Ela não é nomeada no texto massorético, mas de acordo com a Septuaginta, ela era uma princesa egípcia chamada Ano. A Septuaginta afirma que ela era a irmã mais velha de Thekemina, esposa de Sisaque I, faraó do Egito, e foi dada a Jeroboão como esposa pelo próprio faraó.
Quanto a ti, mulher de Jeroboão, volta para tua casa. Logo que entrares na cidade, o teu filho morrerá. Todo o povo de Israel fará o funeral e o acompanhará no enterro. Mas este será o único familiar de Jeroboão que terá sepultura, pois foi o único desta família para quem o Senhor , Deus de Israel, olhou com agrado.
O primeiro livro de Crônicas acrescenta que Jeroboão reinou durante cerca de duas décadas e passou o trono ao seu filho Nabade. Ele, porém, não ficou sequer dois anos à frente de Israel. O rapaz foi brutalmente assassinado, colocando fim à sua dinastia.
O pecado de Jeroboão consistiu na cisão do reino e do culto oficial deslocado de Jerusalém para os dois santuários de Betel e Dan. Além disso Jeroboão estabeleceu sacerdotes dentre o povo que não eram da família de Levi (1Rs 12,31; 13,33-34).
Ele tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres perverteram-lhe o coração. Sendo já velho, suas mulheres perverteram-lhe o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não foi perfeito para com Jeová, seu Deus, como o fora o coração de Davi, seu pai.
A MULHER DE JEROBOÃO / ENGANADORA DE PROFETA , MULHER DO REI QUE DIVIDIU OS REINOS
Quem profetizou que Jeroboão seria rei?
Em I Reis 11, lemos que o profeta Aías disse a um homem chamado Jeroboão, da tribo de Efraim, que trabalhava para Salomão, que Jeroboão seria rei sobre dez das tribos de Israel.
Porém o SENHOR disse a Aías: Eis que a mulher de Jeroboão vem consultar-te sobre seu filho, porque está doente; assim e assim lhe falarás, e há de ser que, entrando ela, fingirá ser outra. E sucedeu que, ouvindo Aías o ruído de seus pés, entrando ela pela porta, disse ele: Entra, mulher de Jeroboão!
Ela é mencionada em I Reis 14, que descreve como ela visitou o profeta Aías. Seu filho Abias estava doente e, seguindo as instruções de seu marido Jeroboão I, ela se disfarçou e foi até Aías. Embora Aías fosse cego, Deus disse a ele que ela viria e deu a ele uma mensagem para ela.
Quais foram os pecados de Jeroboão, filho de Nebate?
Mas ele não abandonou os pecados do rei Jeroboão, filho de Nebate, que levou o povo de Israel a cometer o pecado de adorar os touros de ouro que ele havia colocado em Betel e em Dã. O SENHOR Deus disse a Jeú: — Você fez com os descendentes de Acabe tudo aquilo que eu queria que fizesse.
Jeroboão I, também chamado de Ben-Serua, foi o primeiro rei de Israel após a divisão do Reino de Israel em dois novos reinos. Foi o Primeiro Rei da Dinastia II de Israel. Pertencia à Tribo de Efraim, seu pai chamava-se Nebate e sua mãe Zeruá. Ainda jovem, serviu ao rei Salomão como chefe dos servos da tribo de José.
Nadabe ou Nadab (em hebraico significa "liberal" ou "bem disposto"), filho de Jeroboão I, tornou-se no segundo rei de Israel por volta de 913 a.C., segundo algumas cronologias (I Reis 14:20).
Quem foi Aías na Bíblia? Aías foi um profeta que é mencionado no primeiro livro de Reis como um dos bisnetos de Judá, que foi interpretado por Thiago Rodrigues em Gênesis (2021). Ele foi responsável por antever que as dez tribos do norte se separariam das duas tribos do sul --formando os reinos de Israel e de Judá.
Jeroboão teve problemas na convivência com Salomão, inclusive provocou uma revolta contra o reinado dele, foi derrotado e por isso fugiu para o Egito. Uma década depois que Salomão morreu, ele retornou para sua terra. Foi quando as dez tribos de Israel chamaram Jeroboão, para sucedê-lo no trono.
Também Jeroboão, filho de Nebate, se rebelou contra o rei. Ele era um dos oficiais de Salomão, um efraimita de Zeredá e cuja mãe se chamava Zerua, que era viúva. Foi assim que ele se rebelou contra o rei: Salomão tinha construído o Milo e havia tapado a abertura no muro da Cidade de Davi, o seu pai.
No texto bíblico, Manassés é execrado como o monarca mais pecaminoso do Reino de Judá (2Reis 21,3-7), por ter reintroduzido a idolatria, permitindo a reconstrução de altares destruídos por seu pai.
De acordo com as escrituras, Jeroboão atraiu para si a ira do Deus de Israel ao mandar levantar dois santuários com bezerros de ouro --um em Dã, no norte; e outro em Betel, no sul. A queda dele é prevista pelo profeta Aiás no capítulo 14 do primeiro livro de Reis.
Era filho de Eliada. Começou a carreira servindo o rei Hadadezer de Zobá. Quiçá pelo tempo da vitória de Davi sobre Hadadezer (984 a.C.), abandonou seu mestre e virou o chefe de um grupo de piratas.
Semaías foi um profeta de Deus durante o reinado de Roboão, filho de Salomão. Xilogravura da Crônica de Nuremberg. Depois da revolta das dez tribos setentrionais, em 931 a.C., Semaías proferiu as palavras de Deus proibindo a tentativa de Roboão de reconquistá-las.
E por isso, qualquer tipo de comparação de Salomão com aqueles que o sucederam seria simplificar demais e desconsiderar o contexto histórico que acompanha cada personagem [1]. Salomão tem como sucessor seu filho, Roboão (926-910).
5 Porém o Senhor disse a Aías: Eis que a mulher de Jeroboão vem consultar-te sobre seu filho, porque está doente; assim e assim lhe falarás; e há de ser que, entrando ela, fingirá ser outra.
Qual foi o pecado de Salomão? De acordo com a Bíblia Cristã, como assinalado pelo primeiro livro de Reis, Salomão se casou com muitas mulheres estrangeiras além da princesa egípcia. Ele também desposou jovens de diversas nações politeístas --ou seja, que adoram mais de um deus.
O pecado de Salomão teria sido iniciado por adquirir mulheres estrangeiras. Segundo o relato bíblico, Salomão havia cometido um grave pecado ao afrontar a religião monoteísta de Israel devido as adorações aos deuses pagãos por causa das mulheres estrangeiras a quem as tomou, e isso não ficou impune.
O que a Bíblia diz da morte de Salomão? A principal interpretação, retirada do primeiro livro de Reis da Bíblia Cristã, é que Salomão morreu de causas naturais após ter reinado por quarenta anos "em Jerusalém, sobre todo Israel". Ele foi sepultado ao lado do pai, o rei Davi.
Jeroboão também é chamado Ben-Serua na Bíblia Cristã, como um dos descendentes da tribo de Efraim. Ele chegou a servir o rei Salomão antes de ser exilado no Egito. Ele se tornaria rei de Israel ao comandar uma revolta que reuniu dez das doze tribos, transferindo a capital de Jerusalém para Peniel.