Na narrativa Bíblica Tamar casou-se com Er, primeiro filho de Judá, mas Deus fez com que seu marido morresse devido ao seu próprio mal proceder, deixando Tamar viúva.
O amor erótico de Amnom transformou-se em ódio depreciativo, e ele mandou que Tamar fosse posta na rua. Rasgando sua veste listrada que a distinguira como filha virgem do rei, e com cinzas sobre a cabeça, Tamar encontrou-se com Absalão.
Amnom ou Amnon era príncipe de Israel, sendo filho de Davi e Ainoã e irmão de Absalão e Tamar. Embora ele fosse o herdeiro ao trono de Davi, Amnom, é mais lembrado pelo estupro de sua meia-irmã Tamar.
QUEM FOI TAMAR NA BÍBLIA l FILHA DO REI DAVI: Violentada pelo irmão Amnom
Quem abusou da filha de Davi?
Leia 2 Samuel 13:1–22
A história de Tamar é um relato claro de um ato premeditado de violência sexual que ocorre na casa de Davi. O agressor, um meio-irmão cheio de luxúria em relação à sua meia-irmã, Tamar, admite a sua paixão por ela e é aconselhado a inventar uma história que facilitaria seu acesso a Tamar.
O que aconteceu com Tamar, filha de Davi, após o abuso?
Apesar do sofrimento que sentia após ter sido abusada sexualmente, Tamar ainda pediu que ele se casasse com ela, a fim de reparar o erro que ele cometera e diminuir seu constrangimento (naquele tempo, não havia proibição de casamento entre meio irmãos), porém a dureza de coração de Amnom era tamanha a ponto dele passar ...
Esse relacionamento íntimo foi selado diante de Deus. Não era apenas um vínculo espiritual, tornou-se uma aliança para “Jônatas fez uma aliança com Davi, porque o amava como a sua própria alma” (1 Samuel 18: 3).
Após o casório, a dupla viajará pela primeira vez como marido e mulher e retornarão após um pequeno período. Ao voltar para Jerusalém, Tamar vai reencontrar com o pai e lhe fará um pedido especial, que não é descrito no resumo.
Absalão (em hebraico: אַבְשָלוֹם; romaniz.: Avshalom; em hebraico tiberiano: ʼAḇšālôm, lit. "meu Pai é Paz") foi o terceiro filho do rei Davi; segundo o Antigo Testamento, era um rebelde que tentou usurpar o trono de seu pai.
De acordo com os registros, é possível constatar que o rei Davi teve pelo menos vinte filhos. Em sua época, a poligamia era comum e ele não poupou em tomar para si muitas esposas. Apesar disso, podemos ler em Deuteronômio 17:16-17 que Deus alertou que não era bom que um rei tivesse muitas esposas.
Tamar foi acolhida por seu irmão Absalão e, quando o rei Davi soube de tudo, ficou furioso, mas não tomou nenhuma ação direta em nome de sua filha. Ele deixou por isso mesmo, fazendo com que o crime contra sua filha ficasse “esquecido” na memória do povo.
Davi viveu cerca de mil anos antes de Jesus. David lamenta a morte de seu filho favorito: " Ó meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! Eu teria morrido em teu lugar, ó Absalão, meu filho, meu filho! " até que Joabe o convence a se recuperar da extravagância de sua dor e cumprir seu dever para com seu povo.
Na narrativa Bíblica Tamar casou-se com Er, primeiro filho de Judá, mas Deus fez com que seu marido morresse devido ao seu próprio mal proceder, deixando Tamar viúva.
Davi tinha muitos filhos com varias mulheres, no entanto acontece que, um deles chamado Amnon tramou para que sua irmã Tamar levasse comida a ele no quarto e este violentamente fez com que Tamar deitasse com ele, depois a expulsou.
Então Davi mandou dizer a Tamar, no palácio: — Vá à casa de Amnom e prepare alguma comida para ele. Ela foi e o encontrou de cama. Aí pegou um pouco de massa, preparou-a e fez alguns bolos ali onde ele podia vê-la. Então assou os bolos e os tirou da forma para Amnom comer.
1 E aconteceu depois disso que, tendo Absalão, filho de Davi, uma irmã formosa, cujo nome era Tamar, Amnom, filho de Davi, amou-a. 2 E angustiou-se Amnom, até adoecer, por Tamar, sua irmã, porque ela era virgem; e parecia aos olhos de Amnom dificultoso fazer-lhe coisa alguma.
Interpretada pela atriz Esther De Oliveira, Tamar passará por momentos traumáticos nos próximos capítulos da novela Reis. Amnon (Luckas Moura) finge estar doente para conseguir ficar sozinho com a meia-irmã e a garota não conseguirá se defender do ataque do mau-caráter.
Ele pagou pelos erros de Salomão, que perdeu o trono por ter desobedecido às ordens de Deus. Ele era filho de Naamá. Ele é considerado um dos descendentes de Ló –interpretado por Emílio Orciollo Neto em Gênesis (2021)-- e era descrito como um homem de "caráter deturpado".