Os discípulos se entreolharam. Pedro, provavelmente a pedido dos demais, faz sinal pro Joãozinho, que estava no colo de Jesus, pra que ele fizesse a pergunta que ninguém tinha tido coragem de fazer: “Senhor, quem é?” (13.25).
Em certas versões, ele reclina a cabeça nos ombros de Jesus (conforme João 13:23). É o amado discípulo, citado seis vezes no Evangelho de João e em nenhum dos outros. Que, no que hoje chamaríamos de plot twist, é revelado, ao final do livro, como seu próprio autor (João 21:24).
João seria o mais novo dos doze discípulos. Tinha provavelmente cerca de vinte e quatro anos de idade à altura do São João chamado por Jesus. Consta que seria solteiro e vivia com os seus pais em Betsaida.
Qual foi o apóstolo que foi jogado no óleo quente?
São João Evangelista foi torturado cruelmente pelo imperador Valério e foi jogado num tacho de azeite fervendo. Escapou miraculosamente. Então foi exilado na Ilha de Patmos, no Mar Egeu, que era um lugar de banimento de pessoas. Ele morreu em Éfeso no ano 103, com 94 anos.
Os 10 discípulos de Jesus, como Pedro, foram martirizados, Judas Iscariotes (que traiu Jesus) se matou, mas João foi o único que morreu de morte natural e viveu até 94 anos. Agora, por que somente João teve este privilégio? Por que outros discípulos não tiveram este mesmo privilégio?
Tanto a Igreja Católica quanto a Ortodoxa sustentam a crença tradicional de que ele tenha morrido mártir na Etiópia, defendendo Santa Ifigênia da Etiópia.
Desde que o Discípulo Amado não aparece em nenhuma outra parte dos evangelhos do Novo Testamento, viu-se tradicionalmente como uma auto-referência a João, o Evangelista, e esta permanece como sua identificação principal.
Qual foi o discípulo que acompanhou Jesus até a sua crucificação?
Discípulo amado
Em vez disso, a tradição, apoiada por referências nas escrituras da Restauração, 14 identificou João como o anônimo “discípulo a quem Jesus amava”, que estava presente na Última Ceia, na Crucificação, no sepulcro vazio e na última aparição de Jesus no mar da Galileia.
No ato da traição Jesus chama Judas de amigo e pergunta oque é que ele está fazendo? Em um momento de traição, nunca uma pessoa vai se preocupar com o traidor. Se preocupar com o porque ele esta praticando aquele ato ou o que poderia acontecer com ele depois da traição.
O que ocorre é que o amor de João por Jesus era visível, claro e notório, porque João tinha um grande apego a ele. Você percebe isso quando, numa família, um dos filhos é o mais "grudado" no pai ou na mãe. Daí ser natural ele ficar conhecido como o "discípulo a quem Jesus amava".
O homem andou pela primeira vez na vida. Muitas pessoas viram o homem andar e saltar. Elas sabiam que tinha sido um milagre e sabiam que Pedro tinha o poder de Deus. Pedro disse-lhes que Jesus Cristo lhe dera Seu poder para curar o homem.
Qual o nome do homem que pediu a Pilatos para retirar o corpo de Jesus?
José era um homem de fortuna, posição e influência. Foi corajosamente a Pilatos e pediu-lhe o corpo de Cristo. O governador surpreendeu-se ao saber que Jesus já era morto; mandou chamar o centurião e perguntou-lhe quanto tempo Jesus havia permanecido vivo na cruz.
Quem foi o primeiro profeta a anunciar a vinda do Messias?
5 – Isaías foi o profeta que mais falou sobre a vinda de Cristo. Ele anunciou os milagres que o Senhor Jesus faria durante a Sua missão em forma de homem (Isaías 35.4-6).
Os profetas maiores são Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Considera-se o Livro das Lamentações como um prolongamento do livro de Jeremias, assim como o livro profético de Baruc. Os profetas menores são Oseias, Amós, Miqueias, Ageu, Zacarias, Joel, Abdias, Naum, Habacuc, Sofonias e Malaquias.
Qual foi o único discípulo que não abandonou Jesus?
O Apóstolo João, um dos discípulos do Senhor, que segundo a tradição foi o mais jovem entre os Apóstolos, e a quem a fé cristã achou virgem, permaneceu virgem. Por isso ele foi mais amado pelo Senhor, e reclinou sua cabeça sobre o peito de Jesus.
São João Evangelista foi um dos doze apóstolos de Jesus, chamado o discípulo amado, um dos mais jovens entre os doze. Foi a João Evangelista que Jesus, na agonia da Cruz, entregou a sua mãe para que João cuidasse. João e Maria estavam de joelhos aos pés da cruz e Jesus ao entregar sua Mãe a João, entrega a todos nós.
João era pescador, filho de Zebedeu e irmão de Tiago. Ele, entre os Doze, foi o discípulo mais próximo de Jesus. João ficou conhecido como “discípulo a quem Jesus amava” (Jo 21:20), e posteriormente como o apóstolo do amor.
Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.
Segundo Mateus 28:1–10, Maria Madalena e uma "outra Maria" teriam ido juntas até o túmulo. Um terremoto ocorreu e um anjo vestido de branco desceu dos céus e rolou a pedra para o lado enquanto as mulheres observavam. O anjo disse-lhes que Jesus havia ressuscitado dos mortos.