor, união e diversão” esta organização promoveu o apaziguamento de várias disputas de gangues dos guettos estadunidenses.
Os irmãos DJ Kool Herc e Cindy Campbell dizem que o hip hop surgiu de fato no dia 11 de agosto de 1973, mais precisamente na avenida Sedgwick nº 1520 no Bairro do Bronx, Nova York, numa festa que reuniu a juventude negra da região.
Olha, rap significa ritmo e poesia e é chamado assim porque mistura uma batida intensa com várias rimas poéticas. Esse estilo faz parte do cenário cultural chamado hip hop, que envolve música, mas também a dança, como o breakdance, popping e locking, e até a pintura por meio do grafite.
Atualmente, o hip-hop está solidificado na da cultura popular e atinge públicos que não necessariamente fazem parte do contexto preto e periférico. A atual posição do movimento reflete a questão da inserção de pessoas antes excluídas em espaços considerados exclusivistas e inacessíveis. "Isso foi pelo movimento negro.
MC. Um dos quatro elementos da cultura Hip-hop. Em tradução interpretativa “mestre de cerimônia”. Responsável pela experiência verbal/oral no movimento Hip-hop...
O termo hip hop foi criado em meados de 1968 por Afrika Bambaataa. Ele teria se inspirado em dois movimentos cíclicos, um deles estava na forma pela qual se transmitia a cultura dos guetos americanos, o outro na forma de dançar popular na época, que era saltar (hop) movimentando os quadris (hip).
A expressão hip hop vem do inglês e significa balançar os quadris. Como movimento social surgiu na segunda metade do século XX no gueto do Bronx, em Nova Iorque, em contraponto aos roubos, ao tráfico, à violência e à miséria decorrentes do avanço tecnológico e da ascensão das grandes corporações nessa região.
Aos poucos, Kanye foi ganhando influência e repercussão dentro do círculo do Hip-Hop, especialmente por usar samples de Soul e Jazz em suas produções, se tornando uma das principais figuras por trás das principais vozes dos anos 1990 na região.
O que é o hip hop e como surgiu? O hip hop é um movimento, sobretudo musical, surgido no Bronx, em Nova York, nos anos 1970. As comunidades afro e latino-americanas foram as principais responsáveis não só pelo desenvolvimento do movimento, mas também pela propagação.