Quem fornece o LTCAT?

Quem elabora o laudo LTCAT? Por ser um documento técnico, o LTCAT deve ser elaborado por um engenheiro de segurança ou médico do trabalho. Esses especialistas em SST acumulam os saberes necessários para identificar, analisar os riscos ocupacionais presentes no ambiente de trabalho e quais os colaboradores expostos.
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Como conseguir o LTCAT?

Requisitos Exigidos do Usuário
  1. Login GOV.BR.
  2. Possuir cadastro na plataforma GOV.BR - Saiba mais informações aqui.
  3. Demais Requisitos.
  4. Servidor ou Ex-servidor da FCEE.
  5. Cópia do CPF e RG (frente e verso) atualizado (máximo de 10 anos)
  6. Fotos dos ambientes de trabalho.
  7. Poderá ser feito via Procuração Pública.
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Quem deve emitir o LTCAT?

O LTCAT só pode ser assinado por um médico do trabalho ou um engenheiro de segurança do trabalho. Essa é uma exigência do governo federal, por meio da Instrução Normativa nº 128/2022.
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Quem é responsável pela elaboração do LTCAT?

Quem é responsável pela elaboração desse documento? Como já mencionado anteriormente, por se tratar de um laudo técnico o LTCAT precisa ser elaborado por um profissional especializado nessa área, mais especificamente o Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho.
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Quando a empresa é obrigada a ter LTCAT?

Toda empresa, seja com atividades em que seus trabalhadores são expostos a agentes nocivos ou não, é obrigada a fazer a elaboração e atualização do LTCAT e PPP.
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LTCAT: O que é, como conseguir e quem emite

O que fazer quando a empresa não fornece o LTCAT?

Nesses casos, a melhor forma do trabalhador comprovar as condições de trabalho na empresa pela via judicial. No judiciário, o trabalhador pode fazer uso de outros meios de prova para comprovar as condições ambientais de trabalho, como pro exemplo, laudo em empresa similar, prova emprestada, entre outros.
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Quando o LTCAT é dispensado?

Nos pedidos de aposentadoria especial feitos com base em exposição do trabalhador a ruído nocivo, a apresentação do Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) pode ser dispensada quando o processo é instruído com o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
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Quanto custa um laudo LTCAT?

LTCAT - a partir de R$ 350,00.
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Onde consultar o LTCAT no eSocial?

O Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho faz parte do evento S-2240, que, como o próprio nome sugere, trata das condições físicas da instituição. Por meio do S-2240, as empresas informam os fatores de risco e o exercício das atividades descritas na Tabela 09 do eSocial.
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Como conseguir LTCAT de empresa fechada?

Localize o síndico da empresa

Se constar no Fórum uma ação de falência, o trabalhador precisará ir até à Vara em que consta o processo e pedir o contato do síndico, que é o administrador judicial responsável pela massa falida da empresa. Pois, o “síndico” poderá fornecer o PPP, bem como cópias dos laudos como o LTCAT.
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Pode fazer LTCAT retroativo?

O artigo 279 da Instrução Normativa (IN) INSS/PRES Nº 128 DE 28/03/2022 abriu a possiblidade de um LTCAT feito em período diferente daquele em que laborou o trabalhador ser utilizada para preenchimento de seu PPP.
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Qual a multa por não ter LTCAT?

De acordo com a Portaria, as empresas que não seguirem as regras do Regulamento da Previdência eSocial (RPS) podem receber multas entre R$ 3.215,07 e R$ 321.505,87. A multa prevista para inadimplências com o LTCAT é de R$ 32.150,53.
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Quando o LTCAT se tornou obrigatório?

até 31/12/2003, o LTCAT é fundamental para comprovar a especialidade da atividade; a partir de 01/01/2004, o PPP pode ser usado para esse propósito, mas o LTCAT continua sendo obrigatório devido à sua natureza mais detalhada.
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Quem fiscaliza o LTCAT?

Sendo assim, o INSS consegue ter as informações essenciais para avaliar a empresa e o LTCAT é a prova de que essa avaliação foi feita para fins de fiscalização.
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Como elaborar o LTCAT?

Como fazer um LTCAT?
  1. Se o documento é individual ou coletivo.
  2. Identificação da empresa.
  3. Identificação do setor e da função.
  4. Descrição da atividade.
  5. Identificação do agente prejudicial à saúde, arrolado na legislação previdenciária.
  6. Localização das possíveis fontes geradoras.
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Qual é a validade do LTCAT?

O documento não tem um prazo de validade. Mas é importante entender que o LTCAT deve ser atualizado sempre que ocorram alterações nos ambientes de trabalho. Tais mudanças podem afetar a saúde e a segurança dos colaboradores: por isso, é importante manter o documento revisado.
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Como tirar o LTCAT?

De acordo com as diretrizes da instrução normativa (IN) 128/2022, somente o médico do trabalho ou um engenheiro especialista em segurança do trabalho podem elaborar o LTCAT. Estes profissionais precisam estar regularmente inscritos e ativos em seus respectivos conselhos de classe.
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Quem pode assinar o LTCAT?

É uma ferramenta que contribui para a segurança do trabalho, já que lista insalubridade e periculosidade e desse modo facilita a busca por medidas de controle e prevenção. O LTCAT deve ser assinado por um médico do trabalho ou um engenheiro de segurança do trabalho 12.
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Como consultar o LTCAT de uma empresa?

Para saber mais sobre Consulta ltcat. Ligue para 11 2382-3316 ou clique aqui e entre em contato por email.
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Qual a diferença entre PGR e LTCAT?

PGR: Abrange uma gama mais ampla de riscos, incluindo mecânicos e ergonômicos, além dos químicos, físicos e biológicos. LTCAT: Concentra-se especificamente nos riscos previdenciários (químicos, físicos e biológicos). Função: PGR: Serve como um guia ativo para a implementação e monitoramento de medidas de segurança.
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Quanto custa o PGR PCMSO LTCAT?

From R$121,90.
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Quais riscos devem constar no LTCAT?

OS RISCOS QUE DEVEM CONSTAR NO LTCAT

Riscos biológicos: exposição a agentes biológicos, como vírus, bactérias, fungos, protozoários, parasitas, entre outros. Riscos ergonômicos: esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de pesos, posturas inadequadas, repetitividade, monotonia, entre outros.
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Precisa de ART para LTCAT?

A elaboração do LTCAT deve ser feita por um Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho, conforme estabelece o art. 58 da Lei 8213/91. Os profissionais devem estar devidamente registrados no MTE e cabe a eles a realização do levantamento dos riscos ambientais do local, bem como define o art.
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Quais empresas estão desobrigadas do LTCAT?

Empresas que não possuem exposição a riscos físicos, químicos ou biológicos listados no Anexo IV do Decreto 3048/99 não precisam elaborar o LTCAT. Nesses casos, o PPP/eSocial pode ser embasado em fontes alternativas, como o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) ou a Declaração de Inexistência de Riscos (DIR).
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O que fazer quando a empresa se nega a entregar o LTCAT?

Nesses casos basta apresentar a intimação para que a empresa possa fornecer o documento. Caso a empresa não cumpra com essa obrigação, você poderá entrar com um processo contra a empresa para que o juiz os ordene a entregar o documento.
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