Após 3200 anos de mistério, a imagem de Ramsés, o lendário faraó egípcio, foi revelada pelos cientistas. Conhecido como o faraó mais bonito do Egito e supostamente com cerca de 300 esposas, sua história continua a fascinar e encantar o mundo até os dias de hoje.
Podemos considerar Tutancâmon como o Faraó mais famoso da época. Assumiu o poder com apenas nove anos de idade, e ficou ainda mais conhecido depois da sua morte aos 19 anos.
Durante sua estadia na França, o faraó foi analisado pelo professor forense Pierre-Fernand Ceccaldi, que foi responsável por descobrir algumas características do imperador. Segundo sua pesquisa, Ramsés tinha a pele clara e cabelos ruivos ondulados.
O tom de pele foi decidido baseado no que se acredita ser comum no Egito na época. Já a cor do cabelo foi baseada em estudos microscópicos de suas mechas, que sugerem que Ramsés II era ruivo. Não contentes com a versão que conseguiram, a equipe se dispôs a rejuvenescer o faraó.
👁🗨 A VIDA DOS FARAÓS DO ANTIGO EGITO: LUXO, CASAMENTO, DIVERSÃO, MULHERES, TUDO!
O que Moisés era de Ramsés?
1 – Moisés foi fruto do amor proibido entre uma princesa e um hebreu. A princesa Termuti, filha do faraó Ramsés, apaixonou-se por um hebreu de nome Itamar. Tiveram um único encontro, onde Moisés foi concebido. No dia em que Moisés veio ao mundo, seu pai, Itamar, morre assassinado por um membro da corte egípcia.
Pié foi o primeiro dos chamados Faraós Negros, os governantes núbios da XXV dinastia do Egipto. Ao longo de 75 anos, esses reis reunificaram um Egipto despedaçado e criaram um império que se estendia da fronteira meridional, na actual Cartum, até ao Mediterrâneo, a norte.
Amenófis, identificado com Belo, tornou-se faraó com a morte do pai, em 1511 a.C., reinou por dezenove anos e seis meses, morreu afogado no Mar Vermelho no dia 11 de maio de 1491 a.C. e foi sucedido por seu irmão Busíris e, mais tarde, por seus filhos Sethosis e Harmais.
Amenhotep governou o antigo Egito no auge de seu poder, foi adorado como um deus vivo e era avô de Tutancâmon, um dos reis mais famosos do país. Os estudos também inficam que ele pode ter sido um dos homens mais ricos que existiu na sua época, liderando o país em um momento de grande prosperidade e poder internacional.
Um presidente de um partido religioso fundamentalista, em um país sem Congresso e sem Constituição, emite um decreto ampliando os próprios poderes. A descrição, que poderia ser de alguns dos piores ditadores do mundo, é agora de Mohamed Morsi, presidente do Egito.
De acordo com a National Geographic, "a malária enfraqueceu o sistema imunológico de Tutancâmon e interferiu na cicatrização de seu pé. Esses fatores, combinados com a fratura em seu osso da coxa esquerda, que cientistas descobriram em 2005, pode ter sido o que acabou matando o jovem rei".
Os reis núbios que então governaram o país são conhecidos como "faraós negros". Já os egípcios, pelo menos em sua maioria, não eram negros, mas brancos. No entanto, vale lembrar que houve miscigenação entre egípcios e núbios.
Em 525 a.C., os persas conquistaram o Egito. Quase dois séculos depois vieram os macedônicos, comandados por Alexandre Magno, e derrotaram os persas. Finalmente, retirando Cleópata do trono de faraó, o Egito foi dominado pelos romanos, que governaram por 600 anos, até a conquista Árabe.
Ramsés II era auto-intitulado como um dos maiores faraós do Egito, um homem que reinou por muito tempo, ergueu uma infinidade de monumentos em homenagem as suas vitórias e controlou o maior império já construído em toda a História do Egito.
Estima-se que o Egito teve entre 170 e 200 faraós ao longo de suas 30 dinastias. O último faraó foi Cleópatra VII, que governou até 30 a.C. A morte de Cleópatra VII marcou o fim do Antigo Egito como uma nação independente e o início do domínio romano sobre o território.
Piye foi o primeiro dos faraós negros; depois dele, viriam Shabaka e Taharqa, o primeiro era seu irmão e o segundo, seu filho. Depois de dominar o território, se nomeou como o verdadeiro Senhor do Egito, herdeiro das tradições espirituais de seus antecessores, uma casta de núbios.
Tutancâmon foi faraó por nove anos apenas, mas deixou um legado enorme para pesquisas. Tutancâmon foi um faraó coroado aos nove anos de idade, e morreu aos 19. Pertenceu à 18ª dinastia do período Novo Reino (ou Novo Período do Império).
Séfora é conhecida como a única esposa de Moisés, no entanto, no livro dos Números, nós encontramos uma passagem que diz: “Maria e Aarão criticaram Moisés por causa da sua mulher etíope.” (Números 12,1).