Nicodemos (em grego: Νικόδημος), que significa "conquistador do povo" (de νίκη e δῆμος ), viveu no século I, foi um fariseu e contemporâneo de Jesus Cristo. Defendeu-o perante o Sinédrio e sepultou-o. Atribuem-lhe um evangelho apócrifo, outrora chamado de Atos de Pilatos.
Nicodemos não é um discípulo, nem parente. Mas é a ele que Jesus revela Seu destino sobre a Terra, pela primeira vez. Era o início do Seu ministério, Sua primeira viagem a Jerusalém: Ninguém subiu ao céu a não ser o Filho do homem, ele, que desceu do céu.
Nicodemos pertencia a um grupo de judeus chamado de fariseus. Ele era também um príncipe dos judeus. Muitos fariseus não acreditavam que Jesus Cristo tivesse sido enviado pelo Pai Celestial. Mas Nicodemos acreditava, por causa dos milagres que Jesus fazia.
Fascinado pela sua pessoa, Nicodemos vai até Jesus, à noite, para não ser visto, e o interrogou sobre a natureza da sua missão. Jesus responde-lhe que “para fazer parte do Reino de Deus era preciso renascer, mas espiritualmente”.
O que podemos aprender com a história de Nicodemos?
Este evangelho, em pleno período de Páscoa, nos ensina que quando o coração está mergulhado na luz, mesmo se ao nosso redor a escuridão nos dá medo, não tememos a impopularidade e as possíveis consequências de uma busca corajosa por valores diferentes daqueles que a sociedade procura nos ensinar.
O ESPIRITISMO É FRAUDE? - Cortes Ex-satanista Daniel Mastral no Inteligência ltda podcast
Qual era o problema de Nicodemos?
Nicodemos poderia sofrer algum tipo de retaliação por parte de seus colegas do Sinédrio. E, a segunda razão, seria a vergonha por ser visto perguntando algo para um rabino não reconhecido oficialmente.
Nicodemos (em grego: Νικόδημος), que significa "conquistador do povo" (de νίκη e δῆμος ), viveu no século I, foi um fariseu e contemporâneo de Jesus Cristo. Defendeu-o perante o Sinédrio e sepultou-o. Atribuem-lhe um evangelho apócrifo, outrora chamado de Atos de Pilatos.
Tanto é que sua esposa, Sara, ri quando lhe é dito que ela ainda teria um filho depois de velha. Nicodemos, da mesma forma, também era velho demais para nascer de novo e voltar para a barriga da sua mãe.
O que aconteceu com Nicodemos após a morte de Jesus?
Na morte de Cristo, entretanto, corajosamente uniu-se a José no enterro, Nicodemos fornecendo o ungüento, e José, o túmulo. Este artigo não pretende depor contra os apóstolos. A coragem, a fé, a lealdade e a dedicação deles tinham superado vários testes.
Nicodemos é um chefe dos judeus, um homem influente; sentiu a necessidade de ir ter com Jesus. Foi à noite, porque tinha que o fazer com alguma cautela, pois aqueles que iam falar com Jesus não eram bem vistos (cf. Jo 3, 2).
Jesus ensinou a Nicodemos que toda a humanidade pode obter a vida eterna por meio da Expiação de Jesus Cristo. O Salvador ensinou a Nicodemos uma importante doutrina sobre o Pai Celestial.
Foi pastor auxiliar da Primeira Igreja Presbiteriana do Recife até 2023. É considerado por muitos um dos maiores pregadores e teólogos presbiterianos do Brasil.
“Vencedor do povo”. Do grego nikódemos: nikao (vencedor) e demos (povo). Navegue pelo Guia de nomes para conhecer os diferentes significados e escolher o melhor nome para o seu bebê.
É pastor da Primeira Igreja Presbiteriana do Recife, professor de Hermenêutica e de Novo Testamento no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, além de vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil.
Embora a Bíblia não explique claramente o que Cristo queria dizer, surgiram diferentes interpretações ao longo dos anos. Uma dessas interpretações é que o termo “nascer da água” se refere ao parto natural, e a alusão ao nascimento do Espírito nos fala da necessidade de um novo nascimento em Cristo.
Nicodemus Pessoa faleceu no dia 22 de novembro de 2008, aos 71 anos, em decorrência de complicações renais. O corpo foi enterrado no Mausoléu dos Jornalistas, no Cemitério São Paulo.
Nicodemos pertencia à casta dos fariseus, ordem religiosa e política caracterizada pela intolerância, pelo apego às leis moisaicas e pelas manifestações de culto externo.
Enquanto Maria unta os pés de Jesus com “uma libra de perfume de nardo” (Jo 12,3), Nicodemos traz “cerca de cem libras da mistura de mirra e aloés” (v. 39c-d), o que corresponde aproximadamente a trinta e dois quilos e seiscentos gramas.
Jesus curou um empregado que estava acamado à distância, do centurião, oficial romano que estava em Jerusalém com uma centena de soldados romanos. “Ele está sofrendo terrivelmente com uma paralisia”, disse o centurião a Jesus. Jesus lhe disse que iria curá-lo.
Depois da morte e ressurreição de Jesus, os apóstolos espalharam-se pelo mundo e Mateus foi para a Arábia e a Pérsia para evangelizar aqueles povos. Porém foi vítima de uma grande perseguição por parte dos sacerdotes locais, que mandaram arrancar-lhe os olhos e o encarceraram para depois ser sacrificado aos deuses.
Erick Avari como Nicodemos: um fariseu de Jerusalém e membro do Sinédrio. Kian Kavousi como Tiago, filho de Zebedeu (temporada 1, episódios 5–8): Kavousi foi o segundo ator a interpretar Tiago. Brandon Potter como Quintus: um magistrado romano em Cafarnaum e o pretor da Galileia. Kirk B. R.