Há controversas sobre quem foi o criador da técnica, algumas referências mencionam que ela foi desenvolvida por Hiroyuki Hirano, entretanto a maioria dos estudos apontam que o 5S surgiu das idealizações de Kaoru Ishikawa.
Esse método foi desenvolvido no Japão pelo mesmo criador do diagrama de Ishikawa (outra ferramenta da qualidade) e então reconhecido como o guru da qualidade Dr. Kaoru Ishikawa. Assim como também outras ferramentas, o 5S foi responsável pela reconstrução do Japão após o período pós-guerra.
A denominação 5S é devida às cinco atividades seqüenciais e cíclicas iniciadas pela letra "S", quando nomeadas em japonês. São elas: SEIRI, SEITON, SEISO, SEIKETSU e SHITSUKE. Algumas empresas no Japão utilizam o 5S como uma ferramenta indispensável para a implementação e a consolidação da Qualidade Total.
Essa construção foi desenvolvida com base nos ensinamentos de Juran, Deming e outros. Para projetá-lo, os três foram aos Estados Unidos e estudaram cuidadosamente a linha de montagem da Ford. Eles ficaram impressionados com a grandeza da máquina de fabricação e surpresos com a quantidade de lixo no local.
Hiroyuki Hirano concebeu os cinco pilares do local de trabalho visual, um conceito que iria virar a metodologia 5S como a conhecemos hoje. A metodologia 5S ganhou importância ao longo dos anos e agora é um dos elementos básicos fundamentais do Lean, juntamente com outros processos e práticas Lean, como: Six Sigma.
Há controversas sobre quem foi o criador da técnica, algumas referências mencionam que ela foi desenvolvida por Hiroyuki Hirano, entretanto a maioria dos estudos apontam que o 5S surgiu das idealizações de Kaoru Ishikawa.
O Brasil começou em 1991. As empresas foram as primeiras a adotar a prática do programa com a finalidade de otimizar custos com a redução de desperdícios e aumentar a produtividade.
Em 1950, o japonês Kaoru Ishikawa criou a metodologia 5S após regressar de uma viagem de estudos nos Estados Unidos. O objetivo do 5S foi ajudar o seu país a se reestruturar rapidamente, melhorar os seus índices econômicos e voltar a ocupar uma posição proeminente no cenário global.
O que é o método 5S? A ferramenta 5S é um método que visa melhorar o ambiente de trabalho e aumentar a produtividade e a qualidade total das entregas da companhia, tendo como base cinco sensos: utilização, organização, limpeza, bem-estar e autodisciplina.
Quem foi o responsável pela criação do diagrama de Causa-e-efeito e pelo Programa 5S's?
Hoje, na série Gurus da Qualidade, vamos falar sobre um dos maiores e mais famosos nomes da Qualidade mundial: Kaoru Ishikawa. Conhecido principalmente pela criação do Diagrama de Causa e Efeito.
Significa determinar o local para se achar com facilidade algum documento, material ou equipamento necessário. Ordenar é a conseqüência natural de arrumar aquilo que se utiliza: é preciso organizar, ordenar o que é útil. Se é usado toda hora, colocar ao alcance da mão.
As palavras são Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de ordenação), Seiso (senso de limpeza), Seiketsu (senso de saúde) e Shitsuke (senso de autodisciplina), migradas para o português foram traduzidas como “sensos”.
A metodologia se chama 5S porque é inspirada nos cinco sensos japoneses: Seiri (senso de utilização); Seiton (senso de organização); Seiso (senso de limpeza);
A metodologia 5S é focada na organização de empresas e conquista da qualidade total. O 5S é baseado em Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (normalização) e Shitsuke (disciplina).
O programa 5S pode ser implementado em qualquer tipo de empresa, órgãos públicos, escolas, associações e até na vida pessoal de cada um. Sua implementação leva a um aumento na produtividade, eficiência, segurança e motivação, além de ser aliado dos requisitos para uma certificação ISO.
A disciplina, muitas vezes considerada ponto principal do 5S, é atingida quando cada colaborador realiza seu papel na busca por um ambiente propício. Sendo assim, é responsável por melhorar a qualidade, o desempenho, a saúde e a produtividade dentro de uma organização.
O nome “5S” se refere a um método/filosofia de administração japonesa que reúne os cinco preceitos Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de organização), Seiso (senso de limpeza), Seiketsu (senso de normalização) e Shitsuke (senso de disciplina).
Com o sucesso alcançado pelo Japão utilizando da prática 5S, diversos países começaram a utilizar do programa em suas empresas e no Brasil o programa chegou formalmente em 1991 com aplicação somente dos três primeiros sensos e mais tarde com a incorporação do quarto e quinto sensos.
São elas: SEIRI, SEITON, SEISO, SEIKETSU e SHITSUKE. Não há uma convergência de informações sobre a real origem do 5S. Alguns autores citam que foi criado pelo saudoso Dr. Kaoru Ishikawa, Engenheiro Químico japonês e principal pregador dos conceitos de qualidade total naquele país.
A metodologia 5S nasceu no Japão após o fim da Segunda Guerra Mundial. Esse foi um período de reconstrução do país no qual as indústrias japonesas foram reestruturadas com base no aprimoramento dos princípios de controle de qualidade dos Estados Unidos.
No Brasil, o 5S passou a ser adotado a partir da década de 1970, em grandes empresas tais como. Na década de 1990, foi a vez dos órgãos públicos desvendarem a importância da ferramenta para a melhoria contínua do trabalho e do relacionamento entre seus usuários.
Qual a primeira empresa que implantou o 5S no mundo?
O 5S é uma metodologia central da lean manufacturing, a chamada manufatura enxuta, e foi implementada pela primeira vez no Sistema de Produção da Toyota (TPS) na década de 1960.
Os 5s foram idealizados com o objetivo de organizar e otimizar espaços. Além de minimizar desperdícios e potencializar a produtividade. Sendo assim, a metodologia é uma ferramenta de análise do ambiente de trabalho que visa a organização com base na utilidade.
Os 5S representam cinco palavras japonesas: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, traduzidos respectivamente como senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso normatização e senso de autodisciplina.