Sara (hebraico: שָׂרָה, hebraico moderno: Sara, tiberiano: Śārā; pronunciado /ˈsɛərə/; latim: Sara; em árabe: سارة) esposa de Abraão e mãe de Isaque como é descrito no Antigo Testamento e no Alcorão. Seu nome original era Sarai.
1 E o Senhor visitou Sara, como tinha dito; e fez o Senhor a Sara como tinha falado. 2 E concebeu Sara, e deu um filho a Abraão na sua velhice, ao tempo determinado que Deus lhe tinha dito. 3 E chamou Abraão o nome de seu filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, Isaque.
“Deus aprovou a mentira de Abraão quando disse que Sara era sua irmã (Gênesis 12:10)?” Deus não muda. Se ele disse que mentira é pecado, então é pecado.
Já na Bíblia, João Cláudio Rufino afirma que a passagem do pai de Abrão no livro sagrado é rápida e não indica nenhuma ruptura entre Terá e o filho por conta do casamento com a meia-irmã. "[O livro] Vai dizer que Terá foi o pai de Abraão, Naor, Harã e Sara.
Abraão fala de Sara como sua "irmã, a filha de meu pai, mas não a filha de minha mãe". Porém em Gênesis 11,26 esta escrito "E viveu Terá setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor, e a Harã." E em Gênesis 11,27 "E estas são as gerações de Terá: Terá gerou a Abrão, a Noar, e a Harã; E Harã gerou a Ló.
A HISTÓRIA DE SARA NA BÍBLIA: QUEM FOI SARAI, ESPOSA DE ABRAÃO?
Como foi a morte de Sara na Bíblia?
Sara morre e é sepultada na cova de Macpela, que Abraão comprou de Efrom, o heteu. 1 E foi a vida de Sara cento e vinte e sete anos; esses foram os anos da vida de Sara. 2 E morreu Sara em Quiriate-Arba, que é Hebrom, na terra de Canaã; e foi Abraão lamentar Sara e chorar por ela.
Sara, por exemplo, obedecia ao seu esposo Abraão, respeitando-o como o cabeça da casa, chamando-o de senhor. E vocês, se fizerem o mesmo, estarão seguindo os passos dela, como boas filhas, e fazendo o bem; assim vocês não precisarão ter medo.
A fé de Sara tinha sido testada; ela tinha demonstrado a confiança absoluta nas promessas de Deus, e o selo da aprovação divina sobre ela está no Novo Testamento. Ela é o verdadeiro modelo de mulher adornada com a beleza demonstrada num espírito manso e tranquilo (1Pedro 3.4-6).
Gênesis 21 contém a história de como a promessa de Deus a Abraão e Sara de que ela teria um filho foi cumprida. Os eventos de Gênesis 21 aconteceram quando Abraão tinha cem anos de idade e Sara tinha noventa.
Deus começou a agir: naquele mesmo tempo, uma jovem, chamada Sara, vivia com o coração aflito, pois havia se casado sete vezes e em todas elas os maridos morriam antes de se unirem a ela; um espírito maligno a atormentava e fazia com que lhe acontecesse assim.
Fiel a Deus, Sara não desistia fácil das promessas de Deus e procurava fazer as vontades dele. Alegre Ela recebia as pessoas em casa com felicidade e as servia com prazer. Não desista nunca dos seus sonhos. Seja confiante em Deus e nas promessas dEle.
"Sara terá um filho" O Senhor pergunta por Sara, que preferiu ficar na tenda e não intervir no momento de Abraão com Deus. Ele diz que voltará ao local em um ano, e que Sara terá um filho.
De quem era o casamento que Jesus transformou água em vinho?
Jesus transformou água em vinho em uma festa de casamento, o primeiro milagre público e registrado que Ele realizou durante Seu ministério terreno. Ao que tudo indica o casamento era alguém provavelmente da parentela pois Maria estava encarregada das bebidas.
Sara não podia ter filhos. Imagine a tristeza que ela sentia por não poder gerar um bebê! Porém, Deus tinha prometido a ela e a Abraão um herdeiro. Antes de confiar nessa promessa, Sara riu de descrença, porque, além de não poder engravidar, era avançada em idade.
Por causa dela, Abraão foi bem tratado, recebeu muitas posses e se tornou um homem rico. Deus puniu Faraó e sua casa com grandes pragas por conta desta situação. Foi aí que “caiu a ficha” de Faraó: Sara era esposa de Abraão. O resultado: os dois tiveram que deixar o Egito, mas com tudo o que Abraão já tinha recebido.
Sara ficou grávida e deu à luz um filho a Abraão na sua velhice, no tempo determinado, de que Deus lhe havia falado. Ao filho que lhe nasceu, que Sara lhe dera à luz, Abraão deu o nome de Isaque. Abraão circuncidou o seu filho Isaque, quando ele tinha oito dias, segundo Deus lhe havia ordenado.
Abraão e Sara eram já velhos, avançados em idade; e a Sara já lhe havia cessado o costume das mulheres. Riu-se, pois, Sara no seu íntimo, dizendo consigo mesma: Depois de velha, e velho também o meu senhor, terei ainda prazer?
Tomando-a pela mão, entregou-a a ele e disse: Recebe-a conforme a lei e a sentença escrita no livro de Moisés, segundo a qual ela te é dada como esposa” (Tb 7,12). Tobias recebe Sara como sua esposa segundo o procedimento próprio da época sobre o casamento.
Minibiografia: Sara foi a esposa de Abraão e a mãe de Isaque. Ela ficou conhecida por sua fé em Deus (Hb 11:11) e seu apoio a Abraão. Embora haja relatos de conflitos, ela foi uma mulher virtuosa na edificação de sua casa, tanto que se tornou a matriarca do povo judeu.