Alexander Romanovich Luria nasceu em Cazã, em 1906, filho de uma família judia de médicos e professores universitários. Terminou os seus estudos superiores em 1921, na Universidade de Kazan, período no qual criou a Associação Psicanalítica, tendo trocado correspondência com Sigmund Freud.
Fundamental também nas postulações de Luria é o fato de que as três unidades funcionais operam em conjunto ao longo de toda a vida individual, e as relações entre elas se transformam no processo de desenvolvimento, sempre em interação com o contexto histórico-cultural em que o sujeito se encontra.
Qual o estudo de Luria que teve contribuição com a educação?
Luria buscou explorar as estruturas cerebrais e os processos psíquicos do complexo cérebro- mente, partilhando a teoria histórico-social da aprendizagem com Vygotsky e enfatizando que a construção da mente humana ocorria a partir das interações entre sujeito, SN, mente e meio social.
Quem foi Luria e qual sua contribuição para a psicomotricidade?
Alexander Romanovich Luria foi um russo que viveu no século passado (1902-1977) e é considerado o pai da Neuropsicologia moderna, sendo inclusive o criador deste termo. Trabalhou junto com Lev Semionovich Vygotsky e Alexei Leontiev na construção de uma Psicológica com uma fundamentação filosófica marxista-dialética.
ALEXANDER LURIA (1) – A BASE BIOSSOCIAL DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS | NEUROPSICOLOGIA
Qual a abordagem de Luria?
Luria explora o cérebro como um sistema biológico aberto, em constante interação com o meio físico e social em que o sujeito está inserido, destacando-se a plasticidade cerebral e a ideia de funções mentais superiores tipicamente humanas, construídas ao longo da evolução da espécie.
Em síntese, a teoria de Luria propõe que a primeira unidade funcional regula o tono, a vigília e os estados mentais; a segunda unidade obtém, processa e armazena as informações que chegam do mundo exterior e a terceira unidade se encarrega de programar, regular e verificar a atividade mental.
A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Sendo estruturada por três pilares: o querer fazer (emocional) – sistema límbico, o poder fazer (motor) – sistema reticular e o saber fazer (cognitivo) – córtex cerebral.
Henry Wallon (1879-1962), médico, psicólogo e pedagogo, é provavelmente, o grande pioneiro da psicomotricidade, vista como campo científico. Segundo Fonseca (1988), forneceu observações definitivas acerca de desenvolvimento neurológico do recém-nascido e da evolução psicomotora da criança.
Que forma são constituídas as regiões cerebrais segundo Luria?
O neuropsicólogo Alexandre Luria é um dos pioneiros a descrever tal processo. Luria teorizou, em 1981, que as estruturas cerebrais envolvidas no processo de atenção seriam a formação reticular, a parte superior do tronco encefálico, o córtex límbico e a região frontal.
A percepção é explicada por Skinner através do conceito de comportamento perceptivo – um comportamento complexo que se inter-relaciona com muitos outros.
Ao fornecer subsídios para investigar a compreensão do funcionamento intelectual da criança, a neuropsicologia pode instrumentar diferentes profissionais, tais como médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos, promovendo uma intervenção terapêutica mais eficiente.
O termo neuropsicologia foi utilizado pela primeira vez em 1913 em uma conferência proferida por Sir William Osler, nos Estados Unidos (Bruce, 1985, citado em Mäder, 1996). Apareceu ainda como um subtítulo na obra de 1949 de Donald Hebb chamada The Organization of Behavior: A Neuropsychological Theory.
Assim, a teoria neuropsicológica deve apresentar explanações sobre o processamento subjacente às atividades mentais superiores do ser humano (Bear, Connors & Paradiso, 2002), explanações estas que permitam a verificação neuroanatômica de tal processamento (Kristensen, Almeida & Gomes, 2001).
São 7 os fatores psicomotores (tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção de corpo, estruturação espácio-temporal, motricidade grossa e fina) que vão surgindo e cujo o seu desenvolvimento global é fundamental para uma aprendizagem e ritmo de desenvolvimento típico!
Para Piaget e Inhelder (1948-1993), a elaboração do espaço se deve essencial- mente a coordenação dos movimentos e é no período sensório-motor que o espaço e o tempo servirão de apoio para a organização das relações espaciais dos indivíduos com as pessoas e os objetos.
(DCNEI, 2010). Seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são inúmeras formas de aplicar a psicomotricidade dentro dos campos de experiências por meio de linhas traçadas entre o conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
O termo psicomotricidade se divide em duas partes: a motriz e o psiquismo, que constituem o processo de desenvolvimento integral da pessoa. A palavra motriz se refere ao movimento, já psico determina a atividade psíquica em duas fases, a sócio-afetiva e cognitiva.
A Psicomotricidade define-se como a ciência que estuda o homem por meio do seu movimento, integrando funções motoras e psíquicas na relação entre o mundo externo e interno.
Luria observou os modelos Localizacionista de Gall, Wernicke e Broca no qual cada área do cérebro era descrita como responsável por uma função mental específica e Unitarista de Hughlings Jackson, onde o cérebro em sua totalidade era tido como responsável por todas as funções.