James Lovelock, idealizador da teoria de Gaia, morre em seu aniversário de 103 anos. O pesquisador e ambientalista britânico James Lovelock, idealizador da teoria de Gaia, morreu na noite de terça-feira (26), aos 103 anos, em Dorset, na Inglaterra.
A hipótese Gaia surgiu a partir de estudos realizados por James Lovelock e Dian Hitchcock, no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, que buscavam verificar a existência de vida nos planetas Vênus e Marte. Para isso, foi realizada a comparação das atmosferas desses dois planetas com a atmosfera do planeta Terra.
O sistema Gaia mantém, de acordo com a teoria, uma série de variáveis ambientais constantes numa escala global (por exemplo, temperatura, composição química atmosférica, pH e salinidade dos oceanos etc.), ou seja, uma homeostase planetária que conservaria as condições do planeta Terra adequadas para a vida.
Gaia, explica Rodrigo Petronio, é o "conceito que conduz todas as conferências" e tem uma influência direta do pensador James Lovelock. "A ideia básica de Lovelock na teoria Gaia é que Gaia seria um sistema, mas um sistema que tem uma espécie de auto-organização extremamente sofisticada, nuançada e instável.
A Teoria de Gaia: Terra um planeta vida. A Mitologia Grega explica
Quem criou Gaia na mitologia grega?
Segundo Hesíodo, no princípio surge Eurínome (o Mar Cósmico), Ela gera Ofíon (a Luz) e da união de ambos nascem Gaia, Tártaro (o abismo), Eros (o amor), Érebo (as trevas) e Nix (a noite).
Deusa da Terra, Mãe geradora de todos os deuses e criadora do planeta, Gaia é também conhecida por Geia, Gaea ou Gê. Nascida do Caos, foi a ordenadora do Cosmos, acabando assim com a desordem e a destruição em que aquele se encontrava, criando a harmonia.
Gaia, a segunda divindade primordial segundo a mitologia grega, surgiu apenas depois de Caos, representando a Terra. Com uma enorme potencialidade geradora, Gaia gera pontos, montanhas e seu principal filho e posterior esposo, Urano. Com Urano, que representa os céus, Gaia tem vários filhos.
O que é o Software Gaia? O GAIA é um software do SOGI desenvolvido para realizar toda a gestão dos aspectos e impactos ambientais da organização, correlacionados à legislação aplicável.
O maior poder de Gaia é o controle sobre os elementos. Ela pode causar terremotos, erupções, maremotos, tufões, o crescimento acelerado de florestas, e controle sobre todos os animais. Gaia pode usar seus sentidos para rastrear qualquer ser vivo ou objeto no planeta onde sua essência está armazenada.
O GAIA é um conjunto de instrumentos e ferramentas gerenciais com foco no desempenho ambiental aplicável aos processos produtivos de uma dada organização, o qual procura integrar, através de etapas seqüenciais padronizadas, abordagens relativas à sensibilização das pessoas e à melhoria dos processos, utilizando para ...
A hipótese Gaia foi elaborada pelo cientista inglês James Lovelock no ano de 1979, e fortalecida pelos estudos da bióloga norte-americana Lynn Margulis. Essa hipótese foi batizada com o nome de Gaia porque, na mitologia grega, Gaia era a deusa da Terra e mãe de todos os seres vivos.
Uma equipe de cientistas liderada por Sasha Hinkley, da Universidade de Exter, identificou o primeiro exoplaneta diretamente observado pela missão Gaia, da Agência Espacial Europeia. Ele orbita a estrela HD 206893, a cerca de 130 anos-luz da Terra — e, curiosamente, parece realizar fusão nuclear em seu interior.
Surgiu do vazio eterno dançando e girando sobre si como se fosse uma esfera de rotação. “Gaia foi uma das primeiras divindades a habitar o Olimpo, nasceu imediatamente depois do Caos. Tal como Caos, gaia possuía uma natureza forte e sem intervenção masculina gerou sozinha Urano (o Céu), as Montanhas e Mar.
Ela é uma das divindades primordiais, o que significa que existia antes mesmo dos deuses olímpicos, como Zeus, Hera e Apolo. Gaia é frequentemente retratada como a personificação da Terra, a própria mãe de todos os seres vivos. A mitologia grega descreve Gaia como uma entidade poderosa e criativa.
Resposta verificada por especialistas. Enquanto somos uma parte do sistema interativo de Gaia, nossa capacidade de compreensão e modificação do ambiente nos atribui uma responsabilidade especial de proteger e preservar o equilíbrio da Terra.
O CEO do Grupo Gaia, João Paulo Pacífico, afirmou que está à frente do projeto de doação de sua empresa a uma ONG de projetos de impacto social. Grupo Gaia será doado a ONG.
A palavra Gaia tem origem na Grécia e é traduzida como "mãe-terra". Dessa forma, os gregos acreditavam que existia uma divindade que controlava todos os ambientes da terra. Já o significado de antropoceno diz respeito aos impactos que as ações do homem causa no meio ambiente.
Um cristão chamado Gaio é mencionado na Macedônia como sendo companheiro de Paulo em sua terceira viagem missionária juntamente com Aristarco (Atos 19:29). No capítulo seguinte, um Gaio de Derbe é listado como um dos sete companheiros de viagem de Paulo que esperaram por ele na Trôade (Atos 20:4).
Na mitologia grega o mundo foi feito pelo Caos. Ele vivia num ambiente de trevas, vazio, sem nada, então resolveu criar Gaia, a Mãe Terra, Eros (o amor), Nyx (a noite), e o Tártaro (profundezas da terra). Gaia, por sua vez, criou Urano, que representava o céu.
Gaia é, acima de tudo, fertilidade e abundância, fertilidade pois Ela é a força criadora de todas as formas de vida, e abundância pois tudo está Nela e tudo pertence à Ela, a fartura, a alegria, o amor, tudo isso nos é dado pela Grande Mãe, cabe a nós desfrutar de tudo.
Nascida do Caos, Gaia, foi aquela que trouxe a ordem, a organização. Gerando a paz e a harmonia nos cosmos acabando com a desordem e destruição que tudo de encontrava. Gaia então é uma das primeiras divindades a integrar a morada dos deuses. Essa peça traz em si toda a força e significado da Mãe Terra.
Porque Gaia foi escolhida para nomear o planeta Terra?
Nosso planeta, o terceiro da fila no Sistema Solar, se chamava Gaia, entidade titânica grega que representa a terra. Aí, os romanos escolheram batizá-lo em homenagem à deusa Terra, geradora de todos os deuses. A inspiração foi a fertilidade do planeta.