Vale lembrar que nos livros da franquia, os dois personagens não acabam juntos, sendo que Luna se apaixona e se casa com o neto de Newt Scamander, autor do livro Animais Fantásticos e Onde Habitam, e Neville se casa com Ana Abbot da Lufa-Lufa, que vira proprietária do Caldeirão Furado.
Alguns anos depois, Neville se casou com sua colega de escola Ana Abbott. Os dois passaram a morar na parte de cima do famoso bar-estalagem Caldeirão Furado, do qual Ana tornou-se proprietária. Neville foi escolhido como padrinho do segundo filho de Harry e Gina, Alvo Severo.
Luna acabou se casando com seu parceiro também naturalista bruxo Rolf Scamander, que por outra coincidência é neto do autor de Animais Fantásticos e Onde Habitam Newt Scamander.
O mestre de Snape poderia ter escolhido a família Longbottom, mas preferiu os Potters, o que faz Snape detestar Neville. Para ele, o garoto é um lembrete de que Lily poderia estar viva. Neville não tinha a mínima ideia do por que Snape o odiava mais do que todos os outros, exceto Harry.
Após o fim da Segunda Guerra Bruxa, ele atuou brevemente como Auror antes de se tornar professor de Herbologia e diretor da Casa Grifinória em Hogwarts. Neville, posteriormente, se casou com Ana Abbott e foi o padrinho do segundo filho de Harry e Gina Potter, Alvo Potter.
Quando ele não negou, Lily percebeu que Snape não entendia o que havia de errado com eles. Isso levou a uma separação entre Lily e Snape, pois o primeiro já havia ficado consternado com o fascínio de Snape pelas Artes das Trevas e a amizade com seus companheiros de casa sonserinos Mulciber e Avery.
Por sua vez, Gina virou uma jogadora de Quadribol profissional e atuou por anos pelo Harpias de Holyhead. Após se aposentar, tornou-se correspondente do Profeta Diário.
Em seu quinto ano, ele se tornou um membro da Brigada Inquisitorial e foi nomeado monitor de sua casa. Em meio a esta mesma época, seu pai foi preso e condenado em Azkaban após os acontecimentos envolvendo a Batalha do Departamento de Mistérios.
Porque é o que o escolhido era o Harry Potter e não o Neville?
Na verdade, Harry foi o "O Escolhido" porque Voldemort escolheu acreditar que a profecia estava falando sobre Harry, um mestiço como ele próprio e, portanto, seu igual.
Harry nunca foi o eleito. A profecia confirma que o eleito, aquele que poderia eliminar Voldemort, nasceu em Julho e foi defendido por seus pais. Todos sabemos que esta descrição também cabe a Neville.
Depois, Moody demonstra a Maldição Cruciatus. Ele enfeitiça outra aranha para ficar maior, e lança Crucio sobre ela. A aranha obviamente sofre extrema dor, e Neville fica angustiado vendo aquilo.
Vejo desse jeito." Segundo J. K. Rowling, criadora de todo universo Harry Potter, Neville engata um relacionamento com Ana Abbott, estudante de Hogwarts. Por outro lado, Luna casa com Rolf Scamander, neto de Newt Scamander.
Se na saga de "Harry Potter" Neville Longbottom acaba se casando com Hannah Abbott, na vida real o intérprete do personagem Matthew Lewis, 28, subiu ao altar com Angela Jones, no último fim de semana, na Itália.
Ao fim de Harry Potter e as Relíquias da Morte, foi revelado que Draco e sua mãe não foram para Azkaban. Enquanto vivia o restante de sua adolescência, Draco se tornou uma nova pessoa. No epílogo do livro, dezenove anos após a derrota de Voldemort, Draco estava com uma esposa e filho.
Em setembro de 1994, quando Draco Malfoy foi transfigurado em um furão, ele tentou chegar às masmorras. A transfiguração completa em um animal faz um humano pensar como o animal, exceto as transfigurações do Animago.
Sirius é filho de Orion e Walburga Black, e irmão mais velho de Régulo. Como primas, ele possui três personagens importantes na franquia: Andromeda, a mãe de Ninfadora Tonks; Belatriz Lestrange, uma das mais importantes Comensais da Morte de Voldemort e Narcisa Malfoy, que é mãe de Draco Malfoy.
Embora Tiago infernizasse Snape, ele também salvou a vida de Snape, quando Sirius jogou uma brincadeira potencialmente letal sobre ele, enviando-o para a Casa dos Gritos, quando Remo Lupin estava lá transformado. Aparentemente, embora Tiago detestasse Snape intensamente, ele nunca quis vê-lo morto.